quarta-feira, 29 de julho de 2009

COMUNICADO DE IMPRENSA - INSTITUTO CAMÕES

INSTITUTO CAMÕES * CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE LUANDA


COMUNICADO DE IMPRENSA


Vinte anos depois de ter surpreendido o público e a crítica com o primeiro livro de poesia amorosa e erótica da literatura angolana – Tanto Amor, publicado em 1989 -, cujos dez mil exemplares se esgotaram rapidamente, João Melo lança no próximo dia 30 de Julho (5ª feira), às 18h30, no Instituto Camões – Centro Cultural Camões, em Luanda, o livro Novos Poemas de Amor, editado pela Chá de Caxinde.


João Melo nasceu em 1955 em Luanda, onde vive. É escritor, jornalista, publicitário, professor universitário de Comunicação e deputado à Assembleia Nacional de Angola. Fez os estudos primários e secundários em Luanda. Estudou Direito em Coimbra e Luanda. De 1984 a 1992 morou no Rio de Janeiro, como correspondente de imprensa. Nesse período, graduou-se em Jornalismo na Universidade Federal Fluminense e fez o Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Como escritor, é poeta, contista, cronista e ensaísta. Publicou onze livros de poesia, quatro de contos e um de ensaios. Tem actualmente no prelo dois livros de poesia, dois de ensaios e um de contos. Está representado em várias antologias, em Angola e no estrangeiro. Teve três menções honrosas, duas no Prémio Sonangol de Literatura e uma no Prémio Sagrada Esperança, ambos em Angola. Publicado habitualmente em Angola, Portugal e Brasil, tem textos traduzidos para mandarim, francês, alemão, italiano e húngaro.


Na verdade, o amor, quase sempre carregado de uma forte carga erótica, é um dos temas recorrentes da poesia e também da prosa de João Melo.Neste seu novo livro, composto por quarenta poemas escritos durante um decénio (de 1990 a 2000), o autor canta, diz a escritora Margarida Paredes, “um amor que se renova constantemente, renasce, com um movimento entre o passado e um presente reavivado, reencontrado. Muita ternura, muito erotismo, mas um erotismo maduro, no qual a paixão é constantemente atravessada pela cumplicidade do tempo”.


Acrescenta a autora/leitora: “Depois há uns laivos de angústia e desespero, que investem os poemas de uma vibração verdadeira, vital.Um certo desassossego também, uma inquietude que é sinal de vida e capacidade de reinvenção e encantamento através dos sentimentos.Renovar o amor e fugir da morte...”


Para Margarida Paredes, os textos de Novos Poemas de Amor são “do ponto de vista formal, perfeitos, com um ritmo construído de uma maneira contida. Mas o amor não é perfeito, é desordem... Sente-se que a ordem formal está ali a enformar a desordem dos sentidos, em contraponto das emoções... Por conseguinte, um amor adulto, controlado.”


O Instituto Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a Editora e Livraria ChÁ de Caxinde juntam-se novamente para em conjunto realizarem no próximo dia 30 de Julho às 18:30 o lançamento do mais recente livro de poesia “ Novos Poemas de Amor” , de autoria de João Melo um dos mais importantes escritores do panorama literário Angolano e de Língua Portuguesa.

Sem comentários: