quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Festival Mundial de Artes Negras


O FESMAN 2009

O que é o FESMAN 2009? É um convite de Sua Excelência Abdoulaye Wade, presidente de Senegal, lançado a todas as nações negras; é a herança absoluta de Senghor, «o homem que se apoderou do destino cultural de um continente», é o fôlego e a vida da cultura Negra, empenhados na maior competição cultural mundial; é a voz, os gestos e as obras de milhões de seres humanos, da África, da América e da Europa.


FESMAN TV
O FESMAN TV é o primeiro canal cultural negro do mundo, devido a uma importante difusão passível de atingir um bilhão e cem e treze milhões de pessoas. Utilizando três satélites, fará emissões contínuas de 1 a 21 de dezembro de 2009 em francês, inglês e português, para a América do Norte e do Sul, África e Europa. Criado completamente por equipes internacionais, transmitirá todos os dias, das 18h30 às 23h, dos próprios estúdios em Dakar, três programas especiais: um Jogo Interativo, o Jornal do FESMAN, e 3 horas de Horário Nobre dedicadas ao evento do dia. Fora deste período, o FESMAN TV emitirá, em blocos contínuos, retransmissões, apresentando os grandes acontecimentos do festival, durante o dia e o resto da noite. Os programas serão difundidos também mundialmente na Internet através do site do festival, acompanhados pelos serviços de conteúdo móvel.


Convite de Maître Abdoulaye Wade

Num contexto de mundialização susceptível a provocar uma dependência econômica cada vez mais forte, a minha busca de “um destino para a África” implica um olhar mais apurado. Com os meus pares do Continente, pensamos que a Nova Parceira para o Desenvolvimento da África (NEPAD) poderia constituir uma resposta apropriada.

Mas seria necessário fazer um trabalho de prospecção sem parar sobre outros canais para enfrentar e erradicar as grandes endemias que abatem as nossas 6 populações, e as fraquezas dos nossos sistemas de saúde e de educação. Ou seja, lutar contra a pobreza que gangrena nossas sociedades. Nesta ambição de sair da crise, importa investir no que temos de melhor para oferecer aos outros: a Cultura.

Quando decidi organizar o 3o Festival Mundial das Artes Negras no Senegal, em 2009, quis prestar homenagem e prosseguir os esforços do Presidente Senghor que iniciou o impressionante trabalho, organizando o 1o Festival em 1966, assim como, os do Presidente Obasanjo que organizou a edição de Lagos em 1977. É com orgulho e entusiasmo que decidi trazer de novo esta importante manifestação ao Senegal em 2009, em conformidade com as recomendações do Congresso dos Ministros da Cultura do Mundo negro reunidos em Dakar em 1980.

E escolhi um tema tão em voga na atualidade: A Renascença africana. De fato, a África, Mãe-Pátria, tem o dever de contribuir para a emergência de uma civilização Universal na qual todas as culturas deveriam estar representadas num esforço de partilha e afirmação. Tenho a certeza de que Senegal, meu país, com a Terenga (hospitalidade) de seus cidadãos, ajudará para que tal evento aconteça. Este encontro será determinante. Deverá ser uma vitrine de Excelência da fecunda criatividade do mundo negro e, também, um campo de fortalecimento moral e de mobilização de todas as propostas para o desenvolvimento da África.

O FESMAN 2009 permitirá, estou convencido, romper com o materialismo sem alma, através dum diálogo entre as diferentes culturas a fim de restaurar um humanismo que ajudará, num limite mais ou menos longo, a por fim ao terrorismo e à negação do Outro. Foi essencial que todas as nações do mundo, quando aprovaram recentemente na UNESCO, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade Cultural, tenham-se apercebido da necessidade imperiosa de aceitar o pluralismo e a diferença das culturas. O diálogo cultural, se não erradica, pelo menos, atenuará a dependência econômica da África e sua marginalização política. Aqui, uma vez mais, a Cultura será o verdadeiro eixo do desenvolvimento.

Faço um apelo a todos os Africanos, a todos os filhos da Diáspora, a todos os compatriotas, a todos os patrocinadores prontos a caminhar conosco, Estados, Organismos internacionais, Fundações, empresas, etc. para que contribuam com o êxito esplendoroso deste Festival, para a emergência de uma nova África.

Sua Excelência Mestre Abdoulaye WadePresidente da República de SenegalPresidente do Comitê de HonraDo FESMAN 2009


Fonte: Site Oficial do Festman

Sem comentários: