terça-feira, 6 de abril de 2010

"Ler é um hábito" e o dia da literatura infantil



A literatura infantil é muitas vezes vista como sendo uma literatura menor, no entanto, ela é também arte que deleita nossos sentidos porquanto o escritor desse gênero procurará com a sua sensibilidade, encantar, trabalhar o imaginário e a fantasia.

Foi no longíquo Séc.XVII que a literatura infantil constitui-se como gênero. A família burguesa, na sua mobilidade social, valoriza cada vez mais a criança e reorganiza a escola e, atendendo sua associação com a pedagogia, a literatura infantil começa a desenvolve-se.

Este ano, o Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de Abril, coincidiu com as festividades da Sexta-Feira Santa. O dia homenageia o escritor Hans Christian Andersen. Hans foi um renomado escritor dinamarquês de histórias infantis e escreveu mais de 156 contos.

Na quinta-feira, fui convidado ao programa Zimbando da TV Zimbo, onde também estiveram os escritores que escrevem para crianças, John Bella, Yola Castro (na foto ao lado) e ainda o radialista Quim Freitas ou simplesmente "Tio Quim" como é carinhosamente conhecido pelas crianças. Fomos unânimes em defender a necessidade de se continuar a produzir e divulgar a literatura infantil angolana, certamente com os apoios de toda a sociedade porque, o texto literário infantil é capaz de criar situações que promovam a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes.

Diversas actividades ocorrera para saudar a data. No Kuito-Bié, a Biblioteca Provincial realizou uma exposição de literatura infantil com cerca de mil setecentos livros diversos. Em Luanda, na praça da Independência, Maria Aline com o projecto "Ler é um hábito" juntou escritores e livrarias para exporem seus livros e assim festejar condignamente a data e contribuir no incentivo do gosto pela leitura no seio dos alunos.


Para a escritora Marta Santos (na foto acima), "incentivar o gosto pela leitura, é EDUCAÇÃO, ler instrui", logo a iniciativa da Maria Aline deve ser apoiada bem como demais iniciativas.

Conversei com diversas crianças no local que visivelmente estavam animadas. O Lucílio (na foto acima), do colégio Bifânia, na Kalemba 2, deixou a seguinte mensagem para seus colegas e amigos, "quero que as crianças leiam mais e estudem mais e que os papás ensinem as crianças a gostarem de ler". A mãe do Lucílio, Albertina Soba, acrescentou que "leio para os meus filhos desde cedo e assim eles vão ganhando o gostinho de ler. Ela mostrou-se regozijada pela iniciativa da feira e fez um apelo aos empresários que devem continuar a apoiar iniciativas do gênero.

Diversos títulos infantís foram expostos a destacar-se o livro infanto-juvenil "As aventuras de Ngunga" de Pepetela.


Os adultos também alegraram-se com a quantidade de títulos apesar de os preços dos livros ainda serem caros. A senhora Rosa, que não aceitou ser fotografada, disse que " as autoridades governamentais têm a maior responsabilidade de incentivar os hábitos de leitura e devem influenciar na redução dos preços dos livros. Desse modo os pais vão certamente comprar livros para os filhos e não só brinquedos, porque o livro ajuda no desenvolvimento cultural das crianças e, mesmo para as crianças que não podem ler, as figuras, as cores influenciam no crescimento da criança".

Força ao projecto "Ler é um hábito" da Maria Aline e viva a literatura infantíl angolana.

Sem comentários: