segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Movimento Literário Levarte Homenageia Mulheres Angolanas


Victória Ferreira


Enaltecer os esforços que as mulheres angolanas têm demonstrado a cada dia na edificação da nossa sociedade é o principal objectivo do evento denominado “Homenagem à Mulher fora de Março”, que o Movimento Levarte realiza hoje pelas 18 horas no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).


Segundo Kiokamba Cassua, porta voz do Movimento Levarte, pretendem com esta actividade mostrar que o reconhecimento às mulheres não tem de ser necessariamente em Março, mas todos os dias uma vez que “elas se mostram cada vez mais forte e vão ao encontro de oportunidades e desempenham o seu papel com zelo nos vários sectores da vida social”.


Kiokamba Cassua enfatizou o facto de muitas mulheres ocuparem cargos governantais a nível nacional. “Isso vem de algum modo dignificá-las, ganhando cada vez mais espaço para desenvolver as suas actividades e concretizar os seus objectivos”, disse. A actividade contará com a presença de mulheres de vários extractos sociais, com destaque para escritoras, radialistas e apresentadoras de televisão, assim como zungueiras.


Sendo o Levarte fundamentalmente um movimento literário, a poesia será o cerne do evento com declamações de poemas apenas pelas homenageadas. Está também agendado um desfile de moda com modelos da agência Hotmodels, assim como música com algumas cantoras do music hall nacional e a exibição dramática pelo grupo teatral “Tata-Yetu”.


O evento vai contar igualmente, com uma “Quitanda de Arte” que será marcada por sessões de autógrafos dos livros “Controverso” de Kardo Bestilo, e “Os truques do bom pretendente”, de Massogi Atchisseke, ambos publicados sob a égide do Levarte.

Sem comentários: