segunda-feira, 12 de julho de 2010

AFRICANIDADE - Arte negra em debate


Estado de Minas -

BELO HORIZONTE - Negro inverno é o nome da primeira atividade do projeto Diálogos com as africanidades, que começa hoje, às 19h30, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). Promovido pela Negraria – Coletivo de artistas negros/as, a proposta é trabalhar tanto a formação do profissional como discutir o fazer artístico.


Tendo como foco o trabalho desenvolvido por artistas negros em Belo Horizonte, Diálogos com as africanidades vai promover intercâmbio entre as experiências estéticas e a reflexão sobre a diáspora.


A proposta é apresentar atividades diferentes a cada mês, com temáticas próprias, capazes de expressar toda a diversidade de vozes artísticas existentes na cidade. Os convidados da primeira etapa do projeto, que tem como tema a música e o teatro, são Eda Costa, cantora e professora; Olú Akínrúlí, coordenador do Instituto Yorubá e do Coral Agbara – Vozes da África; Evandro Nunes, ator diretor de teatro; e Daniele Ferreira, gestora do Grupo Cultural NUC.


Outros campos de atividade do artista negro, como a dança, arte-educação, audiovisual e literatura, farão parte da programação dos próximos meses. Entre os elementos destacados pelos organizadores que integrarão as discussões estão o protagonismo, a corporeidade, a pesquisa de sonoridade e de linguagens e o estudo da relação entre tradição e contemporaneidade.


Negro inverno
Abertura do projeto Diálogo com as africanidades, com debate sobre música e teatro. Hoje, às 19h30, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.


Sem comentários: