quinta-feira, 11 de outubro de 2012


França homenageia Cesária Évora batizando duas ruas com o nome da cantora
AUTOR: JOANA TELES
QUARTA, 26 SETEMBRO 2012 12:12
A diva cabo-verdiana Cesária Évora, cantora que faleceu no dia 17 de dezembro de 2011, vai ser alvo de uma homenagem, constando da toponímia de França, em ruas de duas cidades: Colombe e Saint-Denis, nos arredores de Paris.

Segundo adianta a agência Lusa, que cita a promotora Tumbao, o nome de Cesária Évora vai batizar duas ruas de diferentes cidades francesas, no norte da capital Paris. A homenagem pretende recordar a cantora cabo-verdiana, por vontade do município de Saint-Denis, que quis salientar não só a obra artística, mas também a luta pelos direitos humanos que ‘a diva dos pés descalços empreendeu.

“A rua Cesária Évora exprime a vontade do município e dos habitantes de Saint-Denis em valorizar as mulheres que lutaram pelos direitos humanos”, adianta à agência Lusa Ana José Charrua.


A toponímia do bairro Gare Confluences vai lembrar Cesária Évora, tal como o fizeram com “nomes ilustres como Miriam Makeba, Rosa Park, Bledhar Fátima Bledhar e Simone Bernier, aos quais foi igualmente reservado um espaço público, naquela cidade”, acrescenta, à mesma fonte.

A Saint-Denis tem outras grandes figuras cabo-verdianas que dão nome a artérias municipais. Destaca-se a homenagem toponímica ao líder do movimento independentista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, Amílcar Cabral.

A própria Cesária Évora já manifestara o seu regozijo e “alegria” pela existência da Avenue Amílcar Cabral, em França, como reconhecimento deste independentista. Meses antes de falecer, Cesária Évora visitou Saint-Denis, transmitindo o desejo de se associar às diversas ações que a cidade leva a cabo, na promoção da cultura de Cabo Verde.

Recorde-se que Cesária Évora morreu no dia 17 de dezembro de 2011, aos 70 anos. Vai ser eternizada numa cidade de França, onde existe uma numerosa comunidade cabo-verdiana. Também a cidade de Colombe, localizada nos arredores de Paris, batizará uma artéria com o nome de Cesária.

Sem comentários: