segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lev´Arte e Miss Ingombotas 2009


Esta semana teremos duas actividades:


1. 03/09/2009 - Poesia Ao ViVo
Local: Instituto Camões/Embaixada de Portugal/Luanda
Hora: 19:00h

2. 06/09/2009 - Miss Ingombotas 2009 Leva Poesia na Luta Contra as Drogas
Local: Psiquiatria de Luanda
Hora: 11:00h


Por favor não hesite em falar connosco:

Tel. (00244) 927 00 17 80


Um abraço cheio de arte,

Equipa Lev´Arte


Lev´Arte e Miss Ingombotas 2009 na Luta Contra as Drogas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Brasil vai ter uma Casa da Cultura em Luanda


Luanda - O Brasil vai ter uma Casa da Cultura em Luanda para desenvolvimento de diversas actividades culturais. O edifício escolhido, o antigo Hotel Luanda, na capital angolana, receberá diversas intervenções de adaptação, com apoio conjunto do Governo angolano, empresas brasileiras e da Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

O subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Paulo César Vasconcelos, está no país, desde domingo, para assinar um memorando de entendimento entre os dois governos, para a entrega de imóveis para Casas de Cultura brasileira em Luanda e angolana no Brasil.

Segundo declarações do ministro brasileiro à Angop, o espaço será recuperado, preservando a identidade arquitetônica, para ser um centro cultural de difusão da cultura brasileira em Angola, que possa reunir artistas angolanos e brasileiros em atividades que mostrem as raízes comuns dos dois povos.

Paulo César Vasconcelos referiu que o objetivo fundamental é trabalhar para que a área onde está situado o antigo Hotel Luanda se torne uma referência que os angolanos vão ter do Brasil.

Relações bilaterais

O diplomata brasileiro afirmou ainda que o seu governo está muito satisfeito em poder participar do processo de desenvolvimento de Angola.

No final de uma audiência com a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, o subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que a parceria entre os dois estados encontra-se “num patamar alto”.

"As relações bilaterais sempre foram prioridade entre os dois países. Neste momento de crescimento acelerado, Angola conta com uma participação cada vez maior do Brasil, que tem sido um parceiro importante", expressou.

Questionado sobre a proibição da entrada de 22 angolanos no Brasil, em Maio último, afirmou que foi um episódio isolado, que não representa em nada uma política ou um sentimento do Brasil em relação a Angola ou de Angola em relação ao Brasil.

Para ele, deve trabalhar-se para que isso não volte a ocorrer, afirmando que os angolanos sempre foram e serão muito bem recebidos no seu país.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Encontro de arte e Cultura Brasil – Angola

Evento 22 de agosto 2009 Casa de Cultura Brasil-Angola e Lev’ Arte Angola.

Encontro de arte e Cultura Brasil –Angola

A Casa de Cultura Brasil-Angola e o Movimento de Arte Lev’ Arte Angola promoverão dia 22 de agosto, às 10h00, no pátio da Casa de Cultura, Rua Fernão Lopes, 67 A, bairro Valódia, um encontro de arte e cultura entre Brasil e Angola. O evento envolverá poesias, músicas, humor, informação e entretenimento relacionados aos países. A programação incluirá homenagens aos poetas brasileiros Augusto dos Anjos, Castro Alves e os contemporâneos Vinicius de Moraes e Carlos Drumond de Andrade e os poetas angolanos Agostiho Neto, Alda Lara e Kardo Bastilo. O tema da “Mesa Bicuda” (espaço para debates e diálogos) será a Bossa Nova, um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos no mundo, que completou 50 anos de existência no ano passado.

A atividade é fruto da assinatura de um memorando de entendimento cultural entre a Casa de Cultra Brasil- Angola e o Movimento angolano de Arte Lev’Arte Angola.

“A iniciativa além de contribuir para a difusão da cultura brasileira ente os jovens angolanos, contribuirá para o adensamento das relações culturais entre os dois países” salientou Tessa Pisconti Diretora da Casa de Cultura Brasil - Angola. Milton Fernandes, coordenador de eventos do Lev’Arte Angola, considera louvavel esse entendimento para a cooperação cultural, na medida em que marca o início de uma profícua parceria”.

Cursos a distância do Avisa Lá

Novidade! Cursos a distância do Avisa Lá

A equipe do Instituto Avisa Lá sob a coordenação pedagógica de Silvana Augusto lança dois cursos para Professores e Coordenadores Pedagógicos de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A proposta é diferenciada com a qualidade formativa do Avisa Lá. Temos vagas limitadas.

Faça sua inscrição na loja do site www.avisala.org.br

Passo a passo:

1º - no lado esquerdo do site, escolha a opção Cursos

2º - clique em cursos a distância.

3º - escolha o curso desejado clicando na imagem

4º - veja mais informações sobre o curso, o programa e as formas de avaliação

5º - faça sua compra seguindo as orientações

6º - em poucos dias você receberá sua senha e login exclusivos para participar do curso.

Esperamos que você aproveite bastante!


Instituto Avisa lá
R: Harmonia, 1040 Sumarézinho São Paulo - SP CEP: 05435 - 001
Fone: (11) 3032-5411 / (11) 3812-9561
http://www.avisala.org.br

Enviado por: Maria Conceição Azevedo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Homenagem à Óscar Ribas

A Associação Cultural e Recreativa Chá de CaxindeTem a honra de convidá-lo para as seguintes actividades:


Dia 17/08: Cocktail com a apresentação do livro “TEMAS DA VIDA ANGOLANA E SUAS INCIDÊNCIAS”


Dia 18/08: Apresentação por Ana Clara Gerra Marques do livro Fotobiografia de Óscar Ribas de Gabriel Baguet Jr.


Local: Espaço Verde Caxinde


Hora: 18h30 Contamos consigo

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Assista POESIA AO VIVO

Assista POESIA AO VIVO EM 2009 em LUANDA com o LEV´ARTE

Ligue Já 927 00 17 80

Esta QUINTA-FEIRA (13/08/2009) Poesia é no Chá de Caxinde às 19h00

DICIONÁRIO DE PROVÉRBIOS KIKONGO


LANÇAMENTO

DICIONÁRIO DE PROVÉRBIOS KIKONGO

Traduzidos e explicados em português, francês e inglês

Autor: Emanuel Kunzika

Dia: 13 de Agosto de 2009 (quinta-feira)

Hora: 17H00

Local: Museu Nacional de História Natural

Apresentação: Vatumene KukandaDirector do Instituto de Línguas Nacionais

O LIVRO

O Dicionário de Provérbios Africanos em Kikongo, traduzidos e explicados em três línguas das quais duas fazem parte do grupo das mais faladas no mundo, chegou no momento oportuno em que os conhecedores da riqueza da cultura africana têm a obrigação de partilhar os seus saberes com o mundo que os rodeia para ajudar os povos do planeta terra, onde vivemos, a cultivar a compreensão, a tolerância mútua e a fraternidade enquanto factores essenciais para o desenvolvimento baseado numa cultura de paz que todos almejamos.


Léopold Sédar Senghor lembrou-nos, num dos seus escritos, que foi em África que apareceu pela primeira vez o homem há 2.500.000 anos. Também foi neste continente que os egípcios inventaram a primeira escrita e a ciência das matemáticas. Este facto levou os gregos a virem a África para aprender a filosofia e a ciência da matemática que continuam a alimentar as mentes do mundo para o seu desenvolvimento sustentável.


O nosso continente jogou assim um papel decisivo na formação da civilização do século XX, século do Universal, embora os povos que beneficiaram desta contribuição não o reconheçam.

Para a harmonização das suas comunidades, África criou regras de conduta que serviram e continuam a guiar os seus povos na maneira de estar na sociedade, de prever circunstâncias não conhecidas. Incutir a confiança e a perseverança, a cultura de trabalho, de tolerância, de perdão e de protecção do seu património cultural.


O Dicionário de Provérbios Africanos em kikongo espelha, por escrito, a extensão e a profundeza destes saberes que qualquer sociedade procura preservar e transmitir às gerações futuras.


O Dicionário de Provérbios, único no seu formato, contém um manancial de sabedoria que, bem usado, é um instrumento essencial e rico de conhecimento. Posto à disposição das comunidades, das Universidades, Bibliotecas, Centros de Investigação e Escolas, contribuirá, tenho a certeza disso, para o conhecimento da realidade e riqueza da cultura de África e, particularmente, da cultura kongo, ajudando assim a reafirmar a nossa participação na construção dum mundo melhor neste século de mundialização.


Em toda a sua riqueza e diversidade, longe das guerras, das catástrofes, epidemias e outros males a que o «mundo desenvolvido» nos quer reduzir, eis África, ou melhor, Angola, continente e País de acolhimento e de esperança, de cultura e criação que se abre a todos aqueles que sabem ver e respeitar o seu potencial humano.


Pinda Simão

Vice-Ministro da Educação para a Reforma Educativa

in Prefácio

Páginas: 260

ISBN 972-989-631-053-0

PVP: Kz 3.500,00

_________________________________________

O AUTOR (929 380 255)

Emanuel Kunzika, natural da aldeia de Kintô, Maquela do Zombo, fez todos os seus estudos na República Democrática do Congo, de 1938 a 1963, quando obtém o Certificado de Estudos Políticos Sociais do Instituto de Estudos Políticos da então Léopoldville, hoje Kinshasa. Estudou igualmente nos Estados Unidos da América nas Universidades de Nova Iorque e Abraham Lincoln da Filadélfia, de 1963 a 1968, tendo aí obtido os Certificados de Organização e Orientação Escolar e de Professor de Português e Espanhol, respectivamente. Ainda no Congo, frequentou, de 1968 a 1971, a Escola Superior e de Desenvolvimento, tendo sido graduado em Ciências Económicas e Desenvolvimento e em Ciências Político-Administrativas e Jurídicas. Na Universidade Nacional do Zaire (1970-1974), obteve um diploma em Ciências Político-Administrativas , com a apresentação de uma Monografia intitulada A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação.


Como investigador, em 1997, foi presidente do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Angola (CEDA). Este Dicionário de Provérbios Kikongo, traduzidos e explicados em português, francês e inglês, é o resultado de uma pesquisa desenvolvida junto da comunidade etnolinguística kongo, à qual pertence, cujo imaginário filosófico pretende ajudar a divulgar.


Obras publicadas

Petição para Angola à 16ª Assembléia da ONU, Nova Iorque, 1961;

Unidade Angolana, in para a Independência de Angola – WAY, Léopoldville (Kinshasa), 1963;

A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação, Monografia, Université Nationale du Zaire, Kinshasa, 1974;

Dicionário de Provérbios Kikongo, traduzidos e explicados em português, francês e inglês, Editorial Nzila, 2008.


EDITORIAL NZILA – O PRAZER DE LER BONS LIVROS

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O mais novo Kudurista do mercado angolano

Sexta-feira, 14 de Agosto:
22h30, King´s Club

- A banda musical THE KINGS, tem a honra de apresentar o mais novo Kudurista do mercado angolano (5 anos de idade).

Come Não se Borra – é concorrente do TOP KUDURO da Rádio Escola, com o Nº 18.

Vem voçê também conferir que acabou de nascer mais uma estrela do music hall ANGOLANO

VOTE Nº18
Come Não se Borra

Filipe de Brito