segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A PUBLICIDADE EM ANGOLA


A Nzila anuncia o lançamento, no próximo dia 15, Terça-feira, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, do livro A PUBLICIDADE EM ANGOLA - Contribuições, de autoria de José Guerreiro.

O acto terá início às 18H00, estando a apresentação a cargo do escritor e publicitário João Melo.

Sobre o livro:

… O livro que os leitores têm em mãos é uma obra pioneira, cujo alcance ultrapassa em muito a área de interesse que o mesmo cobre. Depois de décadas de guerras que acentuaram

o atraso do país, herdado da colonização portuguesa, Angola começa a (re)construir-se em todos os domínios.

Neste livro, José Guerreiro faz a sua parte em relação a uma área que ele conhece profundamente. É imperioso lembrar que a história de Angola não começou em 11 de Novembro de 1975 (e muito menos em 1992 ou 2002).

A trajectória da actividade publicitária em Angola, da época pré-independência aos nossos dias,

é, assim, o objecto central do presente livro. Paralelamente, o leitor terá acesso também a preciosas informações e contribuições para a história dos meios de comunicação social angolanos. Por uma questão de honestidade, como lhe é apanágio, José Guerreiro procede a uma descrição objectiva dessa trajectória, conferindo ao texto um tom eminentemente informativo

e evitando qualquer tentação analítica, mais própria de um teórico da comunicação, que ele não finge ser, mas também, quiçá, mais propensa a eventuais polémicas e discussões.

Os alunos dos poucos cursos superiores existentes no país nessas duas áreas podem contar, agora, com uma obra fundamental para os seus estudos. Mas este livro será também um guia extremamente útil para todos os profissionais desses ramos. Ao mesmo tempo, todos aqueles que tiverem interesse em conhecer a história da actividade publicitária em Angola não poderão deixar de ler esta obra pioneira de José Guerreiro, de leitura fácil e agradável, porque, antes de mais nada, bem pensada.

Sobre o autor:

José Guerreiro

Nasceu na Baía Farta, Província de Benguela, em Julho de 1955. Fez estudos em Benguela e Luanda. No período pós-independência nacional, foi funcionário dos Ministérios do Planeamento e das Finanças e quadro profissional do MPLA, em estruturas municipais, provinciais e nacionais, na área ideológica.

Foi director Administrativo e Financeiro da TPA. É director geral da TVC e Presidente da Associação Angolana de Publicidade e Marketing, desde a fundação destes organismos. Tem textos publicados em diversos jornais e Revistas sobre comunicação e publicidade e foi membro e Presidente de Júri de vários Festivais Internacionais de Publicidade em Moçambique, Brasil e Portugal.

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