terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Chá de Caxinde considera justa homenagem a Ruy Duarte de Carvalho

Presidente da Associação Chá de Caxinde elogia Ruy Duarte de Carvalho

Luanda – O presidente da Associação Chá de Caxinde, Jacques dos Santos, afirmou segunda-feira, em Luanda, que o antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho é digno e merecedor da Semana Cultural a ele dedicada, pela sua organização e pelo Instituto Camões, por ser um homem "erudito" e conhecedor da história universal.

Falando à imprensa, no final de uma conferência sobre "Conquistas e Reconquistas de Luanda", orientada pelo homenageado, o responsável disse valer a pena escutar os testemunhos do também escritor, com o qual se pode aprender sobre a história do país.

"Estamos em presença de um homem erudito, que conhece bem aquilo que diz. Acho que vale a pena estarmos aqui, pois saímos enriquecidos com a brilhante palestra por ele proferida. Essa homenagem, há muito tempo que já era merecida por esse grande escritor, antropólogo, cineasta (…)", expressou Jacques dos Santos.

Para si, é um grande orgulho associar-se ao projecto de homenagear o artista, que vai puder "dividir", ao longo da semana, vários depoimentos sobre a cultura angolana e africana, com outros pesquisadores estrangeiros convidados pela organização.

"Estamos aqui com muito orgulho, a partilhar com o Instituto Camões esse momento grande que já devia ter sido proporcionado. Vamos ter, nos próximos dias, a presença de especialistas portugueses e angolanos, que vão debater a obra de Ruy Duarte de Carvalho, no domínio da antropologia, história, cinema e literatura", informou.

Jacques dos Santos disse que a semana vai permitir ao público conhecer parte da obra do artista, homenageado no âmbito das festividades do 433º aniversário da Cidade de Luanda, celebrados a 25 de Janeiro último.

Fonte: Angop

Sem comentários: