segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cooperação com Angola

MinC desenvolve projetos de cooperação técnica, em Luanda, nas áreas de museu e audiovisual

O Ministério da Cultura (MinC) vem desenvolvendo projetos de cooperação técnica nas áreas do audiovisual e gestão do patrimônio cultural, em Angola, com o objetivo de capacitar funcionários públicos na produção e preservação do patrimônio cultural do país. Os cursos também estão abertos a alunos da comunidade.

As atividades vêm sendo realizadas dentro do acordo de cooperação econômica, científica e tecnológica, assinado entre os dois países, em 1980. O 2º ciclo de oficinas do programa teve início com a realização do seminário Gestão do Patrimônio Cultural - A experiência Brasileira, realizado em Luanda, capital angolana, entre os dias 7 e 11 de abril. Os primeiros módulos, sobre audiovisual, já foram concluídos.

A cerimônia contou com a presença da ministra da Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva, e de representantes de uma missão técnica brasileira, formada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luis Fernando de Almeida, pelo diretor de Patrimônio Material, Dalmo Vieira Filho, pela diretora substituta do Patrimônio Imaterial, Ana Gita Oliveira, pela coordenadora do Programa Nacional de Cultura do Iphan/MinC, Ana Bernadete Porto, pelo assistente internacional da presidência do Iphan, Marcelo Brito, e pela assessora de Relações Internacionais do MinC, Elizabeth Rosemary Silva. Os funcionários do Ministério da Cultura foram recepcionados pelo embaixador brasileiro em Angola, Afonso Cardoso, e pela embaixatriz Solange Cardoso.

O curso de formação técnica na área do patrimônio prossegue até meados do mês de julho, com a realização de oficinas sobre a experiência brasileira na identificação e documentação do patrimônio cultural; metodologia na formação de acervos; práticas de conservação de documentos; formas de proteção aos bens materiais e culturais, com análise dos casos brasileiro e angolano, entre outras técnicas de preservação. Serão realizadas, também, reuniões de avaliação das atividades desenvolvidas, com as equipes de campo, identificando novas áreas de intercâmbio.

Três alunos angolanos, que participaram das oficinas de formação na área audiovisual, foram selecionados para estagiarem na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a partir da segunda quinzena do mês de julho. Eles vão aprender técnicas de recuperação de filmes e de documentação do material audiovisual, além de conhecerem a experiência brasileira de difusão das obras cinematográficas. Os estudantes estão sendo contemplados com bolsas de formação técnica fornecidas pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, e pela Cinemateca Brasileira, do MinC.

Um novo projeto de cooperação deverá ser articulado entre os ministérios da Cultura dos dois países, com o objetivo de modernizar a Cinemateca de Angola. A proposta surgiu durante a realização das oficinas de audiovisual, quando foi constatada a necessidade de melhoria nos equipamentos da instituição pública, para viabilizar novos projetos de produção e difusão no setor.

Outras Parcerias - A exemplo do acordo de cooperação com Angola, o Ministério da Cultura brasileiro desenvolve projetos de cooperação técnica com o Paraguai e a Colômbia. São ações conjuntas de implementação e gestão de políticas culturais nas áreas do audiovisual, patrimônio cultural e inclusão social. Também há demandas por projetos nestas áreas, em outros países africanos de língua portuguesa, como o Benin, Cabo Verde, Timor Leste, Moçambique e em países do Mercosul, como a Bolívia.

(Fonte: DRI/MinC)

Enviado por: Maria Conceição Azevedo

Sem comentários: