segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia 18 de Novembro - O Pensamento Filosófico e a Escola na Mesa Bicuda

A Mesa Bicuda num diálogo com escritor e jornalista Costa Bruno abordou o sentido da Escola na Literatura. A Escola foi definida segundo o seu significado etimológico que relaciona "escola" com "escol", afastando o conceito do entendimento mais corrente segundo o qual a Escola é o lugar físico. Perante a ideia exposta a transmissão do saber realiza-se pessoa a pessoa, ou se quisermos, na relação entre mestre e discípulo.É neste relacionamento que se desenvolve a liberdade de aprender e a liberdade de ensinar.Para Costa Bruno esta forma de transmissão de conhecimento é o arquétipo da relação entre professor e aluno. Neste contexto, referiu o paralelismo deste arquétipo com o da transmissão do conhecimento na cultura tradicional angolana.

Salientou, ainda, o desafio que se põe ao modelo universitário na integração e defesa dos valores e princípios da sabedoria tradicional.

Costa Bruno deu ainda o testemunho da sua iniciação literária na Escola da Filosofia Portuguesa onde foram criados valores como Agostinho da Silva, António Quadros entre outros. Sublinhou a importância dos princípios da Filosofia Clássica (Verdade, Bem e Beleza)e das virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade) para o pensamento filosófico. Basta que um homem pense para que o mundo seja salvo afirmou viajando da teoria para a prática.

Referindo-se à importância das tertúlias para a literatura, poesia e filosofia defendeu que a oralidade é o que melhor transmite a tradição que dá significado às palavras. Neste sentido, focou a questão do autodidatismo. Sem negar que o espírito toca em quem procura há determinados graus do pensamento que são mais facilmente acessíveis ou compreendidos pela tradição oral.

POR LUEJI DHARMA

Sem comentários: