quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O Auto da Escrava Anastácia

Release

O Auto da Escrava Anastácia

Espetáculo Teatral


A história

Ojuorum, batizada no Brasil por Anastácia era uma Princesa Banto, vinda do Congo, chega ao Porto do Rio de Janeiro em 1749, seguindo para Bahia, Minas Gerais, retornando a Corte do Rio de Janeiro, próxima a sua morte. Dotada de rara beleza, tinha os olhos azuis, muito inteligente, possuía o dom da palavra e da cura. Foi perseguida e contestada pela Igreja Católica. A beleza e a inteligência de Anastácia incomodavam também as mulheres brancas de sua época. Anastácia era protegida pelo senhor Joaquim Antônio, o filho da famosa dona de Engenho, Srª Joaquina Pompeu, este apaixona-se por Anastácia, e começou a assediá-la, rogando o seu amor que lhe é negado. Manda então que se coloque na Escrava, uma máscara de ferro (máscara de flandres – utilizada nos escravos nas minas de para que não engolissem as pepitas de ouro) e também o colar de ferro dos negros fujões. Anastácia vive assim durante quase 30 anos, só sendo permitida a retirada da máscara para sua alimentação. Os anos passam e a escrava adoece gravemente com gangrena pelo pescoço e boca e mesmo antes de morrer ela é capaz de curar o filho do senhor de engenho Joaquim Antônio, que tem uma doença pulmonar grave. Logo se espalha por todo o país os fatos que ocorreram, permanecendo até os dias de hoje os relatos de promessas e curas alcançadas.

Após a morte da Escrava Anastácia, seus restos mortais foram sepultados na Igreja do Rosário, Rio de Janeiro, mas que destruída por um incêndio perdeu-se os poucos documentos que provavam sua existência, assim como a sua ossada. Dizem que o incêndio foi criminoso para afastar dali milhares de fiéis que buscavam na presença de seu espírito os mais diversos milagres. Afastou-se os fiéis e a igreja se tornou vazia. Hoje Escrava Anastácia é um misto de mártir, heroína e santidade que permeia o imaginário popular no país. Além de sua representatividade para o povo brasileiro é também seguida por mais de 30 milhões de adeptos por todo o país.

O espetáculo

A encenação conta com o elenco de 30 artistas entre atores, músicos e dançarinos. O espetáculo conta com uma trilha sonora com músicas da cultura afro-brasileira cantadas ao vivo. Além das coreografias e do rico figurino de época, destaca-se o momento em que o grande anjo negro leva a Escrava Anastácia após sua morte.

A realização é da Companhia Nossa Senhora do Teatro, que foi indicada ao Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2011 e está sob direção artística de Ricardo Andrade Vassíllievitch. O espetáculo já percorreu desde 2008, várias cidades do estado Rio de Janeiro e obteve excelentes críticas do diretor e ator Sérgio Britto, da atriz Ruth de Souza, diretor do SATED Jorge Coutinho, do jornalista Milton Cunha entre outros conceituados artistas, críticos e público em geral que prestigiaram a encenação.

Serviço

O Auto da Escrava Anastácia

Realização: Nossa Senhora do Teatro

Elenco: Lorena de Angola como Escrava Anastácia, Jefter Paulo, Ana Ýcaro, Arnaldo Passos, Mirian Torres, Fernanda Torres, Francisco Gomes, Tatiana Barcellos, Sérgio Salles, Alessandro Negralla, Priscilla Barreto entre outros.

Texto e Direção Artística: Ricardo Andrade Vassíllievitch

Local: Espaço Nossa Senhora do Teatro

Rua da Constituição, nº 34, Centro – Rio de Janeiro.

Tel. do Teatro. 3685 – 6524

Temporada: 16 de setembro a 25 de novembro

Dias – Sextas e Sábados

Hora: 20 h

Ingressos: Inteira R$20,00

Classificação: Livre para todas as idades

Informações: 21- 3773-8375 – (21) 9714-4940

E-mail: nossasenhoradoteatro@gmail.com

Site: www.nossasenhoradoteatro.com


--

Oficina Escola Nossa Senhora do Teatro
Inspirada nos ensinamentos dos atores Fernanda Montenegro e Sérgio Britto


Rua da Constituição, nº 34, Térreo. Centro Rio de Janeiro. Próximo ao Campo de Santanna.
PONTO DE CULTURA Ministério da Cultura - Governo do Estado do Rio de Janeiro

APOIO INSTITUCIONAL
PREFEITURA DO RIO - SUB PREFEITURA CENTRO E CENTRO HISTÓRICO

Rio de Janeiro - Brasil
Informações sobre os projetos Tel (21) - 3685 - 6524 / (21) - 9714 - 4940 de 13:00 h às 19:00 h


Instituto Nossa Senhora do Teatro Para As Artes
Rua Manoel da Silva Falcão, nº 423 - Centro - Nova Iguaçu - Centro
Projeto Pontinhos de Cultura e Projetos Sociais

Direção Executiva Ricardo Andrade Vassíllievitch

Visite o site www.nossasenhoradoteatro.com

Sem comentários: