sexta-feira, 26 de junho de 2009

Humanidade ganha mais um Patrimônio Histórico-Cultural

O município caboverdiano de Ribeira Grande de Santiago, mais conhecido como Cidade Velha, conquistou nesta sexta-feira, dia 26 de junho, o título de Patrimônio da Humanidade.


Em reunião em Sevilha, Espanha, a Unesco decidiu pela inclusão da Cidade Velha, que contou com o voto favorável de diversos países como Brasil, Espanha, Cuba, Estados Unidos, Nigéria, Kenya, Israel, China, Peru, Austrália, Egito, entre outros.


Em nota, a Câmara da Ribeira Grande de Santiago agradeceu o apoio recebido e destaca que esta é uma conquista de todo o povo caboverdiano, pois foi com base no esforço da coletividade que este título foi alcançado. Destaca ainda que o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade não é o fim de um caminho, mas o início de uma longa jornada para a preservação e o desenvolvimento, tendo como alicerces a Cultura, a História e o Patrimônio.


A Cidade Velha foi a primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos e primeira capital de Cabo Verde, quando era chamada de Ribeira Grande. Mudou de nome para evitar ambigüidade com uma povoação de outra ilha. A cidade nasceu e desenvolveu-se por conta do tráfico negreiro e hoje é uma das sete maravilhas do mundo lusófono.

Sem comentários: