quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brasil-Portugal

Ministério da Cultura - Lara Aliano

Países firmam parcerias para a promoção da Língua Portuguesa e da Cultura.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, está em Portugal para tratar da promoção da Língua Portuguesa e das culturas de ambos os países. A agenda oficial do primeiro dia da viagem, terça-feira, 18 de maio, traz novidade para a programação cultural brasileira ainda neste ano: o 3º Festival de Teatro de Língua Portuguesa. Os espetáculos serão realizados no Rio de Janeiro, de 14 a 25 de julho, com companhias da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil.

A iniciativa firmada entre Juca Ferreira e a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, fortalece as propostas brasileiras voltadas para a promoção do intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. O plano de intenções do Ministério da Cultura para as reuniões no país luso, assim como a política de trabalho do Instituto, prioriza a divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e a promoção do português como língua de comunicação internacional.

Ainda na terça-feira, à noite, o ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, também participou de um jantar de trabalho oferecido pela nova ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas. Nesta quarta-feira, dia 19, eles tiveram o primeiro encontro para discutir trabalhos de cooperação bilateral na área cultural durante a Reunião de Ministros da Cultura na X Cimeira Luso-Brasileira.

O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também encontra-se em Lisboa, onde participa da cúpula entre os dois países. Leia mais.

Prêmio Luís de Camões 2009

À noite, no âmbito da X Cimeira Luso-Brasileira, o presidente Lula da Silva e o ministro Juca Ferreira participam da solenidade de entrega do Prêmio Camões 2009, concedido anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O vencedor desta edição é o escritor cabo-verdiano Armènio Vieira, que receberá prêmio no valor equivalente a €100.000,00 (cem mil euros). Vieira foi escolhido em reunião realizada no Brasil, em junho do ano passado.

O Prêmio Luís de Camões foi instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal e tem como objetivo valorizar o trabalho de autores de língua portuguesa que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário da língua comum e estreitar os laços culturais entre os países lusófonos, através da premiação de seus escritores mais representativos.

Sem comentários: