quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

RUY DUARTE DE CARVALHO HOMENOGEADO NUMA SEMANA CULTURAL EM LUANDA

João Pignatelli

RUY DUARTE DE CARVALHO HOMENOGEADO NUMA SEMANA CULTURAL PELO INSTITUTO CAMOES-CENTRO CULTURAL PORTUGAL E PELA ASSOCIACAO CULTURAL E RECREATIVA CHA DE CAXINDE.



3 DE FEVEREIRO DE 2009




PARA PUBLICACAO IMEDIATA



O Instituto Camoes-Centro Cultural Português (IC-CCP) e a Associação Cultural Chá de Caxinde anunciam uma semana de actividades culturais dedicadas ao prestigiado escritor angolano, Ruy Duarte de Carvalho. As cinco actividades contarão com a presença do próprio escritor, do Comissario Prof. Fernandes Dias, e do outros intelectuais e investigadores nacionais e estrangeiros.



As actividades terão inicio com a conferencia “Conquistas e Reconquistas de Luanda” a ser proferida pelo próprio autor no dia 9 de Fevereiro no Clube Náutico na Ilha de Luanda pelos 18h00.



A exposição internacional, “Essa Maneira de Convocar Tudo” será inaugurada no Instituto Camões – Centro Cultural Portugues no dia 10 de Fevereiro e trata duma abordagem caleidoscópica a totalidade da obra de Ruy Duarte de Carvalho, que permitira ainda conhecer os testemunhos das suas viagens pelo continente africano e, também, pelos sertões brasileiros. Assim e composta por 4 núcleos: uma instalação sobre a forma de “videowall” introduz a exposição, com visionamento de livros e leituras de excertos, fotografias de e com o escritor. No espaço Brasil são projectadas fotografias de Daniela Moreau que acompanhou o escritor na sua viagem pelos sertões brasileiros. No núcleo Lugares de África, uma selecção de fotografias de Ruy Duarte de Carvalho são conjugadas com frases dos livros, bem como desenhos feitos pelo autor em diversos locais: Samba, Namibe, Namíbia, Cabo Verde.


Finalmente numa secção dedicada ao cinema documental apresentam-se diversos documentários realizados pelo cineasta entre 1975 e 1982, e ainda fotografias de rodagem e de cena destes filmes, da autoria de António Ole, Robert Kramer e Rute Magalhães.


Nos dias seguintes intelectuais angolanos e portugueses irão, com o publico em Luanda, debater os temas mais marcantes de obra de Ruy Duarte de Carvalho. Estas duas conferencias de, “Antropologia, Historia e Imagem” e “Literatura” tem entrada livre e decorrerão no Auditório Pepetela no IC-CCP nos dias 11 e 12 de Fevereiro pelas 16h00, respectivamente.
A semana encerrara no dia 13 de Fevereiro com um Jantar de Homenagem a Ruy Duarte de Carvalho no Espaço Verde do Chá de Caxinde. A jantar tem inicio pelos 20h00.
Todas as actividades estão abertas ao publico.

Para informações adicionais, contactar:
Instituo Camoes-Centro Cultural Portugal
Avenida de Portugal 50
Telefone: 222 390545
Email: icamoes-ccluanda@iol.pt
Pagina Web: www.embaixadadeportugal-luanda.com.pt/
Associação Chá de Caxinde
Avenida 1 Congresso MPLA, 20-24
Telefone: 222 390 936
Email: chacaxinde@netcabo.co.ao


Biografia de Ruy Duarte de Carvalho: Ruy Duarte de Carvalho e um dos mais prestigiados escritores do mundo lusofono, Passou a infância na Província do Namibe cuja paisagem, espaços físicos e sociais ocupam ainda hoje um lugar privilegiado nas suas actividades de escritor e investigador em antropologia. De 1961 a 1974 trabalhou como engenheiro técnico agrário em cafeicultura, pecuária e fabricação de cerveja. Em 1972, publicou em Luanda o primeiro livro de poesia. De 1975 a 1981, realizou filmes para a Televisão Publica de Angola e para o Instituto de Cinema Angolano. Em 1982 obteve com um filme, Nelisita, e com um texto académico contra o cinema dito etnográfico, o diploma da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris. Doutorou-se também ai em 1986, em antropologia social e etnologia, com uma tese sobre a producao da diferença cultural entre os pescadores da costa de Luanda.


Desde 1987 tem ensinado antropologia em Angola, na Universidade Agostinho Neto, no Brasil na Universidade de São Paulo e em Portugal, na Universidade de Coimbra e inquirido sobretudo junto de sociedades pastoris e agropastoris de sudoeste de Angola, e do noroeste da Namíbia. Tem publicado cerca de duas dezenas de livros de poesia, ficção, viagem e ensaio. Reside em Angola e viaja com frequência.

Sem comentários: