terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Lev´Arte em Malanje
















Wilmar Tembo

Sabemos que cada momento faz historia e que desta servimo-nos para lembrar, viver ou Fazer Acontecer, para que o mundo não se esqueça, para que nossa gente não careça dos elementos que elementos que tornam grande nossas vidas, nosso país, nossa cultura, num 8 de Janeiro.

8 de Janeiro dia em que nós angolanos lembramos com maior intensidade as nossas culturas e preparamos uma vela de modos a parabenizar mesmo com varias acções do âmbito cultural, promovidas com a intenção de rejuvenescer toda aquela informação, rituais, e outros que identificam o nosso berço cultural.




Dentro desta senda o Lev´Arte como não podia ficar de fora, a seu jeito, deu também o seu contributo na comemoração deste dia. Dentro dos seus objectivos, como o incentivo a leitura, o Lev´Arte a convite do Governo Provincial de Malanje apresentou e autografou o livro Controverso. Na mesa de apresentação da obra estiveram presentes, Kardo Bestilo autor da obra, o vice governador da província Gaspar Neto e o professor Gaspar Beça, que fez a apresentação da obra.

O público que assistiu a apresentação envolveu-se claramente com o momento, apresentando suas inquietações com bastante firmeza e atenção, mesmo com pouco tempo de contacto com o livro, dentre as quais a questão, “de Angola da onde?” questão esta que surge na descrição do perfil de Kardo Bestilo. Sendo um povo que claramente deixa perceber que tem uma rigorosidade na identidade geográfica e cultural de cada indivíduo.

De Kardo a questão mereceu a resposta devida, onde Kardo defende ser de Angola por beber de muitas experiências desta terra, sapateando os caminhos de Cabinda ao Cunene, para que Controverso, projecto de mais de 180 paginas preenchidas com poesia, fosse concluído. Mas disse ainda que Kussi Bernardo nascido em Luanda tem as suas origens paternas fixas em malanje.

O Lev´Arte não só levou Controverso para terra das palancas, mas também levou a obra Gita e Outros Contos de Marta Santos, um livro de contos, declamação de poesia, com Kardo Bestilo, Tony Kapuete e musica com Wilmar, todos estes elementos do mesmo movimento ou como preferencialmente gostam de ser chamados Levarteanos.

Desta oportunidade o Lev´Arte serviu-se para fazer com que a dificuldade que se tem em adquirir livros, não tivesse a mesma preocupação para os malanjinos neste dia.

De braços abertos fomos recebidos e com abraços calorosos, nos despedimos da cidade prendada de uma beleza natural e de bons leitores.

Sem comentários: