segunda-feira, 13 de abril de 2009

Homenagem ao dia Mundial do Teatro

Evento de Quinta – Feira, 26 de Março de 2009
Por: Alice da Cruz


Vinte e Sete de Março é comemorado o dia mundial do teatro. Várias actividades foram realizadas para marcar a importância da efeméride.

O Movimento Lev´Arte não poderia ficar de fora, sendo um mentor (jovem), mas impulsionador da arte, seja ela de que ramo for. Assim sendo, realizou-se nesta quinta – feira (26 de Março de 2009), na Embaixada Portuguesa um evento dedicado aos fazedores desta arte. O homenageado da noite foi o colectivo de artes “Tata Yetu”, que com todo o seu talento e criatividade representou em palco as vivências na nossa sociedade.

Os membros deste colectivo cantaram, interpretaram, recitaram poesias, dançaram, enfim… mostraram que para além do teatro, sabem fazer (e muito bem feito) ARTE de um modo geral.
O público de certeza que ficou deslumbrado com a apresentação porque houve uma grande aceitação e intercâmbio entre ambas as partes. Uma das espectadoras deixou cair lágrimas e criou um sentimento de empatia, ao ouvir uma poesia recitada por dois jovens e quando metade do grupo esteve unido e intercaladamente soube expressar com sentimento e verdade o que lhe veio a alma.

De realçar que este colectivo é composto por crianças, adolescentes e jovens. Os meninos em palco são considerados “Pequenos grandes actores”, pelo simples facto de demonstrarem força, vontade, talento e total dedicação em palco, deixando os assistentes boquiabertos ao ouvirem “hoje” as palavras pronunciadas e representadas por aqueles que são o futuro do amanhã.

O auge do evento foi marcado pela “Dança dos Mortos”. Alguns deles com caras pintadas, vestidos com trajes rasgados como se tivessem a sair da boca de um lobo e com a expressão facial assustadora, levaram a plateia ao rubro, até porque não tinha hipóteses, rir, rir e rir era a opção mais acertada no momento.

Sem dúvidas foi um evento muito bem organizado, com muito sentido de humor do princípio ao fim. Uma homenagem “Levarteana” à altura, ou seja, foi uma pré – entrada com chave de ouro, à data especial.

O teatro é uma arte em que um actor, ou conjunto de actores, interpreta uma história ou actividades, que têm como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Pelo valor que representa na formação e educação cultural da sociedade, brindamos neste 27 de Março a mais um dia internacional do teatro.

Existe a necessidade de chamarmos a atenção aos governantes no sentido de que dediquem parte do seu tempo a promover, a produção cultural deste país. Temos que estar unidos e fazer das tripas ao coração para engrandecermos a Cultura.

Como dizia Garcia Lorca: “um povo que não ajuda ou não fomenta seu teatro, se não está morto, está moribundo”.

Arte é vida. Portanto, é muito importante que aos fazedores, amantes e apoiantes continuem a dar o seu calor para não deixar morrer esta preciosa raiz, que nos identifica.

1 comentário:

Xuxudrops disse...

Queria ter visto tudo isso! Queria ir mais ao teatro...

E viva a arte!

Beijos mil!