sexta-feira, 30 de março de 2012

Espaço do Saber "Terminou à bocado ou há bocado"

A reunião terminou à bocado. (errado)
A reunião terminou há bocado. (correcto)

A construção correcta é há bocado.

é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver. Neste caso, o verbo indica tempo decorrido, por isso, emprega-se como impessoal, ou seja, conjuga-se apenas na terceira pessoa do singular.

À é a contracção da preposição a com o artigo definido, no feminino, singular, a.


Nota: Chamo atenção que se deve evitar a nova ortografia (que nem ortografia é) e sintaxe que as pessoas decidiram empregar nas mensagens de telemóvel e redes sociais, abreviando palavras cortando grafemas, substituindo silabas, segundo uma conveniência popular, portanto, não convencional.


João Papelo

quarta-feira, 28 de março de 2012

Espaço do Saber " interviu na discussão ou interveio na discussão"

O ministro interviu na discussão. (errado)
O ministro interveio na discussão. (correcto)

Interveio forma da terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo intervir. Intervir é um verbo composto de vir e não de ver. Assim sendo, tal como se diz "ele veio", deve dizer-se "ele interveio".

A outra forma não existe.



João Papelo

segunda-feira, 26 de março de 2012

Espaço do Saber "não tem nada a ver com ou não tem nada haver"

Qual a forma correcta de se escrever?

Isto não tem nada a ver com o Banco. (correcto)
Isto não tem nada haver com o Banco. (errado)

A construção correcta é não tem nada a ver com.

Explicação:

  • Ter a ver com é uma expressão que significa "estar relacionado com; dizer respeito a".
  • Ter haver com quer dizer "ter a receber"
João Papelo

domingo, 25 de março de 2012

Espaço do Saber

As boas acções devem sempre ser seguidas de bons exemplos, assim, no âmbito do incentivo a escrita João Papelo deu o pontapé de saída da seguinte maneira:

Escreve-se

Tabú ou Tabu?

A forma correcta é tabu.

A palavra é aguda, ou seja, tem acento tónico na última sílaba, mas não leva acento gráfico porque as palavras terminadas em U precedido de consoante não são acentuadas.

Mais exemplos: Tabu, menu, caju, etc.

João Papelo

sexta-feira, 23 de março de 2012

CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO JORNAL CULTURA

No dia 23 de Março de 2012 18:28, José Mendonça  escreveu:
As Edições Novembro têm a honra de convidar Vossa excelência para participar no acto de lançamento público da sua mais recente publicação especializada em assuntos culturais, o jornal “Cultura”, jornal angolano de Artes e Letras, que terá lugar no próximo dia 30 do corrente, sexta-feira, com início às 18 horas, na sede da UEA – União dos Escritores Angolanos.

Para além de representar um legado da geração dos intelectuais da década de 40, na linha da revista com o mesmo nome, “Cultura”, vem completar o ciclo de publicações generalistas que incluem já os diários “Jornal de Angola” e “Jornal dos Desportos” e o “Jornal de Economia e Finanças”, ao que se seguirá o jornal “Angola Rural”.
Esperamos poder contar com a vossa tão ilustre presença. 
LUANDA, AOS 22 DE MARÇO DE 2012

José Luís Mendonça
Director do Jornal CULTURA
Telefone: 912 22 34 68

Feira de Artesanato Urbano de Angola 4º Edição


Caros,

Anunciamos com amor e carinho, a mais uma edição da Feira do Artesanato Urbano Angolano.

Apareça, dê o seu carinho aos artesões, as donas de casa passem e aproveitem os preços de camaradas....

Feitos com amor e carinho


quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março - Dia Internacional da Poesia

O Movimento Lev´Arte deseja,
Parabéns a todos os poetas, poetizas, amantes, e musas poéticas.

NOTA DE IMPRENSA

Em alusão ao dia mundial da POESIA, 21 de Março, o Movimento LEV ´ARTE,
 realizará no Kings Club – Vila Alice- Luanda, Um recital denominado NOITE
 DE POESIA EU VIVO.

 O evento contará com a presença de vários poetas, dos diversos movimentos e  grupos literários existentes em Luanda, como também com venda de obras  literárias do género poesia.

 A actividade também será preenchida culturalmente com trova e humor.
 Realçar que nunca houve na história de Angola tantos movimentos e grupos  literários como existem hoje e que contribui significativamente para o  crescimento literário do País.
 A poesia consegue tornar  visível algo abstracto como os sentimentos, em  realidades quase palpáveis.
 Uma das formas mais representativas da poesia é o lirismo que não é mais do  que a expressão do "eu".
 Aí, o poeta fala do que sente; revela-nos o seu estado de espírito, de um  modo que é estranho ao homem em geral, que muitas vezes é tomado pelos  mesmos sentimentos e sensações, mas que não é capaz de os revelar da mesma  forma. Aliás, como o são os sentimentos, a poesia não é regida por um  modelo generalizado: cada poeta tem a sua forma, o seu estilo, o seu método de escrever...

 O poeta poderá também apresentar como tema aquilo que o rodeia. Interioriza  o que lhe é externo e trata-o de uma forma sentida, expondo o resultado, de  um modo geral, completamente transformado, à sua maneira: revela um mundo  criado por si a partir de um mundo que lhe passa ao lado.
 É uma arte; é um dom que só alguns possuem. É conseguir fazer chorar a  partir de um motivo para rir. É  tão somente viver poesia.

 O Movimento LEV´ARTE realiza eventos de Poesia todas as quintas-feiras no
 Kings Club – Vila Alice, a partir das 19 horas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Zarpante e Lev´Arte: Parceiros pela arte!


Prezados parceiros do Lev´Arte, prezados leitores do blog "Fazemos Acontecer",
Somos Anne-Charlotte Louis (franco-portuguesa) e Henrique Moretzsohn de Andrade (brasileiro). Representamos Zarpante que é uma plataforma de financiamento coletivo e de criação colaborativa para os projetos relacionados com arte, cultura e património lusófonos. O URL da nossa plataforma é o seguinte: http://www.zarpante.com.
Zarpante é uma empresa portuguesa sediada em Matosinhos (Portugal). Apesar da sede ser em Portugal, trabalhamos, graças a uma língua comum, com pessoas espalhadas pelo mundo! 


O financiamento coletivo é o ato de arrecadar fundos para a realização de projetos por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento: pessoas, empresas, ONGs, etc. em troca de recompensas.
Exemplo de projeto financiado com êxito em nossa plataforma: O artista brasileiro Penna Firme arrecadou 1.460 euros por meio de Zarpante para gravar o clipe da sua música “Um Corpo Só”. Mecenas dos seguintes países contribuíram: Angola, Brasil, Portugal, França, Itália, Holanda e Estados Unidos.

Para saber mais sobre o financiamento coletivo, basta acessar o link seguinte: http://zarpante.com/pg/como-funciona-4.

- A criação colaborativa é um modelo de produção que utiliza a inteligência, a criatividade e os conhecimentos coletivos de voluntários espalhados pela Internet para realizar projetos.


Exemplo de concurso trabalharte: recebemos uma encomenda de uma empresa portuguesa para um trabalho criativo. Trata-se da realização de um logótipo e de um website para apresentar uma empresa e suas atividades: 5 páginas e 2 versões (uma em português e uma em inglês). A pessoa cujo esboço foi escolhido receberá 1.344 euros (IVA não incluído) pela realização do trabalho.
Para saber mais sobre trabalharte, basta acessar o link seguinte: http://zarpante.com/pg/pg-trabalharte-51-51.

Estas duas actividades são novas formas de produção, distribuição, e captação para projetos! Graças as novas tecnologias Zarpante busca incentivar a interatividade entre os povos dos países lusófonos, reduzindo a distancia geográfica e aumentando a co-produção cultural e a democratização desta!
Zarpante teve a honra de ser entrevistado pelo Jornal Publico de Portugal e pela RTP Africa no programa Rumos.


Existe um real interesse por parte de artistas e apreciadores espalhados pelo mundo: afinal somos mais de 250 milhões de pessoas a falar português no mundo!  Por outro lado cada vez mais parcerias culturais tem sido estabelecidas! É por exemplo o caso de nossa parceria com o Movimento Lev'Arte de Angola!


Uma parceria que leva já alguns meses mas que é jovem assim como nossa plataforma que fez cinco meses de vida em fevereiro de 2012! Neste tempo estudamos sem parar o mercado cultural de língua portuguesa e fizemos varias amizades com artistas, parceiros e apreciadores! Estas amizades, nos deixam com a certeza de que, pouco a pouco projectos cada vez mais estruturados e vindos dos horizontes mais variados, estarão presentes em nosso site!


Acreditamos na força cultural e artística do povo angolano e temos total confiança em uma Angola cada vez mais presente no cenário internacional mundial!
Por isto nos parece essencial para uma plataforma como a nossa dirigida a lusofonia e a suas representações artísticas e culturais, estabelecer parcerias duradouras em vosso pais!
Por outro lado nos identificarmos com objetivos de Lev'Arte como por exemplo : 
  1. Incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura
  2. Promover o intercâmbio cultural entre os distintos atores da arte a nível global.
Para trabalharmos juntos no sentido destes objetivos nos parece muito importante esta parceria com Lev'Arte, e acreditamos que em um futuro próximo possamos co-produzir  graças a nossa parceria, vários projectos com um valor cultural para as sociedades dos distintos países lusófonos! Por tudo isso e para que construam o caminho connosco, convidamos a todos os leitores, parceiros e apreciadores de Lev'Arte. 

Para que se inscrevam gratuitamente em nosso site no link seguinte : http://www.zarpante.com/register ! Após completar um rápido formulário terão acesso a todas nossas actividades e passarão a fazer parte da família Zarpante!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Grande Prémio do Conto "Camilo Castelo Branco"

Exmos. Senhores

Encontra-se aberto o Grande Prémio de Conto “Camilo Castelo Branco”,
patrocinado pela Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão.

Podem concorrer as obras publicadas no ano de 2011 de autor português
ou de país africano de expressão portuguesa. O prazo de entrega
termina a 28 de Março de 2012.

O regulamento está disponível no nosso site – www.apescritores.pt e
também, será publicado, no próximo número do Jornal de Letras, no dia
7 de Março.

Os Serviços Culturais IC-CCP Luanda

sexta-feira, 9 de março de 2012

Convite aos amigos




Amigos do Lev´Arte

Convido a todos para participar do novo sítio www.talentos.wiki.br - É um sítio para publicação e compartilhamento de poemas, contos, crônicas e todo tipo de produção literária.

Este é um novo projeto e desafio que estou trabalhando, para ampliar e divulgar por todos os países de Língua Portuguesa.

Será uma honra receber as letras de tantos poetas e escritores que fazem o Lev´Arte.

Conto com vocês

Abraços do Brasil
ZeCarlos

quinta-feira, 8 de março de 2012

As mulheres hoje, e sempre

As mulheres de luta e batalhas
De quedas e conquistas
As companheiras de todos os momentos e ocasiões
Em todas as preces e orações
Em todas as notas e canções
Os Homens, os Homens vos tem nos corações

segunda-feira, 5 de março de 2012

Quintas da Mulher no POESIA EU VIVO "King's Club/Luanda"

mulher.jpg


No âmbito das festividades do mês da mulher, o Movimento Lev Arte está a realizar Quintas da Mulher, no Kings Club, todas as quintas - feiras, no evento POESIA EU ViVo. Na primeira Quinta de Março tivemos como convidada a cantora lírica Géssica Santos. 


Para esta Quinta-Feira, dia 8 (dia internacional da mulher), teremos como convidada para o espaço de Mesa Bicuda a Repórter Henesse Cacoma, do programa Flash do Canal 2 da Televisão Pública de Angola.

Farão parte também do evento cantoras, actrizes e poetizas.

Movimento Lev'Arte
Fazemos Acontecer Arte

Tel. (00244) 917 05 15 50 ou 927 00 17 80

domingo, 4 de março de 2012

PLANO DE ACTIVIDADES PARA MARÇO DE 2012 - Movimento Lev ´Arte

Caros amigos e amigas, irmãos e irmãs por todo o globo, de forma a que se mantenham informados atempadamente, publicamos o nosso plano de actividades do mês de Março de 2012.
O Movimento Lev´Arte pretende desta forma, dar a conhecer aos amigos, apaixonados e seguidores, de maneira a que estes estejam dentro da receita de (o) fazermos acontecer.


Dados importantes :

Ø  Poesia à Volta da Fogueira actualmente é o maior evento de poesia ao vivo em Angola, tendo uma média de 400 pessoas na plateia por cada evento, bem como uma grande diversidade artística, nomeadamente: poesia (arte principal), música, teatro, dança, moda, sem esquecer a exposição e venda de obras literárias;
Ø  Poesia Eu Vivo é um evento semanal com uma média de 50 pessoas na plateia e constitui o primeiro evento criado pelo Lev´Arte e consequentemente o mais antigo, portanto é o evento em que os poetas têm mais contacto, pois é o que se realiza mais vezes ao longo do ano;
Ø  Poesia na Mulemba é um evento mensal com uma média de 70 pessoas na plateia e é um dos projectos criados afim de levar a arte aos vários municípios de Luanda e arredores
Ø  Tarde de Poesia em Viana foi o segundo maior evento levarteano e em alguns períodos passou a ser mesmo o maior, tendo uma média de 200 pessoas por evento, porém foi-nos retirada a possiblidade de realizar evento na Casa da Juventude durante o ano passado. No entanto, em Janeiro recomeçaremos as grandes tardes de poesia naquele município de Luanda. Igualmente é um dos projectos criados afim de levar a arte aos vários municípios de Luanda e arredores.


O Coordenador de Planeamento e Controlo

Milton Gonçalves Fernandes

Cinema No Telhado 06.03.2012

Caras Senhoras e Senhores,
queridos amigos e parceiros do Goethe-Institut Angola,
tendo lançado o nosso ciclo de cinema Cinema No Telhado em 2011, vimos por este meio dar a conhecer que daremos continuidade ao mesmo apartir do dia 06 de Março de 2012 estreando com o documentário  “Caricaturas Sangrentas” do realizador Karsten Kjaer, que está incluido no projecto WHY DEMOCRACY.
O filme será exibido ás 19 horas no terraço da Universidade Lusíada, como já é do conhecimento do nosso fiel público.

Com os melhores cumprimentos!