segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Espaço do Saber - Folhear ou desfolhar?


Bom dia,



a) Antes de comprar um livro gosto de o desfolhar.



b) Antes de comprar um livro gosto de o folhear.



A forma correcta é folhear, correspondente à linha b).



Folhar significa “consultar”, percorrer folhas de uma publicação.



Desfolhar significa “tirar as folhas ou as pétalas”.



Até à próxima segunda-feira.



Melhores Cumprimentos,

João Papelo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Alliance française de Luanda - Convite - Recital lírico - Sexta-Feira 26 de Outubro de 2012 - 21 horas - Igreja A nossa Senhora dos remédios


Caros amigos e amigas da Alliance française de Luanda,

Dando continuidade a sua programação cultural, a Alliance française de Luanda junto a Embaixada de França, numa parceria com a Total E&P Angola e
a Air-France –KLM, tem a honra de convida-lo para um RECITAL LÍRICO excecional do conjunto francês TRIO MOZART.

A soprano Isabelle Poulenard, o Barítono Jean-Claude Sarragosse e a pianista Nathalie Steinberg apresentarão, numa primeira parte, peças de Operas do Wolfgang Amadeus Mozart e, numa segunda parte, um repertorio de “Mélodies Françaises” (Poulenc) e Operas franceses ( Lalo, Offenbach).Recital_cartaz_A3-001.jpg


O evento terá lugar no próximo dia 26 de Outubro de 2012, Sexta-feira, pelas 21H00, na Igreja A nossa Senhora dos remédios, localizada na baixa de Luanda.

Na expectativa de podermos contar com a sua presença, desejamos-lhe um excelente fim de semana.



Os Artistas do TRIO MOZART:

Isabelle Poulenard: Soprano

Depois de sete anos no Mestrado de Radio-France e três anos na Ecole Nationale d'Art Lyrique da Opéra de Paris, Isabelle Poulenard é rapidamente atraída pela interpretação da música dos séculos 17 e 18. Ela participa de inúmeras produções do Atelier Lyrique de Tourcoing sob a direção de AD Malgoire. Ela teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Charles Dutoit, Mstislav Rostropovich, Christie William, Minkowski Marc, Theodor Guschlbauer, René Jacobs, Richard Hickox, Foster Mark, Suhubiette Joel, Jérôme Correas... E apresenta-se regularmente em recitais, incluindo através de concertos e recitais de abertura da Ópera Bastille.
Em uma discografia que inclui mais de 50 gravações, podemos destacar Montezuma, ópera pasticho de Vivaldi que recebeu uma Victoire de la Musique, em Fevereiro de 1993 e Stabat Mater de Pergolesi (essas gravações sendo dirigido por JC Malgoire), a Missa em B Menor, de Bach, dirigida por G. Leonhardt. Em julho de 2003, foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras pelo Ministro da Cultura da França.
Desde setembro de 2012, ela ensina no Departamento de Música Antiga do Conservatório de Musica (CRR) de Paris.

Jean-Claude Sarragosse: Barítono

Depois de estudar musicologia na Faculdade de Toulouse, Jean-Claude Sarragosse entre no CNIPAL de Marselha. Ele então obteve o primeiro Prémio do Conservatório Nacional Superior de Paris, na classe de W. Christie. Membro do conjunto “Les Arts Florissants” por mais de cinco anos, ele participou em vários concertos e óperas (Athys, Medea, Castor e Pollux) e apresentações internacionais (Brasil, EUA, China, Austrália).
Apaixonado pelo repertorio da “Mélodie” e do Lied, trabalhou especificamente com Gabriel Bacquier e Leroux François, com as pianistas Nathalie Steinberg, Corine Durous, no Festival da Medina de Tunis, nas Alianças francesas no Brasil e México, no Festival de Saint-Cere,… É com o ARCAL (C. Gangneron) ou o Opera Eclaté (Olivier Desbordes) que Jean-Claude Sarragosse encontrou os prazeres da cena, interpretando os papéis de Polifemo em Acis and Galatea de Händel, Caron e Plutão do Orfeo de Monteverdi, Agamenon em La Belle Hélène, Zuniga em Carmen de Bizet, Bobinet em La Vie Parisienne de Offenbach, Masetto no Don Giovanni de Mozart, Papageno em A Flauta Mágica, Figaro e Bartolo em O Casamento de Figaro, entre outros.


Nathalie Steinberg: Pianista

Formada no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, ela aperfeiçou em Montreal, Canadá. Ela foi contratada como mestre de canto no Atelier Lyrique de l'Opéra de Montreal e acompanho master classes na Escola Britten-Pears. De volta à França, ela trabalhou como mestre de canto, sob a direção de maestros de renome: Seiji Osawa, Jean Claude Casadesus o Jhon-Eliot Gardiner, entre outros.
Ela foi mestre de canto na Opéra Comique e do Châtelet, em Paris e participou de varias criações no Helsínquia Opera, Opera de Valência e Ópera de Zurique, em particular. Atualmente, ela é assistente-acompanhante da classe de Malcolm Walker no Centro Nacional Supérieur de Musique de Paris.


Atenciosamente,

Alliance Française de Luanda
(+244) 935 08 60 97
Travessa do Bocage, 12
Largo da Sagrada Familia
www.alliancefrluanda.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

WORLD PRESS PHOTO - Luanda 2012

A embaixada de Portugal em Luanda tem a honra de convidar V.Exa. para a inauguração oficial da exposição World Press Photo 2012, que terá lugar  no dia 26 de Outubro  (Sexta-Feira), pelas 18H30 no Centro Cultural Português cito na Av. de Portugal Nº 50.


 Immagine in linea 1

Fonte: Centro Cultural Português Luanda

domingo, 14 de outubro de 2012



ASSUNTO: COMUNICADO DE IMPRENSA



Respeitosos cumprimentos.


 A Associação Académica da Universidade Metodista de Angola,

 vai fazer abertura do Campeonato de futebol salão intercursos denominado “ CUP UMA INTERCURSOS 2012”,que se realizará de 13 de Outubro à 01 de Dezembro do Corrente ano (aos Sábados e Domingos),
no campo da Escola São José do Cluny, a partir das 14h00, junto ao Museu de História Natural.


Assim sendo, vimos por meio desta, solicitar a Direcção supracitada, a divulgação e a cobertura do referido evento.

Ciente de que o assunto em causa, merecerá a devida atenção e consideração de Vossa excelência.


Sem outro assunto de momento, reiteramos as nossas saudações académicas.


 Luanda, aos 09 de Outubro de 2012



O VICE-PRESIDENTE DA AAUMA
_____________________________
DIOGO S. DE SOUSA JONES

Lançamento de livro - Mário Tendinha


CONVITE

Lançamento do livro - VENTO LESTE - de Mário Tendinha
Dia 19 de Outubro, 6ª Feira, pelas 18.30 Horas
Auditório Pepetela / Centro Cultural Português (Embaixada de Portugal)
Apresentação: Ana Clara Guerra Marques (coreógrafa)



«Caros amigos, apareçam!!
Mario Tendinha»

__________________________________________
Companhia de Dança Contemporânea de Angola
Tel: 00244 926569169
http://www.cdcangola.com/

sábado, 13 de outubro de 2012

Fotografia à Volta da Fogueira

Imagem do dia

Uma noite poética para os membros do Movimento Lev´Arte e amigos, homenageada pela imagem com o titulo "Fotografias à Volta da Fogueira"


Fotografo: Muquixi


Poesia à volta da Fogueira Hoje (13-10-2012)

O Movimento Lev´Arte Apresenta

Poesia à Volta da Fogueira na União dos Escritores Angolanos

Microfone Aberto

Traga o seu Poema, a sua viola, conte suas anedotas !!

Não perca este evento artístico

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


França homenageia Cesária Évora batizando duas ruas com o nome da cantora
AUTOR: JOANA TELES
QUARTA, 26 SETEMBRO 2012 12:12
A diva cabo-verdiana Cesária Évora, cantora que faleceu no dia 17 de dezembro de 2011, vai ser alvo de uma homenagem, constando da toponímia de França, em ruas de duas cidades: Colombe e Saint-Denis, nos arredores de Paris.

Segundo adianta a agência Lusa, que cita a promotora Tumbao, o nome de Cesária Évora vai batizar duas ruas de diferentes cidades francesas, no norte da capital Paris. A homenagem pretende recordar a cantora cabo-verdiana, por vontade do município de Saint-Denis, que quis salientar não só a obra artística, mas também a luta pelos direitos humanos que ‘a diva dos pés descalços empreendeu.

“A rua Cesária Évora exprime a vontade do município e dos habitantes de Saint-Denis em valorizar as mulheres que lutaram pelos direitos humanos”, adianta à agência Lusa Ana José Charrua.


A toponímia do bairro Gare Confluences vai lembrar Cesária Évora, tal como o fizeram com “nomes ilustres como Miriam Makeba, Rosa Park, Bledhar Fátima Bledhar e Simone Bernier, aos quais foi igualmente reservado um espaço público, naquela cidade”, acrescenta, à mesma fonte.

A Saint-Denis tem outras grandes figuras cabo-verdianas que dão nome a artérias municipais. Destaca-se a homenagem toponímica ao líder do movimento independentista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, Amílcar Cabral.

A própria Cesária Évora já manifestara o seu regozijo e “alegria” pela existência da Avenue Amílcar Cabral, em França, como reconhecimento deste independentista. Meses antes de falecer, Cesária Évora visitou Saint-Denis, transmitindo o desejo de se associar às diversas ações que a cidade leva a cabo, na promoção da cultura de Cabo Verde.

Recorde-se que Cesária Évora morreu no dia 17 de dezembro de 2011, aos 70 anos. Vai ser eternizada numa cidade de França, onde existe uma numerosa comunidade cabo-verdiana. Também a cidade de Colombe, localizada nos arredores de Paris, batizará uma artéria com o nome de Cesária.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Lirical Record/ 2002-2010 (10 anos de existência)


Bom dia car@s!

Hoje (10.10.2012) fazemos 10 anos desde que existimos como projecto em prol da cultura rap em primeira instância, e de outros ritmos também familiarizados com o nosso "ritmo e poesia". Obrigado a tod@s que nos ajudaram e ajudam até hoje, para continuarmos a idealizar, criar, produzir, editar e a distribuir cultura (hiphop). O que fazemos por amor nunca é em vão. Muito obrigado ao nosso Deus. by Lirical Record in facebook/ 2002 - 2012 (10 anos de existência).




O Movimento Lev´Arte deseja muitas felicidades e sucessos á Lirical Record.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cinema No Telhado 09.10.2012


 - Deutsche Version siehe unten –
Caras Senhoras e Senhores,
queridos amigos e parceiros do Goethe-Institut Angola,

dando continuidade ao nosso ciclo de cinema Cinema No Telhado, vimos por este meio dar a conhecer que na próxima terça-feira, 09.10.2012, ás 19 horas no terraço da Universidade Lusíada, será exibido o documentário brasileiro “Cuíca de Santo Amaro” de Joel Almeida e Josias Pires, cuja respectiva sinopse pode encontrar no documento anexo.

Mais uma vez teremos o prazer de poder contar com a presença de um dos produtores que, depois do documentário estará disponível para um debate sobre o mesmo.

Com os melhores cumprimentos e contamos consigo na terça-feira!




Sehr geehrte Damen und Herren,
liebe Freunde vom Goethe-Institut Angola,
im Rahmen unseres Filmprogramms Cinema No Telhado zeigen wir am nächsten Dienstag, 9. Oktober 2012, um 19 Uhr auf dem Dach der Universidade Lusíada den brasilianischen Dokumentar-Film “Cuíca de Santo Amaro” von Joel Almeida und Josias Pires. Im Anhang schicken wir Ihnen eine kurze Filmzusammenfassung.
Diesmal haben wir wieder die Ehre, einer der Produzenten zu Gast zu haben, der nach der Filmvorführung  für eine Debatte über den Dokumentar-Film zur Verfügung stehen wird.
Mit freundlichen Grüßen und bis hoffentlich Dienstag!

Rita Soares
Coordenadora de Programação Cultural
GOETHE-INSTITUT ANGOLA
Travessa José Anchieta N°9
Vila Clothilde, Luanda
Tel. + 244 923 540 062
Tel. + 224 222 445 910
Fax + 224 222 445 910
www.goethe.de/angola

Clube Recreativo da Caála -Nota a Imprensa nº 10


Nota a Imprensa nº 10

6 de Outubro de 2012


No âmbito do Programa de Desenvolvimento do Futebol do Clube Recreativo da Caála e na sequência da assinatura de um protocolo com a Associação de Profissionais de Educação Física da Província de Huambo, foi assumido o compromisso, que o Departamento de Formação do CRC, daria sequência à realização de vários momentos de formação e reflexão sobre o Futebol de Formação e Alta Competição.

Desta forma surge neste momento o lançamento do VI Seminário para Treinadores, Professores de Educação Física, Massagistas, Diretores e outros Agentes Desportivos que procura no essencial, apetrechar todos com instrumentos de trabalho que lhes permita a melhoria do trabalho do seu dia a dia, procurando uma abordagem simplificada e ao alcance da realidade heterogénea que é a Formação e a Alta Competição e o nível de conhecimentos de todos os intervenientes.

A formação é um aspeto fundamental para os clubes de futebol, pois pode representar um conjunto de vantagens financeiras, desportivas e sociais. Assim, o processo de formação deve ser orientado por objetivos e regras bem definidas, tendo por base um modelo de jogo, com o objetivo de formar jogadores multifuncionais e taticamente cultos. Sensibilizar para importância de modelar uma "ideia" de jogo, compreender como é construído e composto o Modelo de Jogo, adquirir competências para criar um Modelo de Jogo e para a sua consequente operacionalização (aplicação prática).Mais uma vez o Departamento de Formação do CRC, demonstra que no quadro do desenvolvimento desportivo desta disciplina (como em outras), tem ideias e soluções para os problemas que se levantam e que não vai parar na sua dinâmica, assumindo-se conscientemente como um dos “motores” da área de formação no nosso País. Sabemos que todos os Agentes Desportivos de Angola, não deixarão de estar presentes, neste Seminário. Mas atenção o Seminário anterior as inscrições ficaram esgotadas 3 dias antes. Quem desejar inscrever-se deve faze-lo urgentemente.

Nesta perspetiva, vimos por este meio dirigirmo-nos a V. Ex.ª. no sentido de lhe solicitar a colaboração desse Órgão de Informação, na divulgação desta Ação de Formação, manifestando desde já o agrado com que veríamos a Sua presença, durante os trabalhos a realizar no dia 13 de Outubro próximo e como referimos atrás com início pelas 8h e 30m.


VI Seminário – Formar Para Vencer

Organização

Departamento de Formação do Clube Recreativo da Caála

Telefone – 922 700 601 (António Luís) email: geral@crcaala.com

Local da Acção/Data

Pavilhão Osvaldo Van Dúnem – Huambo - 13 de Outubro (Sábado) 2012

Programa - 13 de Outubro de 2012 (Sábado)
08h00m – Abertura do Secretariado e entrega de documentação.
09h00m - Projeto de Formação em Futebol  - Um imperativo para a construção de um processo de formação de qualidade – Vaz Pinto - CRC

10h00m – Prevenção de Lesões – Sérgio Mourato - CRC

11h00m – Intervalo

11h15m - Modelo de Jogo - Guião para o Processo de Treino de Futebol - Rúben Pereira  -  Petro Huambo

12h15m – O Papel de Treinador no Escalão de Iniciados – Associação Prof. Educ. Física

13h15m – Intervalo para Almoço

14h30 m - Futebol Sénior – Uma Visão – Nelito Constantino - Petro Huambo

15h30m – Lesões mais frequentes no Futebol - Sérgio Mourato – CRC

16h30m – Projeto de Formação CRC  -  O Futuro - Vaz Pinto – CRC

17h45m – Sessão de Encerramento

Prelectores

Carlos Vaz Pinto, Nelito Constantino, Ruben Pereira, Sérgio Mourato, Associação Prof. Educ. Fisica

Destinatários

Treinadores, Preparadores Físicos, Massagistas, Directores e outros intervenientes, em actividade ou que desejem futuramente estar ligados ao Futebol.

Preços de Inscrição

A Inscrição é Gratuita.

A Inscrição tem direito a:

Assistir às Sessões Científicas, Folhas de Apontamentos, Esferográfica, Diploma.

Forma de Inscrição

Quem desejar participar neste Seminário deve preencher a Ficha de Inscrição e entrega-la urgentemente na Sede do CRC,  Associação de Futebol de Huambo, na Associação Profissionais Educação Física de Huambo ou pelo email – geral@crcaala.com

O número de inscrições é limitada e serão admitidas por ordem de chegada.



Saudações Desportivas
 Descrição: cid:image001.jpg@01CBFA98.0854F6B0
António Luis Monteiro
Clube Recreativo da Caála
Descrição: 3 Emblema Caála

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Língua Portuguesa


  a)Fui a Benguela.

  b)Fui à Benguela.

 A forma correcta é a frase da alínea a), sem acentuação grave.

O substantivo Benguela é um topónimo que não admite artigo, logo, não é possível a ocorrência de contracção que dá lugar à crase (a+a=à).
Mas o substantivo Huíla é um topónimo que admite artigo e devemos acentuar (a+a=à) numa situação semelhante a de cima:

Fui à Huíla.


Topónimos são nomes de lugares: Waku-Kungo, Benguela, Lisboa, Nigéria, China, Brasília, Maculusso, Cassenda, etc.

 Alguns topónimos são precedidos determinantes ou artigos, conforme exemplo:
 Ex: A Huíla tem grande potencial de desenvolvimento. (Podia ser a China, a Nigéria, a Namíbia, o Iraque, a França, etc).
Outros topónimos não precisam de determinante ou artigo para transmitir a mesma ou outra ideia:
 Ex: Benguela tem grande potencial de desenvolvimento. (Podia ser Portugal, Moçambique, Malange, Cabinda, Paris, etc).
Na frase Fui a Benguela não há encontro de preposição e artigo, logo, não se acentua. Na frase Fui à Huíla há encontro de preposição e artigo, logo, acentua-se.


 Nota: na semana que vem vamos continuar com outras situações particulares ao à que tem causado muita confusão às pessoas.

João Papelo