terça-feira, 14 de agosto de 2012

O UNIVERSO DA CRIAÇÃO NA LUSOFONIA | LINK P/ PROGRAMA

 Olá a tod@s



Para quem não teve a oportunidade de assistir ao programa Autores na TVI24, exclusivamente dedicado à língua portuguesa e a forma como têm contribuído as várias expressões artísticas como a literatura, a música e o teatro na criação lusófona, aqui vos deixo o link para o programa, de onde destaco o depoimento de Rogério de Carvalho.



De facto, se falarmos em criação artística na lusofonia, um nome impõe-se: Rogério de Carvalho. Um dos mais prestigiados, premiados e reconhecidos encenadores do espaço lusófono, Rogério de Carvalho é encenador e tem o Curso de Teatro/ Formação de Actores de Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Foi Professor na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto, na Escola

Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e na ACT-Escola de Atores.
Encenou peças de autores que fazem parte da dramaturgia clássica e contemporânea, obtendo, por duas vezes, o Prémio de Crítica da Melhor Encenação com os espectáculos Tio Vânia de Tchekov e O Paraíso Não Está à Vista de Fassbinder.
Colaborou com o Grupo de Teatro Trafaria, Teatro Universitário de Coimbra, para o Teatro Universitário do Porto, Teatro Universitário de Braga, Teatro Municipal de Almada, o Teatro Nacional de São João, entre outros.


Fundou o projeto As Boas Raparigas no Porto.


Atualmente dirige e orienta o Núcleo de Teatro da Fundação Sindika Dokolo em Luanda, Angola, que tem como objectivos a formação de actores e a criação de espectáculos de teatro.


A UPF – Comunicação e Relações Públicas, encontra-se a preparar uma nova criação de Rogério de Carvalho em co-produção com o Programa Próximo Futuro, da Fundação Calouste Gulbenkian.


"A sonoridade da palavra dita tem outras ressonâncias, o português à volta dessa introdução de elementos da cultura dos PALOP" – Rogério de Carvalho

Programa disponível aqui: http://www.tvi24.iol.pt/programa/4601



Muito obrigada,

Ulika da Paixão Franco

Comunicação e Relações Públicas

Tel.: (+351) 213 971 256

Tlm.: (+351) 965 387 816 / 913 232 725

e-mail: info@ulikadapaixaofranco.com

Rua Vicente Borga N.º 28 1.º Andar

1200-864 Lisboa - Portugal

Site: www.ulikadapaixaofranco.com

Facebook: http://www.facebook.com/ulikadapaixaofranco
Logo UPF.jpg

Sem comentários: