quarta-feira, 14 de março de 2012

Zarpante e Lev´Arte: Parceiros pela arte!


Prezados parceiros do Lev´Arte, prezados leitores do blog "Fazemos Acontecer",
Somos Anne-Charlotte Louis (franco-portuguesa) e Henrique Moretzsohn de Andrade (brasileiro). Representamos Zarpante que é uma plataforma de financiamento coletivo e de criação colaborativa para os projetos relacionados com arte, cultura e património lusófonos. O URL da nossa plataforma é o seguinte: http://www.zarpante.com.
Zarpante é uma empresa portuguesa sediada em Matosinhos (Portugal). Apesar da sede ser em Portugal, trabalhamos, graças a uma língua comum, com pessoas espalhadas pelo mundo! 


O financiamento coletivo é o ato de arrecadar fundos para a realização de projetos por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento: pessoas, empresas, ONGs, etc. em troca de recompensas.
Exemplo de projeto financiado com êxito em nossa plataforma: O artista brasileiro Penna Firme arrecadou 1.460 euros por meio de Zarpante para gravar o clipe da sua música “Um Corpo Só”. Mecenas dos seguintes países contribuíram: Angola, Brasil, Portugal, França, Itália, Holanda e Estados Unidos.

Para saber mais sobre o financiamento coletivo, basta acessar o link seguinte: http://zarpante.com/pg/como-funciona-4.

- A criação colaborativa é um modelo de produção que utiliza a inteligência, a criatividade e os conhecimentos coletivos de voluntários espalhados pela Internet para realizar projetos.


Exemplo de concurso trabalharte: recebemos uma encomenda de uma empresa portuguesa para um trabalho criativo. Trata-se da realização de um logótipo e de um website para apresentar uma empresa e suas atividades: 5 páginas e 2 versões (uma em português e uma em inglês). A pessoa cujo esboço foi escolhido receberá 1.344 euros (IVA não incluído) pela realização do trabalho.
Para saber mais sobre trabalharte, basta acessar o link seguinte: http://zarpante.com/pg/pg-trabalharte-51-51.

Estas duas actividades são novas formas de produção, distribuição, e captação para projetos! Graças as novas tecnologias Zarpante busca incentivar a interatividade entre os povos dos países lusófonos, reduzindo a distancia geográfica e aumentando a co-produção cultural e a democratização desta!
Zarpante teve a honra de ser entrevistado pelo Jornal Publico de Portugal e pela RTP Africa no programa Rumos.


Existe um real interesse por parte de artistas e apreciadores espalhados pelo mundo: afinal somos mais de 250 milhões de pessoas a falar português no mundo!  Por outro lado cada vez mais parcerias culturais tem sido estabelecidas! É por exemplo o caso de nossa parceria com o Movimento Lev'Arte de Angola!


Uma parceria que leva já alguns meses mas que é jovem assim como nossa plataforma que fez cinco meses de vida em fevereiro de 2012! Neste tempo estudamos sem parar o mercado cultural de língua portuguesa e fizemos varias amizades com artistas, parceiros e apreciadores! Estas amizades, nos deixam com a certeza de que, pouco a pouco projectos cada vez mais estruturados e vindos dos horizontes mais variados, estarão presentes em nosso site!


Acreditamos na força cultural e artística do povo angolano e temos total confiança em uma Angola cada vez mais presente no cenário internacional mundial!
Por isto nos parece essencial para uma plataforma como a nossa dirigida a lusofonia e a suas representações artísticas e culturais, estabelecer parcerias duradouras em vosso pais!
Por outro lado nos identificarmos com objetivos de Lev'Arte como por exemplo : 
  1. Incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura
  2. Promover o intercâmbio cultural entre os distintos atores da arte a nível global.
Para trabalharmos juntos no sentido destes objetivos nos parece muito importante esta parceria com Lev'Arte, e acreditamos que em um futuro próximo possamos co-produzir  graças a nossa parceria, vários projectos com um valor cultural para as sociedades dos distintos países lusófonos! Por tudo isso e para que construam o caminho connosco, convidamos a todos os leitores, parceiros e apreciadores de Lev'Arte. 

Para que se inscrevam gratuitamente em nosso site no link seguinte : http://www.zarpante.com/register ! Após completar um rápido formulário terão acesso a todas nossas actividades e passarão a fazer parte da família Zarpante!

Sem comentários: