quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O HOMEM QUE NÃO TIRA O PALITO DA BOCA


NOTA DE IMPRENSA


A Editorial Nzila anuncia (e convida para acobertura d) o lançamento, no dia 21 de Dezembro (Segunda-feira), às 18 horas, na União dos Escritores Angolanos, do livro de estórias O HOMEM QUE NÃO TIRA O PALITO DA BOCA, da autoria do escritor João Melo.


A apresentação do Livro estará a cargo da professora Fátima Sampaio Fernandes.

O Acesso é livre!


Editorial Nzila

___________________


O livro


O autor usa uma linguagem magnificamente técnica, semiótica, de lógica formal e jurídica – obsessivamente perfeccionista, requintada, paranoicamente explicativa – para tratar de questiúnculas ou, pelo contrário, explicar formalmente, com uma lógica administrativa, a podridão familiar, politica, económica, o quotidiano de miséria, prostituição, indecência, malfeitoria e sacanice (no Sambila e outros bairros) de pobres diabos e cidadãos abandonados pelos coevos. Histórias de casais e traições (infidelidades) são uma das obsessões divertidas de Melo. E, depois, há o tema das raças, cores de pele, classes, mas também o do assassinatopiedoso, entre tantos.


Mesmo brincando e gozando com tudo e com todos, pressente-se que disfarça oincómodo do sofrimento humano com esse riso, que, afinal, não passara de piedade compungida pelos semelhantes, mas não iguais – essa consciência da diferença social funda a auto-ironia que, afinal, é a mais funda (e disfarçada) estratégia da sua prosa cáustica, verdadeira soda agreste.


João Melo leva ao ponto de rebuçado o uso da teoria da literatura e da linguagem tecnocrata como subtexto para o humor: divertimo-nos tanto com as situações cómicas em que as personagens chafurdam quanto com os chistes semióticos dos narradores, que tratam oleitor (e a leitora) por tu.


Parece um ensaísta que perdeu o pé na ficção: dá lições de moral e outras que tal, usa jargão escorreito, ficciona o ensaísmo e ensaia a escolástica. Não é para qualquer um, mas somente para um fauno das letras – como João Ubaldo Ribeiro ou Luiz Fernando Veríssimo – , que inventa a profissão de «localizadores" de mulheres estrangeiras, em mais um dos seus inenarráveis tipos de caluandas.


Muita ironia – justa, amável – sobre Portugal (a "tugolandia") ou o Brasil – esta, concupiscente e amabilíssima – e os EUA verdadeiros bo(m)bos da festança, incluindo Bush. Sugiro, pois, que os leitores se tornem, digamos assim, "localizadores".


Género: Literatura
Acabamento: brochado
Dimensão:
9,5x13,5 cm
Páginas:
176
Peso: 203 g

Colecção: Letras angolanas - 45
ISBN:
978-989-631-179-7
1.ª edição:
Novembro 2009
Data:
Novembro 2009
Preço:
Kz 2000,00

_______________________________________

O autor


João Melo é jornalista, escri tor, publicitário e professor universitário. Nasceu em Luanda em 1955. Estudou Direito em Coimbra e em Luanda. Licenciou-se em Comunicação Social e fez mestrado em Comunicação e Cultura no Rio de Janeiro. Dirigiu vários meios de comunicação angolanos, estatais e privados. Membro fundador da União dos Es critores Angolanos (UEA), ocupou diversos cargos de responsabilidade nos res pectivos órgãos sociais, tais como secretário-geral, presi dente da Comissão Directi va e presidente do Conselho Fiscal. Actualmente é direc tor de uma agência de comu nicação, dá aulas e é deputa do à Assembleia Nacional.


Como escritor, é poeta, contista, cronista e ensaísta. Publicou até ao momento onze livros de poesia, quatro de contos e um de ensaios. Editado habitualmente em Angola, Portugal, e Brasil, tem textos traduzidos para mandarim, francês, alemão, italiano e húngaro. Está representado em várias antologias, em Angola e no estrangeiro.

Sem comentários: