sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bom Português na Mesa Bicuda com José Carlos de Almeida







Realmente esta Mesa começa a tornar-se Bicuda. E o tema da Língua Portuguesa no seio de escritores e poetas alvoraçou a multidão. José Carlos de Almeida deu ensaboadelas e enxaguadelas ao público com correcções de Português que nos levaram a questionar o simples:


"Obrigado" e "Obrigada",
"Pilão" ou "Pilau";
"Mais" ou "Mas";
"Tou a vir" ao "Estou a ir"
"lhe" ou "a"/"o".


José Carlos Almeida deixou-se entusiasmar pela retórica e vociferou
com sentimento a defesa do Bom Português e dos Comportamentos de Etiqueta! Pois é! Há situações que este autor defende ser in
admissíveis, especialment
e, para pessoas que de alguma forma têm acesso à formação.
Realmente quando os nossos jornalistas, professores, escritores e apresentadores de televisão são os primeiros a expressar-se com erros ort
ográficos torna-se complicado reverter o processo de desqualificação do português. No entanto, é necessário fazer-se um esforço de correcção para que todos possamos "falar a mesma língua".

O Acordo Ortográfico segundo autor embora com grande cunho do português do Brasil é uma forma de garantir o acompanhamento da evolução da língua.

Concorde-se ou não, José Carlos de Almeida apresenta-nos um livro polémico que vale pelo alerta que deixa: Vamos ter mais atenção ao português e ao comportamento. O autor defende: "Nada de andar na rua com uma perna de frango na boca e descamisado!"

Um livro que será lançado na Chá de Caxinde no dia 2 de Setembro e que merece total apoio.

Sem comentários: