quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Brasil vai ter uma Casa da Cultura em Luanda


Luanda - O Brasil vai ter uma Casa da Cultura em Luanda para desenvolvimento de diversas actividades culturais. O edifício escolhido, o antigo Hotel Luanda, na capital angolana, receberá diversas intervenções de adaptação, com apoio conjunto do Governo angolano, empresas brasileiras e da Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

O subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Paulo César Vasconcelos, está no país, desde domingo, para assinar um memorando de entendimento entre os dois governos, para a entrega de imóveis para Casas de Cultura brasileira em Luanda e angolana no Brasil.

Segundo declarações do ministro brasileiro à Angop, o espaço será recuperado, preservando a identidade arquitetônica, para ser um centro cultural de difusão da cultura brasileira em Angola, que possa reunir artistas angolanos e brasileiros em atividades que mostrem as raízes comuns dos dois povos.

Paulo César Vasconcelos referiu que o objetivo fundamental é trabalhar para que a área onde está situado o antigo Hotel Luanda se torne uma referência que os angolanos vão ter do Brasil.

Relações bilaterais

O diplomata brasileiro afirmou ainda que o seu governo está muito satisfeito em poder participar do processo de desenvolvimento de Angola.

No final de uma audiência com a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, o subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil disse que a parceria entre os dois estados encontra-se “num patamar alto”.

"As relações bilaterais sempre foram prioridade entre os dois países. Neste momento de crescimento acelerado, Angola conta com uma participação cada vez maior do Brasil, que tem sido um parceiro importante", expressou.

Questionado sobre a proibição da entrada de 22 angolanos no Brasil, em Maio último, afirmou que foi um episódio isolado, que não representa em nada uma política ou um sentimento do Brasil em relação a Angola ou de Angola em relação ao Brasil.

Para ele, deve trabalhar-se para que isso não volte a ocorrer, afirmando que os angolanos sempre foram e serão muito bem recebidos no seu país.

2 comentários:

Memória de Elefante disse...

....mas isto é maravilhoso!

Mukanda disse...

Bendita iniciativa, e que depois desta venham outras do mesmo genéro.