quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

É TEMPO DE CRIANÇA

Nestes dia agitados e mecanizados que vivemos às vezes nos esquecemos de apreciar as coisas mais simples e puras que a vida instantaneamente oferece, tal como o sorriso de uma criança ou a beleza de uma flor.

Nos esquecemos tanto, que estas coisas vão se extinguindo do nosso redor sem sequer percebermos e se por alguma ironia do destino ou obra do acaso nos lembramos ainda que vagamente da importância crucial da sua existência, ficamos de mãos atadas sem saber o que fazer, ou sentimo-nos perdidos sem saber para que direcção seguir e deste modo nada fazemos, continuamos a viver os nossos dias embora mais carregados de culpa.

Contudo, felizmente, existem pessoas colectivas ou instituições como o Movimento Literario Lev´Arte, que criam formas de nos ajudar a conservar cada sorriso e cada flor. Como exemplo disso este movimento em parceria com a casa de cultura BRASIL-ANGOLA realizou um evento no passado dia 12 de Dezembro de 2009, denominado ´´ É natal é tempo de criança´´ no intuito de proporcionar á algumas crianças um natal diferente, recheado de diversão, informação, amor e muitos presentes, este evento foi possível pela doação de brinquedos efectuada pelos membros do Moviento Lev´Arte pelos trabalhadores e alunos do instituto médio técnico IMIL e por outras doações anónimas direccionadas para fins diversos.

O acto que durou 3 horas (tendo iniciado as 14:30min e terminado as 16:30min) e que reuniu aproximadamente 300 crianças dais quais pelo menos 30% vinha do Lar Padre Horácio e 10% eram crianças de rua, sendo que o restante eram crianças vindas de algumas comunidades desfavorecidas e outras faziam parte do elenco artístico, este que era composto por grupos de dança, pequenos declamadores e os Colectivos de Artes “Teatro Infantil” Tata Yetu e Pedro Beljo teve lugar na União dos Escritores Angolanos.

Foi uma tarde fantástica e muito divertida para as crianças com jogos brincadeiras, canções de roda e ouviram atentas a uma história contada por Tessa, coordenadora da casa de cultura Brasil Angola para a área infantil, e a explanação e de temas pertinentes como a higiene corporal e o respeito pelos adultos, efectuada por alguns membros do Movimento Lev´Arte. Por cada apresentação no palco os pequenos recebiam presentes e até aqueles que não participaram directamente recebiam presentes só pelo facto de serem crianças.

A revista infantil Brilhante fez a cobertura do acontecimento, fotografando a alegria estampada em cada rosto inocente, e entrevistando os pequenos para saber deles o que achavam do natal e todos declaravam de formas diferentes a mesma coisa, para eles o natal devia ser só alegria e paz.

Definitivamente iniciativa como estas, não devem ser esquecidas ou ofuscadas, devem é ser referenciadas e desenvolvidas. Desta feita, fica aqui o apelo, não deixemos os sorrisos morrerem, façamos todos a nossa parte no natal e no resto do ano que só assim seremos todos recompensados.

MIRA CLOCK

FESTAS FELIZES

Sem comentários: