quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma Quinta-Feira Poética

Alice Cruz

Mais uma vez o Movimento Lev'Arte não fugiu a regra e quinta-feira levou a poesia e muito mais, ao encontro dos amantes da Arte.

O Auditório Pepetela da Embaixada Portuguesa ficou pequeno diante do número de pessoas que acolheu.

Cento e setenta e oito pessoas participaram da actividade na noite de Quinta-Feira, 28 de Maio de 2009.

As actividades foram marcadas pelo "à-vontade" em palco dos artistas, pela óptima recepção por parte do público e pela apresentação de fotografias dos eventos já realizados e em especial da inauguração do Movimento Lev´Arte Brasil.

Durante a actividade, o grupo de Hip Hop mostrou todo o seu romantismo ao interpretar uma linda canção dedicada a alguém especial...Hum...surpreendeu mesmo!

O Poeta mais baixo do movimento ofereceu um poema aos presentes com o título "Somos Um". De certeza que a mensagem foi retida: independentemente do que somos ou do que temos, somos filhos da mesma mãe...África! Grande Sacramento!

Baby Stiller e a Kátia, que agora é chamada de 50 Cent (isto é para quem pode)... fizeram uma dupla ao expressarem os sentimentos da alma, uma análise sobre os delírios da alma, principalmente da apaixonada.

E o poeta Kitumba com toda sua energia mostrou a sua insatisfação em relação a presente sociedade. Mas bem lá no fundo carrega consigo a esperança de um novo amanhã, de uma sociedade melhor em que a prioridade será o amor, a compreensão, a união e a solidariedade ao próximo. Parece impossível, mas não é difícil! Aliás, para o Lev'Arte não existe impossíveis.


Vladmir Gonga acompanhou os poetas com todo o seu talento. Também o que podia se esperar de um homem que toca com alma?

Momento erótico na arte! Já é do conhecimento de todos os que frequentam os eventos levarteanos, que esta área está a cargo da nossa Jandira Malícia. Com os poemas "É tudo truque" e "Código", fez com que o público vibrasse de alegria. Agora resta saber se foi mesmo alegria ou espanto pelas palavras pronunciadas pela poetisa...assunto para abordar nos próximos artigos.

O humor também faz parte dos nossos encontros. Timajó (Joãozinho boca de cantor) surpreendeu com o seu charme social (ele já tem o charme, não é querer aqui denegrir a sua imagem), mas naquela noite ele estava muito mais. Muito bem apresentado com um fato a maneiras. Mas mesmo assim, com aquele jeitinho inocente fez das suas e não assumiu as consequências...o público matava-se a rir, com aquele companheiro, o galã Lord Nilo, piorou a situação. Aquela dupla contou piadas mega animadas e mostrou o seu outro lado...a música. Lord Nilo assumiu o microfone e o Joãozinho a guitarra (só visto). Momentos únicos que ficam para sempre na recordação.

Ainda há mais...O quarteto: Rui, Milton, Zeizolde e Mukanda, deu um show jamais visto. Expressaram com o corpo e a mente tudo o que lhes vinha a alma. Utilizaram expressões como: Então é assim que a africana se expressa..., Deixa-me amar-te da minha forma selvagem..., Se o meu corpo é a arma a minha língua é o gatilho…, e a expressão que provocou pânico na sala: Estou com bolas de saudades...Sem palavras para comentários!

Nos minutos que nos separavam do fim de mais um encontro o grupo Mona Mwazanga também contribuiu para que a plateia desse gargalhadas infinitas, aquelas de doer a barriga...contando ninguém acredita!

O melhor mesmo é não perder nenhuma actividade. Você só sai a ganhar: aprende, ri, chora, partilha, ensina...enfim... uma troca infinita de sentimentos e conhecimentos que o ajudam a evoluir para melhor.

Sem esquecer que aquela noite do dia 28 foi uma noite especial para todos porque uma parte de nós completou mais um ano de vida e um ano no movimento!

Desejamos tudo de bom e que tenha sempre esta força de colaborar, de dar o seu calor para levar a arte cada vez mais longe. Mira Clock, parabéns e que este dia se repita por muitos e longos anos! Felicidades... esperamos sinceramente que consigas concretizar todos os teus sonhos.

Lev'Arte...sempre disposto a levar a arte para onde você estiver!

Sem comentários: