quinta-feira, 31 de março de 2011

Pré-TC 398


Agenda de hoje, quinta-feira, 31 de Março:


18h00, Espaço Verde Caxinde (ao lado do  Nacional Cine-Teatro):
Lançamento de "Crónicas com Fundo de Guerra", o novo livro de Pepetela.
Info  sobre  a  obra:  as  crónicas que compõem o livro foram publicadas no jornal Público, de 1992 a 1995, e tinham o título genérico "Da terra dos mitos".
>>> A apresentação da obra estará a cargo do Jornalista João Armando.
ENTRADA LIVRE.

18h30, Instituto Camões (Embaixada de Portugal):
"O fado, o Jazz e o semba – uma conversa entre amigos", com Carlos do Carmo, Afrikkanitha e Paulo Flores.

21h30, Espaço Bahia (Av. 4 de Fevereiro, 183):
Grande show "MUHATO (MULHER)" de Patrícia Faria.

21h30, Casa 70 (Vila Alice):
"CONCERTO DE MARIA RITA", alusivo ao mês da Mulher, promovido pela Unitel.
>>> Um segundo concerto será realizado no dia 2 de Abril, no Cine
Atlântico.
Infoline: 222 - 265004 / 222 - 260467 / 925 007 070

22h00/04h00, Discoteca LXL (Rua da Missão):
"GOOD VIBRATIONS", com a house music do DJ NEWS e 1 Dj convidado.
Entrada livre, das 22h até as 24h; após as 00h: homens=3000 kzs e
mulheres=2000 kzs
Dress code: casual & chic


FILMES EM EXIBIÇÃO NO CINE PLACE:
◘ Manhãs Gloriosas, 10 anos, comédia
◘ Rédia Solta, 12 anos, comédia
◘ Alpha e Omega (3D), livre, animação
◘ O Profissional, 12 anos, acção
◘ Sou o Número Quatro, 14 anos, acção
◘ Época das Bruxas, 14 anos, aventura
◘ Faster, 12 anos, acção
◘ O Ritual, 14 anos, suspense
◘ Zé Colmeia - O Filme (3D), livre, família

Efemérides culturais do dia:
21993 – Morre Brandon Lee, actor estadunidense (n. 1965). / 1914 - Nasce
Octavio Paz, escritor e ensaísta mexicano. / 1889 – A Torre Eiffel é
inaugurada por Gustave Eiffel que a projectou. / 1732 - Nasce Franz Joseph
Haydn, compositor austríaco. / 1596 - Nasce René Descartes, filósofo
francês.


Poesia Solidária “A Voz Poética da Mulher”

                          Gala "Poesia Solidária"

 

Movimento Lev'Arte realizou ontem dia 26 de Março de 2011 na Esplanada da Piscina do Hotel Trópico uma grandiosa gala sob o tema Poesia solidária "A voz poética da mulher".


O evento tinha o objectivo inicial de homenagear a mulher e a poesia juntando mulheres escritoras, poetisas, jornalistas, cantoras e não só, ou seja, figuras femininas de vários sectores e dá-las o privilégio e a ousadia de exprimir seus sentimentos e emoções em palco por meio da declamação. E para completar a beleza da iniciativa acrescentou-se a ela o cariz filantrópico e assim ficou determinado que todas as receitas angariadas com a gala seriam dirigidas ao Lar de acolhimento de Crianças injustamente acusadas de Feitiçaria, lar este que é coordenado pelo frei Márcio e fica situado no Palanca.


Com a casa cheia por aproximadamente 300 pessoas com rostos pintados em satisfação, vestidas de trajes elegantes, com olhares ternos e envolvidos e tendo em conta o quão vasto era o menu cultural para aquela noite na cidade de Luanda, a actividade que se impôs de forma tímida acabou por tornar-se num estrondoso sucesso.


A apresentação ficou por conta da dupla magnífica constituída por Kiocamba Cassua e Helena Antonina estes que com toda alegria, suavidade e profissionalismo conduziram a noite até final a um patamar alto com toda a precisão.


Sendo assim o evento foi agraciado por um vasto leque de vozes femininas dentre elas as poetisas Zuline Bumba, Sofia Buco, a exuberante e grandiosíssima Ngonguita Diogo, Otília da Lua, Helena Dias, Helena Antonina, As Ladissas, Kátia Santos, bem como as estreantes no mundo da declamação das quais a repórter do Flash Cláudia Gourgel, a romancista Rossana da Piedade e a actriz e radialista Tânia Burity, que diga-se de passagem estiveram acima das expectativas.


Os momentos musicais estiveram a cargo das belíssimas e talentosas Sweet Mary, Dinay Tiger Wilson, Cláudia Pedro, Selda e Celina que em seus estilos versáteis esbanjaram encanto levando a plateia ao rubro a cada nota solta.


Para surpresa de todos o poeta Gino Sacra foi convidado a subir ao palco para homenagear o dia do pai declamando de forma intensa o poema com o Título " Pai não Vá" que da plateia "roubou" fortes aplausos e cheiros de lágrimas escondidas.


O teatro também se fez presente com a actuação do Colectivo de Artes Tata Yetu encenando uma peça que embora de forma animada e descontraída espelhava a vida das crianças acusadas de feitiçaria, vítimas de agressões e abandono por parte de seus familiares. Este foi com certeza um dos momentos mais altos da noite que apesar de suscitar gargalhadas e inúmeros aplausos deixou no ar um toque de reflexão.


O final foi abrilhantado com actuação do quarteto Lev´Arte composto pelos Poetas levarteanos Kardo Bestilo, Mukanda, Milton Clandestino e Gino Sacra interpretando o poema " Mulher" do livro Controverso de Kardo Bestilo. E para cumprir a tradição Wilmar Tembo acompanhado de todas as mulheres convidadas entoou o hino do Lev´Arte e com a sua voz doce e suave levou a plateia a outra dimensão espalhando o seu carisma e encanto por todo o recinto.


E assim aconteceu mais uma produção do movimento Lev´Arte com todo o glamour, pompa e circunstância dignos de uma gala dedicada a mulher e com objectivo de consciencializar a sociedade para a necessidade de se fazer uma criança feliz.

 

 

 

                                                                                 Mira Clock

                                                                                  Aos 27 de Março de 2011



--
www.fazemosacontecer.blogspot.com
Tel. (00244) 927 00 17 80 e 917 05 15 50

terça-feira, 29 de março de 2011

O Fado, o Jazz e o Semba

De: IC- Centro Cultural Português | Luanda icamoes-ccluanda@iol.pt

Convite para conferência próxima 5ª feira, às 18H30 (Auditório Pepetela) Instituto Camões - Centro Cultural Português


quinta-feira, 24 de março de 2011

Concertos Carlos do Carmo & Amigos

De: IC- Centro Cultural Português | Luanda

Para efeitos de divulgação levamos ao conhecimento do público que terá lugar nos dias 1, 3 e 4 Abril 2011, na Casa 7, três concertos com Carlos do Carmo & Amigos com a partipação dos seguintes artistas:

Carlos do Carmo
Paulo Flores
Yola Semedo
Nanuto
Afrikkanitha
Matias Damasio

As reservas poderão ser feitas através do terminal telefónico +244 222 265 004

Patrocinadores:
UNITEL
BFA
HCTA

Produção e Realização:
Adriano Maia Int'l
LS Produções

Poesia à volta da fogueira (Edição Especial)

Por Mira Clock e Mauro Yange


A noite do dia 19 de Março deu vida a mais uma edição do evento "Poesia à Volta da Fogueira", actividade de Entretenimento Cultural que acontece normalmente aos segundos sábados de cada mês no hall da sede da União dos Escritores Angolanos, realizado e produzido pelo Movimento Literário Lev'Arte.


Nesta edição de Março, o evento teve um "tempero" especial, não apenas por ser mês da mulher, ou por ser o dia do pai, o grande motivo de celebração foi o dia mundial da Poesia, que se assinala aos 21 de Março. E como não podia deixar de ser, o evento contou com um vasto leque de artistas dentre declamadores e cantores, bem como a ilustre presença do tão consagrado escritor Manuel Rui Monteiro que com base no seu poema tornado canção popular "Os meninos à volta da fogueira" o Lev'Arte nomeou este projecto em 2007.


A cobertura do evento esteve a cargo do programa Flash da TPA 2. Embora seja praxe desta vez por ser também véspera do Dia Mundial da Árvore* não foi acesa a tradicional fogueira na sua real existência, mas mais do que isso e para compensar, houve um incêndio cultural, uma explosão poética, ou seja, não faltou animação e fervura para saudar a existência da poesia entre os humanos.



Manuel Rui, com seu jeito brando e encantador, maravilhou os presentes ao declamar o famoso poema Namoro de Viriato da Cruz, quando lhe foi pedido para deixar uma palavra à nova vaga de poetas não fez mais senão declamar o poema Nossa força, escrito por ele aos dezanove anos enquanto estudante em Coimbra. A poetisa e escritora Ngonguita Diogo também se fez presente e mais uma vez abrilhantou a noite com a sua originalidade e fulgor.



Sendo assim passaram pelo palco os poetas Kardo Bestilo, Gino Sacra, Poeta Sem Sentimento, Fredson, Jojó Mundidi, Amélia de Melim, Kiokamba Cassua, o grupo infantil "As Ladissas" e alguns poetas estreantes (novos planetas) como Lucas Domingos, Bem-vinda e Matondo Paulino. A animação musical foi garantida pelos do levarteanos Nilton Setas e Wilmar Tembo, pelas duplas Jandiro e Osvaldo, Cheque-Mate e Arga Cena e pelos românticos Sílvio e Malaquias este que até então era conhecido apenas por ser o camera-man da equipa da TPA 2.



O final ficou a cargo da apresentação da peça teatral encenada pelo grupo Tata Yetu, denominada "O Poeta". Foi sem dúvidas uma actuação fora de série que pintou sorrisos rasgados nos rostos da plateia que ia ao rubro enquanto eles usavam o humor no seu estilo muito característico para relembrar a importância da poesia no seio da sociedade.



Definitivamente não havia maneira melhor, mais completa, pura e original de celebrar uma data de tão cordial importância não só para os poetas mas sim para todos e assim o Lev'Arte cumpriu pela Milésima vez o seu grandioso objectivo "Humanizar Através da Arte".




* O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado. (Wikipédia)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Grande Gala: Poesia Solidária - A voz poética da mulher (Spot Publicitário)

Poesia Solidária - A voz poética da mulher

www.youtube.com

Este é o Spot da Grande Gala: Poesia Solidária - A voz poética da mulher... Local: Hotel Trópico (Luanda) Data:Sábado, 26 de Março de 2011 Hora: 19:00 Convites a venda ao preço de 2000kz info: 917 05 15 50 e 927 00 17 80

http://www.youtube.com/watch?v=c_-yTpe_QkY


Projecto o Fado e a Poesia


É com muito rigor que chega uma vez mais um novo produto ao mercado angolano esforço de muito sacrifício e amor pela Cultura Nacional, é com bastante satisfação que vos trago o Projecto o Fado e a Poesia, que estará a disposição dos todos os amantes de poesia musicada no dia 27 de Março de 2011 a partir das 08h:00 da manhã.

 

Este álbum comporta 14 faixas poético-musicais e foi explicitamente feito a pensar em todas as mulheres apaixonadas de Angola e do mundo...

 

 

Ângelo Reis

"o poeta dos pés descalços"

 

 


Ondjaki lança - HOJE - livros em Luanda


                         Quarta-feira, dia 23
                 na Associaçao Chá de Caxinde, pelas 17h

                   a Nzila e a Texto lançam os livros

                      "O leão e o coelho saltitão"
                          (literatura infantil)

                                    e

                       "Dentro de mim faz Sul..."
                                (poesia)


                               de ONDJAKI


              tragam as crianças e os mais-velhos também...

       



Actividades Alusivas ao dia Internacional do Teatro

Trata-se do programa de actividades da Associacao Angolana do Teatro alusivo ao Dia Internacional de Teatro que, se comemora no dia 27.03.2011.

 

 

O referido programa, engloba no dia 26.03.  uma apresentação do Drama For Life que é um programa que nasceu em 2006 em Johanesburgo( África do Sul) com a ideia de estimular a utilização do teatro na luta contra o HIV em África(www.dramaforlife.co.za).

Para a referida  apresentação virão a Luanda o sr.Warren Nebe (Director de Programa e de Arte Dramática - Nacionalidade sulafricana) e o sr. Sr.Orlando Govo (coopera com o Drama For Life e é igualmente professor na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique -Nacionalidade moçambicana).

 

As duas pessoas acima mensionadas são convidados do Goethe-Institut Angola.

 

Pedimos que repassem igualmente a informação para a comunidade teatral e pessoas interessadas.

 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
O dia é comemorado em mais de 100 países.

Ao desconcerto do Mundo
Luís de Camões

Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos;
E pera mais me espantar,
Em mar de contentamentos
Os maus vi sempre nadar
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado.

Noite
Agostinho Neto

Eu vivo
nos bairros escuros do mundo
sem luz nem vida.

Vou pelas ruas
às apalpadelas
encostado aos meus informes sonhos
tropeçando na escravidão
ao meu desejo de ser.

São bairros de escravos
mundos de miséria
bairros escuros.

Onde as vontades se diluíram
e os homens se confundiram
com as coisas.

Ando aos trambolhões
pelas ruas sem luz
desconhecidas
pejadas de mística e terror
de braço dado com fantasmas.

Também a noite é escura.

AUTO-RETRATO
Bocage

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Nariz alto no meio, e não pequeno:
Triste de facha, o mesmo de figura,
Incapaz de assistir num só terreno,
escura De zelos infernais letal veneno
Mais propenso ao furor do que à ternura,
 Bebendo em níveas mãos por taça escura 
Devoto incensador de mil deidades, 
(Digo de moças mil) num só momento
 Inimigo de hipócritas e frades 
Eis Bocage, em quem luz algum talento
Saíram dele mesmo estas verdades
 Num dia, em que se achou cagando ao vento. 


A abelha que, voando, freme sobre

Ricardo Reis

A colorida flor, e pousa, quase

Sem diferença dela

À vista que não olha,
Não mudou desde Cecrops. Só quem vive

Uma vida com ser que se conhece

Envelhece, distinto

Da espécie de que vive

Ela é a mesma que outra que não ela.

Só nós - ó tempo, ó alma, ó vida, ó morte! -

Mortalmente compramos

Ter mais vida que a vida.

domingo, 20 de março de 2011

Quinta da Poesia

                       

No âmbito das festividades do mês da Mulher, o Movimento Literário Lev'Arte realizou na quinta-feira dia 17 de Março o seu habitual evento de entretenimento cultural no The King´s Club mas desta vez com o objectivo de homenagear e enaltecer a mulher em toda a sua serenidade, complexidade e beleza.

Kiocamba Cassua e Cátia Cabral foram os apresentadores e mais uma vez esbanjaram alegria, cumplicidade e dinamismo no desempenho de suas tarefas para garantir a vivacidade do evento.

Deste modo a actividade teve inicio pontualmente as 19 horas com a casa relativamente cheia e foi agraciada pela presença de artistas femininas dentre elas, as poetisas Zuline e Denise Cangandala e a romancista Rossana Da Piedade.

Na mesa Bicuda Lueji Dharma recebeu em seu informal mas ilustre palco a Jornalista Marcelina Dos Campos especializada na área de produção de programas televisivos, que numa conversa muito animada e esclarecedora, falou da sua experiência no Ramo da televisão, a convivência com a fama, os bastidores, e todo um conjunto de tarefas e cuidados que asseguram o sucesso de uma emissão televisiva perfeita. Visto que se tratou de um assunto a primeira vista interessante e que suscita curiosidade, a reacção da plateia foi a já esperada, estavam todos visivelmente atentos de ouvidos aguçados e olhos bem arregalados.

Contudo o sexo oposto não foi privado de declarar a sua admiração ao mulherio através da arte, pois também puderam dar o seu calor a noite cantando e declamando para as divas da humanidade, vozes como a de Wilmar Tembo, Nilton Setas, Júlio Matumina e Ésio foram ouvidas ecoar suavemente e espelhando sentimentos puros e simples como o amor e o afecto.

Os poetas António De Jesus, Afro Dieta, Yuri Magalhães, Dom Afonso de Sá, Banzo, Mauro e Molhado Artes também fizeram parte da festa interpretando temas envolventes que de uma forma ou de outra citavam a sublime existência da mulher.

No fim todos foram convidados a subir ao palco para então entoar o hino do Lev'Arte e ninguém melhor do que o seu autor para os acompanhar, sendo assim Wilmar foi também invocado para dar à performance um toque especial, e com o seu tom suave, doce e penetrante conduzi-la.

Foi assim que aconteceu mas uma noite com o Lev'Arte repleta das emoções calorosas e do brilho característico da mulher. 

 

Mira Clock

Aos 18 de Março de 2011


sexta-feira, 18 de março de 2011

Os Primeiros Passos da Rainha Njinga


O Escritor John Bella tem a honra de convidar-lhe para o lançamento do seu primeiro romance intitulado " Os Primeiros Passos da Rainha Njinga," que será realizado no dia 22-03-2011, terça-feira, as 17 horas e 30 minutos na União dos Escritores Angolanos.

Participe, a sua presença será a nossa satisfação.



POESIA À VOLTA DA FOGUEIRA 2011


Não perca “POESIA À VOLTA DA FOGUEIRA 2011 com o tema: Em Nome da Poesia, para saudar o dia mundial da Poesia.


Movimento LEV'ARTE

NOTA DE IMPRENSA

O Movimento LEV´ARTE no âmbito das suas actividades literárias e culturais, vai realizar no próximo dia 19 do corrente mês (sábado), às 17H30, no átrio da sede da União dos Escritores Angolanos, a 3ª edição de 2011 do projecto “POESIA À VOLTA DA FOGUEIRA 2011 com o tema: Em Nome da Poesia, para saudar o dia mundial da Poesia.

Para abrilhantar o evento teremos declamação de Poesia, teatro (com o Colectivo de Artes Tata Yetu), música ao vivo, exposição e venda de livros. Este evento destina-se a todos amantes, amigos, fazedores e interessados pela Arte.

O Movimento tem como principais objectivos: incentivar a escrita e a leitura e humanizar o comportamento das pessoas através da arte. Outrossim, já tem lançada uma colectânea poética, escrita por mais de 25 poetas, intitulada PALAVRAS. O Lev´Arte existe há 4 anos, realiza as suas actividades no Bairro Vila – Alice, no espaço King´s Club, todas as quintas-feiras, pelas 19 horas.

Local: União dos Escritores Angolanos

Data: 19 de Março de 2011

Hora: 17:30

Entrada: Livre

Contactos: 917 05 15 50 e 927 00 17 80

www.fazemosacontecer.blogspot.com

quinta-feira, 17 de março de 2011

POESIA SOLIDÁRIA – A VOZ POÉTICA DA MULHER


O movimento Lev´Arte realizará no próximo dia 26 de Março do corrente ano, no Hall da Piscina do Hotel Trópico, uma GALA sob o tema: POESIA SOLIDÁRIA – A VOZ POÉTICA DA MULHER, em homenagem ao mês de Março. Esta gala terá dois grandes objectivos:

Homenagear as mulheres fazedoras da arte da declamação e do canto.
Por outro lado, como o tema mesmo diz: Poesia Solidária, todas as receitas deste evento serão destinadas ao Lar de Acolhimento Padre Márcio, situado bairro Palanca de crianças acusadas de feitiçaria.

Nao falte! Para mais informações ligue para 917 05 15 50 e 927 00 17 80

Re-Inauguração Carpoli

sexta-feira, 11 de março de 2011

SIMPLESMENTE JOANA

LANÇAMENTO DO PRIMEIRO LIVRO DO ARTISTA, COMPOSITOR E ESCRITOR
 
VUM-VUM KAMUSASADI
(de sua graça de baptismo "Manuel do Rosário das Neves")
 
"SIMPLESMENTE JOANA"
 
O livro "Simplesmente Joana", primeira obra do agora também escritor VUM-VUM KAMUSASADI, um dos mais referenciados, renomados e destacado músico, compositor e cantor profissional angolano dos anos 60 e 70, nacional e internacionalmente, é um romance que retrata a história breve e pequena de uma humilde família angolana dos muceques da velha cidade de Luanda da época colonial.
 
EDITORA:
Chá de Caxinde
 
PREFÁCIO E ILUSTRAÇÃO:
Eleutério Sanches 
 
PÓSFACIO:
Isabel Freire
 
APRESENTAÇÃO:
Justino Pinto de Andrade
 
 
HORA, DATA E LOCAL DA APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DO LIVRO:
 
18H00
Quinta-feira, 17 de Março de 2011
Espaço Verde Caxinde
(junto ao Cine Teatro Nacional)
 
Coktail para convidados, poesia e música de VUM-VUM KAMUSASADI acompanhado pelos consagrados:
 
RUI CÉSAR
(Piano)
CARLITOS VIEIRA DIAS
(Guitarra)
BUSSO
(Percursão)
 
(Não perca a oportunidade de adquirir um exemplar do livro autografado pelo autor)

Resumo

«Quando aqui não estás
o que nos rodeou põe-se a morrer

a janela que abre para o mar
continua fechada só nos sonhos
me ergo
abro-a
deixo a frescura e a força da manhã
escorrem pelos dedos prisioneiros
da tristeza
acordo
para a cegante claridade das ondas

um rosto desenvolve-se nítido
além
rasando o sal da imensa ausência
uma voz

quero morrer
com uma overdose de beleza

e num sussurro o corpo apaziguado
perscruta esse coração
esse
solitário caçador»


Al Berto

Fonte: http://olhares.aeiou.pt/nostalgia_foto4455986.html

PANGEIA INSTRUMENTOS

ESPECTÁCULOS de VICTOR GAMA em LUANDA

PANGEIA INSTRUMENTOS

 

O Instituto Camões

Centro Cultural Português

Convidam V. Exa A Assistir Aos Espectáculos

De VICTOR GAMA A Realizar Nos Dias 16 e 18

De Março Pelas 19h No Auditório Pepetela.

 

Entrada é Gratuita Na Medida dos Lugares Disponíveis

 

 




X da Questão no Espaço Bahia

BAHIA dos SONS

no Espaço Bahia

 

 

 

APRESENTA

 

"X da Questão & Cérebro"

 

11 de Março – Sexta – Feira – 22 Horas

 

 

X da Questão é MC e compositor. O artista vai apresentar durante este mês de Março (todas as sextas-feiras) o show denominado "Ponto de Interrogação" e terá o suporte da Banda Cérebro.

 

 

Contamos com a sua presença.

 

Bilhetes à venda no local ao preço de 1000 Kwanzas

 

T.: 924 20 58 22/222 370 610

Espaço Bahia – Av. 4 de Fevereiro, 183 – Luanda

 


 

HORIZONTES

DANIEL SAMBO-RICHTER

 

HORIZONTES

 

 

 

Temos a honra de convidar V. Exª e acompanhante(s) para a vernissage da exposição "Horizontes", a ter lugar quinta-feira, 17 de Março, às 19h00, no Teatro Elinga.

 

We are pleased to invite you and your friends to the opening of the exhibition "Horizontes" on Thursday, March 17, 7 pm, Teatro Elinga.

 

 

17.03. - 02.04.2011 

 

 

Teatro Elinga

 

Largo Tristão da Cunha, nº 17,1º

Luanda - Angola

(por trás do edifício sede do BPC)

email: elingateatro@gmail.com, tel: 937384883

 

Horário de abertura

Segunda-feira: 11h00 - 18h00

De terça-feira a domingo: 15h00 - 23h00

 

 

 

Sponsored by



Caríssimo(a):

 

A Mayamba Editora e o autor Jonuel (José) Gonçalves  têm a honra de o convidar a assistir ao lançamento dos livros:

Relato de Guerra Extrema seguido de Fragmentos de outros Extremos (romance), com a apresentação de Luisa Fançony, jornalista e directora da LAC e Franco Atiradores - informal e espontâneo nas vias de abertura em Angola (ensaio autobiográfico e história política contemporânea), com a apresentação de Paula Simões, a realizar-se no:

 

Dia: 12 de Março de 2011 (Sábado)

Hora: 10H00, - PROGRAMA EM DIRECTO BOM -DIA-BOM-DIA, de Mateus Gonçalves

Local: LAC - Luanda Antena Comercial

 

SINTA-SE CONVIDADO

 

O Editor

Arlindo Isabel

 

 

A Mayamba Editora anuncia dois lançamentos em simultâneo dos livros

Franco Atiradores - Informal e Espontâneo nas vias de abertura em Angola

Apresentação: Paula Simons, jornalista e deputada à Assembleia Nacional

E

Relato de Guerra Extrema, seguido de fragmentos de outros extremos

Apresentação: Luísa Fançony, Directora Geral da LAC - Luanda Antena Comercial

 

Local - Rádio LAC

Em simultâneo durante o Programa BOM-DIA-BOM-DIA,

 

Dia: 12 de Março (sábado)

Hora: 10H00

 

Sobre o Livro FRANCO ATIRADORES  INFORMAL E ESPONTÃNEO NAS VIAS DE ABERTURA EM ANGOLA:

Esta é uma história à margem dos parâmetros habituais porque foca minoritários em vários sentidos do termo. Além disso, é história de pessoas envolvidas na luta política com risco de vida, mas que não pretendiam tomar o poder. Mesmo limitados a pequenos grupos, pretendiam suscitar instituições de grande convivência humana.

Nas últimas décadas, em várias partes do mundo, tem vindo a aumentar o interesse pelo estudo das minorias políticas, culturais ou comunitárias, sobretudo quando são sujeito ou objecto de ocorrências que as transcendem.

Não pretendendo tomar o poder, o seu objectivo é estimular mentalidades que pressionem em defesa do campo popular e garantam a abertura como norma de relacionamento social, construção cultural e atitude política. 

 

Sobre o Autor:

Jonuel Gonçalves após anos de militância pela independência e pelos direitos humanos e de muitas pesquisas sobre a economia e sociedade, este economista e autor desta obra, faz um balanço de décadas de experiências de mais de meio século na História de Angola. Segundo o autor, trata-se de um contra-relato para que não fossem ignorados elementos que ajudam a compreender acontecimentos que ocorreram, ocorrem ou vão ocorrer.

Presentemente vive no Rio de Janeiro ( Brasil) e é professor da Universidade do Estado da Bahia ( UNEB) em Salvador, e pesquisador do Centro de Estudos da Educação e Desenvolvimento em Ondjiva, Kunene

 

 

Público alvo: Público em geral

Sobre o Livro RELATO DE GUERRA EXTREMA seguido de FRAGMENTOS DE OUTROS EXTREMOS

Constituído por vários relatos, Histórias de Vida e outras emoções , vivências de violência social diferentes entre si, este livro, de leitura imprescindível, espelha bem a realidade de quem a viveu, sentiu e sobreviveu.

 

Sobre o Autor

 Jonuel Gonçalves com 15 anos, escreveu um artiguinho de jornal. Um ano depois com um grupo de amigos, começou a difundir panfletos contra o colonialismo e, como tinham muitos leitores, aproveitou para escrever alguns. Percorreu o mundo, com vários nomes e pseudónimos, até que a situação mudou e voltou a Angola.

 

 

 

 

Público alvo:  Público em geral e para todos aqueles que estão atentos

 

 

 

 

 

 

SINTA-SE CONVIDADO!  Dia 12 de Março, pelas 10H, esperamos por si.

 

 

 

A Galeria de Arte Celamar e a Fundação LR Arte e Cultura Realizam a 8ª Edição da Amostra D´Arte Mulher

Abertura foi(será) no dia 10 de Março, às 18h30, na Galeria de Artes Celamar

 

Em saudação ao dia Internacional da Mulher a Fundação LR Arte e Cultura e a Galeria Celamar realizam a partir desta quinta-feira (10 de Março) a 8ª Edição da Amostra D´Arte Mulher 2011, que reúne uma exposição artísticas produzidas por artistas femininas de países como Angola, Brasil, Portugal e França.

A 8ª Edição da Amostra D´Arte 2011 é um evento que já faz parte do calendário de actividades da Galeria Celamar, em Luanda, e que conta com o patrocínio da Fundação LR Arte e Cultura. “Apoiar as actividades culturais da Galeria Celamar é um dos objectivos da Fundação LR Arte e Cultura, é assim que incentivamos o desenvolvimento do cenário artístico e contribuímos para a valorização da cultura Angolana”, afirma a Directora da Fundação, Michal Goren

“Para nós da Fundação LR Arte e Cultura esse evento é muito especial, é a oportunidade de homenagear e presentear todas as mulheres do mundo, representadas aqui pela mulher angolana, símbolo de força, trabalho, família, inteligência e, principalmente, de sensibilidade e paz”, declara Jorge Marques, Director Geral do Grupo LR em Angola.

Segundo a Directora da Galeria Celamar, Marcela Costa, trata-se de um momento para reconhecer o quão grande e valorosa é a vida de uma mulher. Mas é também um momento para reflectir seriamente sobre o potencial artístico da Mulher, e dos benefícios que elas devem usufruir.

A 8ª Edição da Amostra D´Arte 2011 aguarda a visita de todos os cidadãos até ao dia 31 de Março, de Terça-feira a Domingo, das 9h00 às 17h00 com entrada gratuita.

 A Galeria Celamar fica localizada na Avenida Mortala Mohamed-I, à Ilha de Luanda.

 

Sobre a Fundação LR Arte e Cultura

A Fundação LR Arte e Cultura representa o contribuito de responsabilidade social do Grupo LR de Israel, presente em Angola há quase 20 anos.

A Fundação desenvolve dezenas de actividades voltadas para a cultura, educação e a saúde, com objectivo de valorizar e preservar a cultura de Angola, em suas várias formas, seja música, literatura, pintura, dança, fotografia e tratamento médio especializado.

Na área de educação, a Fundação LR Arte e Cultura conta com um importante projecto instalado na sua sede, no centro de Luanda, onde está equipada com uma biblioteca, uma sala de informática, um espaço em que se contam estórias, que serve as escolas da área e cujas portas estão abertas para todos os cidadãos, gratuitamente, na Rua D. Antonia de Saldanha, Nº 34/ 36,  Ingombotas, Luanda.  

No âmbito das artes, a Fundação LR Arte e Cultura apoia  a Galeria de Artes Celamar, os projectos da Universidade Metodista, bem como os artistas Sebastião Cassule, Francisco Jr. Domingos Gonçalves, Nok Nogueira, Emilio Miguel Casimiro, Fernando Nunes entre outros.

Na área da saúde, a Fundação LR Arte e Cultura é responsável pelo Projecto Save Child´s Heart (Salve o Coração de uma Criança), ao abrigo do qual já foram enviadas para tramanto médico em Israel cerca de cem crianças que padecem de doenças cardíacas, onde realizam as respectivas cirurgias, regressando a casa saudáveis.