sexta-feira, 25 de maio de 2012

Palestra sobre Dia de África acontece no Zaire


O escritor angolano Patrício Batsîkama vai proferir uma palestra sobre “A importância do 25 de Maio (Dia de África), nessa sexta-feira, no anfiteatro do Governo Provincial do Zaire.

Em declarações à Angop, Patrício Batsîkama fez saber que o 25 de Maio (data em que se assinala a criação da Organização de Unidade Africana - OUA - em 1963, actual União Africana (UA) tem um duplo sentido, ou seja, cultural e político.

“Quando se criou a OUA, a primeira ideia foi a de resgatar os valores culturais africanos que eram menosprezados na época colonial, tendo em conta que se pretendia cultivar o fortalecimento da cultura rumo à unidade do continente”, indicou.

As intenções de unidade dos povos africanos, através do respeito de questões como os hábitos e costumes, segundo o palestrante, estavam subjacentes na constituição da OUA, mas devido aos diversos problemas do continente como doenças e conflitos não houve possibilidade de os desenvolver cabalmente.


No plano político, apontou, ainda denota-se também dificuldades como as ligadas às sequelas do colonialismo, desde já, o facto de que se continua a depender, em determinadas questões fundamentais das ex-colónias.

Para si, deve haver na sociedade africana, em especial, na UA, uma reflexão permanente dos problemas que afligem o continente berço, de modo a homenagear aqueles que lutaram para que a OUA fosse um facto no mundo.

Depois desta dissertação, Patrício Batsîkama faz outra sobre “A importância da Investigação na universidade”, a decorrer na Universidade 11 de Novembro, igualmente no Zaire.

Depois de 38 anos de actividade em prol da paz e do desenvolvimento do continente, a 2 de Março de 2001, em Sirte, Líbia, perto de 40 estadistas reunidos na V Cimeira Extraordinária da OUA proclamam o nascimento da União Africana (UA).

Sem comentários: