quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Conversa com Matias Damásio

Rita Pablo

“Comecei a estudar uma hora e a dedicar-me à música 5”

Matias Damásio nasceu em Benguela em 1982 num bairro chamado “Lixeira”, nome esse que inspirou o seu novo álbum. Enquanto pequeno viveu com algumas dificuldades, mas conseguiu vingar no mundo da música.
O Factual falou com o cantor que já arrebatou quase todos os prémios e deixou marcas nos corações dos angolanos.

“Passei dificuldades, como quase todas as famílias angolanas, e em 1992 por causa da guerra tive de sair de Benguela e vir para Luanda como refugiado” recorda o artista lamentando os momentos trágicos.

Ainda na sua terra Natal e em tenra idade participou em concursos religiosos, coisas pequenas mas que o fizeram desabrochar para o mundo da música. Quando chegou a Luanda, Matias dedicou-se aos estudos. “Sempre fui bom aluno até que a música falou mais alto. Comecei a estudar uma hora e a dedicar-me à música 5”. Assim, conhece no bairro onde vivia, Bom Rebento” os Guitimos, um grupo musical composto por Timóteo e Guito que o ensinaram a tocar guitarra, a partir daí nunca mais largou os ritmos.

Apesar da família ser muito ligada não via com bons olhos a carreira musical que Damásio estava a querer seguir, no entanto, o seu irmão mais novo tinha uma ideia diferente. “O meu irmão, Jaime Damásio, viu o anúncio para o concurso das estrelas ao palco e convenceu-me a inscrever. Chamaram-me e eu nem sabia bem para o que era, nem tinha preparado música nenhuma para lá ir. Foi durante a viagem, até ao local dos castings, que ouvi na rádio uma música do Belo. Cheguei lá e cantei. Enganei-me muitas vezes, mas fiquei, lá acharam que tinha talento”. Matias recorda que quando apareceu pela primeira vez na TV não disse nada a ninguém apenas pediu para o seu pai assistir o programa. Quando este o viu a cantar e a imitar o Belo, começou então a acreditar no seu potencial. “ Depois disso o meu pai ficou muito emocionado e começou a acreditar. Ele é muito importante para mim e quando me deu um abraço de apoio foi ali que senti que tinha força para avançar”. Apesar de ter ficado nos 12 finalistas Matias Damásio já estava satisfeito com o que a sorte lhe tinha reservado. Contudo, o seu percurso tinha apenas começado.

Participou ao lado da Banda Maravilha e João Alexandre no concurso “Domingão Coca-cola”, onde obteve o segundo lugar.

Em 2003 vence a Gala à Sexta-Feira da Televisão Pública de Angola (TPA), com a música “mãe querida” que curiosamente, tal como lembra o cantor, “eu quando me inscrevi não fui classificado fiquei como suplente, mas três dias antes ligaram-me para eu substituir um outro e ganhei o concurso”. Depois venceu o festival da canção de Luanda e o Variante e a empresa Chevron Texaco patrocina-lhe o seu primeiro álbum “Vitória”, em 2005. Que contou com a participação de Eduardo Paím e que para o artista foi uma grande honra que ainda hoje agradece. A partir daí conquistou Angola e além fronteiras. Fez vários concertos, esteve em Portugal, Egipto, Espanha, Londres e Moçambique e aqui Damásio contou uma história ao Factual: “sai do aeroporto estava lá uma série de pessoas à minha espera, mas eu nem reparei que eram para mim teve de ser o meu empresário a chamar-me a atenção. Eu nem sabia que conheciam tanto o meu álbum nem se quer que tinha fans”.

No Palco do Cine Atlântico, em Luanda, venceu o 17º Top dos Mais Queridos, interpretando a canção "Porquê".

Neste concurso organizado anualmente pela Rádio Nacional de Angola (RNA), sagraram-se em segundo e terceiros lugares o cantor Maya Cool, com a sua Canção "Te Juro" e o agrupamento musical Tunjila Tua Jokota, com o tema "Mana Mena". Este concurso consagrou este jovem cantor e atirou-o para as luzes da ribalta. Se alguma dúvida restava, agora o povo angolano tinha votado de uma forma arrebatadora demonstrando quem era o seu cantor favorito. Foi no ano passado no dia 5 de Outubro e agora, no mesmo dia, Damásio lança o seu novo álbum “Amor festa na lixeira”, gravado em Portugal. Coincidência ou não o certo é que o artista tem já a agenda preenchida. Neste fim-de-semana vai tocar no FestiSumbe.

Apesar de Damásio confessar que nem sabe como tem tanta sorte e ainda nem acredita bem no que se esta a passar com ele, não deixa de dizer aos jovens artistas “Acreditem é possível. Onde está o vosso coração está a vossa riqueza”.

Sem comentários: