sábado, 4 de agosto de 2012

A Arte de Levar Arte Já Chegou a Benguela


Ainda na senda das festividades do seu sexto aniversário, o Movimento literário Lev´Arte Angola partiu em caravana para Benguela no passado dia 27 de Julho de 2012 no intuito de inaugurar o Núcleo Lev´Arte Benguela realizando para o efeito um esplendoroso e brilhante evento sob o tema “Flamingo das acácias” e outras actividades extras.
Deste modo, depois de horas de estrada, cansaço e muita ansiedade, na manhã seguinte, os “cavaleiros da arte” arregaçaram as mangas e começaram a pintar o solo Benguelense de solidariedade e esperança, efectuando a sua primeira tarefa do dia que consistia em visitar duas escolas do ensino secundário do 1º ciclo denominadas “Saydi Mingas” e “22 de Novembro” para proceder a oferta de 50 livros dos mais variados temas a cada uma, visando incentivar o gosto pela escrita e pela leitura. 
Tal missão foi cumprida com prontidão e a alegria  no rosto das crianças e a satisfação nos olhares dos professores foram o suficiente para que os bravos levarteanos pudessem encher o pulmão de ar e suspirar de alívio pois ainda lhes faltavam outras tarefas como participar da 3ª edição da Feira do Livro em Benguela, dar entrevistas as rádios locais e preparar o grandioso evento de inauguração no Lobito restando-lhes apenas algumas horas. 





Diante de tal situação resolveram eles separar as artérias do enorme coração levarteano, espalha-las por toda terra das acácias rubras e dar continuidade ao trabalho. Assim envolvidos pelo espírito de equipa e pelo amor a arte, desempenharam todos o seu papel, voltando a juntar-se no fim do dia para então realizar o tão esperado evento “Flamingo das Acácias” a ter lugar no restaurante Embala Típico na maravilhosa Restinga do Lobito. 
As 18 horas do dia 28 de Julho de 2012 foi então inaugurado o Lev´Arte Benguela, na presença de 100 pessoas, dentre elas 20 Levarteanos e 80 integrantes da plateia. O Evento contou com a participação de variadíssimos poetas Benguelences, Lobitangas, Luandences e até natos do Huambo como foi o caso do Poeta Chico Pobre que viajou até Benguela para conhecer o Lev´Arte e manifestar o seu desejo de pertencer ao Movimento e inaugurar o núcleo Lev´Arte Huambo. A dança e o teatro também se fizeram presentes  dando a noite um gosto especial. 




A apresentação ficou a cargo da belíssima e carismática radialista Carla Chiquete e o talentoso e autêntico escritor Kiocamba Cassua, formando um par perfeito em palco e conduzindo o evento a grandiosidade que caracteriza as atividades Levarteanas. 
O Projeto Mistura, mais conhecido como uma invasão poética, foi o auge das actuações, composto pelos declamadores Tony Capuete, Milton Clandestino, Carlos Eva, Zeizolde, Marcos Inglês, Anjo Gabriel, Lourenço Quimbungo, Kunsevi e Nguimba Ngola, cada um com o seu jeito peculiar, misturando amor, dor, saudades, revolta e liberdade em seus versos, e dando a plateia um banho de emoções e rejúbilo. Foi sem dúvidas o “ZÉNITE” da actividade! 
No fim um jantar de confraternização selou a relação que se estabeleceu através da arte entre jovens de culturas diferentes mas que são filhos da mesma Pátria Angola. 
E mais uma vez a arte trouxe a união e o Lev´Arte cumpriu com a sua missão trazendo em troca amor e amizade.

Por Mira Clock | Aos 30 de Julho de 2012

Sem comentários: