sábado, 4 de maio de 2013

Projecto Tsikaya - comunicado de imprensa


COMUNICADO DE IMPRENSA

Tsikaya - Músicos do Interior
Huambo 2013


O projecto Tsikaya - Músicos do Interior decorre este ano na província do Huambo e pretende promover e divulgar os músicos que vivem e desenvolvem o seu trabalho musical no meio rural em Angola. O projecto é uma parceria entre a PangeiArt, a UNAC-Huambo e as Brigadas Jovens da Literatura e conta com o apoio da fundação holandesa Prince Claus Fund.

Iniciado em 1997 pelo musicólogo e compositor angolano Victor Gama, o projecto Tsikaya tem como objectivos abrir canais de comunicação e divulgação aos principais actores culturais na área da música no meio rural, através da documentação do seu trabalho por meio de gravações de campo realizadas em torno das suas comunidades, e ainda a criação de um arquivo digital do material gravado que serve como meio de preservação, divulgação e investigação da música do interior de Angola. O arquivo pode ser visitado online através do site www.pangeiart.org. O projecto visa também o desenvolvimento de capacidades por forma a promover a continuidade e renovação dos processos de criação próprios do meio rural beneficiando simultaneamente os músicos e compositores participantes bem como a recuperação e continuidade dos instrumentos musicais tradicionais.

No Huambo o projecto decorre através das Huambo Música Sessions, sessões de gravação com músicos locais que têm decorrido no auditório da Delegação Provincial da Cultura com o apoio do seu director, o Dr. Pedro Chicanga, e dirigidas pelo director da UNAC - Huambo, Pascoal Pedro Nhanga e o director e iniciador do projecto Victor Gama. As sessões de gravação são complementadas com gravações de campo com grupos de cidades e povoações próximas como o Grupo Katiavala do Bailundo ou o Grupo Agostinho Neto do Belém do Huambo.

No âmbito das Huambo Música Sessions participaram entre outros os músicos Carlos África, o duo Alimba Okimbo, a cantora e bailarina Bela Esanjo e a Banda Crescente. Tsikaya - Huambo vai decorrer até ao final de 2013 com a participação do percussionista e compositor Colombiano Pedro Ojeda, que deverá visitar o Huambo em Setembro.

Por seu turno, Victor Gama viaja para a Colômbia em Maio para implementar o projecto naquele país, numa parceria com a organização artística Mas Arte Mas Acción baseada em Bogotá. A internacionalização do projecto deverá permitir promover os músicos angolanos não sómente na Colômbia mas em toda a América do Sul. O projecto prevê ainda o lançamento de um CD de compilação dos músicos participantes previsto para o último trimestre de 2013.



CONTACTOS
Victor Gama - direcção artística
Tm: 91 2600172
pangeiart@gmail.com
victorgama@pangeiart.org
www.tsikaya.org

Sem comentários: