terça-feira, 6 de abril de 2010

Eleições na UEA marcadas para 17 deste mês


Angop
Carmo Neto, candidato a Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos
Carmo Neto, candidato a Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos
Luanda - A eleição dos novos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA) está marcada para o próximo dia 17 deste mês, em acto a ter lugar em Luanda, capital angolana.
Segundo nota de imprensa da instituição enviada hoje à Angop, está na corrida para o cargo de secretário-geral, o escritor Carmo Neto, liderando uma lista em que o actual secretário-geral, Adriano Botelho de Vasconcelos, aparece como candidato a presidente da mesa da Assembleia-Geral.
A UEA é a mais antiga organização cultural da era pós-independência de Angola. A data de fundação é 10 de Dezembro de 1975, sendo que foi proclamada pelo primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.
O dia do nascimento da UEA foi testemunhado por uma vintena de escritores, que se tornaram membros fundadores. Na lista pontificavam notáveis como Luandino Vieira, Arnaldo Santos, António Jacinto, António Cardoso, Jofre Rocha, Fernando Costa Andrade "Ndunduma" e Aires de Almeida Santos.
A UEA ocupa, no contexto angolano, um estatuto reconhecido de associação prestigiada e com um historial de estabilidade e democracia a toda a prova.
Para ser membro da associação tem de se ter no mínimo duas obras publicadas e apresentar dois padrinhos que sustentem a candidatura, devendo estes serem escritores.

Fonte: Angop

Sem comentários: