segunda-feira, 22 de junho de 2009

Países se preparam para participar do Festival de Artes Negras


(Brasil poderá levar até 2.000 pessoas através de um cruzeiro)


Salvador (Bahia, Brasil) - Convidado de honra do III Festival Mundial de Artes Negras, o Brasil se prepara junto com outros países para participar do evento que será realizado de 1 a 14 de dezembro deste ano, em Dakar. O Fesman2009 foi lançado mês passado pelos presidentes do Senegal Abdoulaye Wade, e o presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, sendo o Estado da Bahia e a capital Salvador, de maioria negra em sua população, o palco da cerimônia de abertura.



De Cabo Verde é esperada a participação de músicos e grupos nacionais, como Ferro e Gaita e Cesária Évora; destaques internacionais como o cantor Stevie Wonder e dos atores estadunidenses Danny Glover e Sidney Poitier; dos instrumentistas Manu Dibango (Camarões), Salif Keita (Mali), e da cantora Angelique Kidjo (Benin). Outra presença ilustre confirmada é a do ex-presidente Nelson Mandela.



A delegação oficial brasileira é composta por personalidades e lideranças, a exemplo do ex-senador Abdias do Nascimento, as artistas Lecy Brandão e Zezé Mota, o ator Milton Gonçalves, a entidade social Ilê Aiyê e outros nomes consagrados de diversas áreas incluindo as marcantes na cultura afro-brasileira - religiosa e gastronomia. O músico e ex-ministro da Cultura brasileira Gilberto Gil é o vice-presidente. O governo brasileiro, através da Fundação Palmares, ainda lançará editais de concorrência pública para que outros grupos e artistas possam se inscrever e participar do evento.



Ao todo serão oitenta países que deverão marcar presença. A delegação brasileira será a maior dentre as delegações de outros países, em torno de 300 membros e poderá ultrapassar 2000 se for viabilizada a idéia de um cruzeiro marítimo, articulado por lideranças do movimento negro no comitê baiano pró-Fesman.



O ministro da cultura do Senegal, Mame Birame Diouf, disse que o Fesman tem uma dimensão cultural “para que os gênios negros possam se expressar de todas as formas” e que terá também um papel de ajudar na construção da consciência do povo. As informações sobre formas de participação estão no site do Fesman http://www.fesman2009.com/ e também poderão ser obtidas através dos ministérios da Cultura dos países participantes.



Fonte:Ana Alakija (ALAI) 20/06/2009

Sem comentários: