terça-feira, 26 de maio de 2009

Poesia na Rua

Na passada quinta-feira dia 9 de Abril de 2009 às 19h e 45min o Movimento Literário Lev’Arte realizou um evento de poesia ao ar livre em frente ao cine nacional Chá de Caxinde.

Assim que cheguei ao local no intuito de assistir uma das secções de poesia que o movimento realiza quinzenalmente no interior do cine, soube que havia um suposto impedimento, a sala tinha sido desinfestada, portanto não seria possível a utilização da mesma para o efeito pretendido.

Logo dei por mim desanimada e sem forças para voltar para casa, e na mesma situação que eu, encontravam-se todos aqueles que ali estavam por motivos semelhantes aos meus. Todavia passados alguns minutos os membros do movimento que se faziam presentes deram a conhecer que o evento iria acontecer sobre todas as impossibilidades, ou seja seria realizado ali mesmo, na rua. Era uma ideia tão bizarra que de imediato pensei que poderia dar certo, era só unir o útil ao agradável. Sendo assim o evento contou com a participação de 170 pessoas que no palco improvisado viram a arte se manifestar em forma de poesia, de trova de humor e muito mais, no cantinho com a sua guitarra o músico wilmar abafava o ruído perturbador típico da cidade fazendo pairar a serenidade no ar do espaço livre e informal.

Poetas como Milton Clandestino, Tony Capwete e Sacramento deram vivacidade ao evento, fizeram a minha alegria e a alegria da plateia com os poemas “beijos incendiados” , “vai te embora lua negra” e “ Tic Tac”, o poeta Kiocamba para além de apresentar o evento também brilhou e encantou com poesia, não faltaram aplausos.

Nessa conjuntura lembro-me de ter visto outros poetas encandearem as estrelas do céu, poetas como Kimbalanbe, Teodósio Paulo, Vito e Nguimba Ngola.

De seguida apresentaram-se os grupos de teatro Mona Muazanga e Nda Kaya, e o humorista Timajo que como sempre deram o seu melhor. Pois, era a vez do humor contribuir pela arte, plantando sorrisos nos lábios e alívio nas almas.

No final um desfile de poesia marcou o evento, todos os poetas juntos num estilo livre como o vento fizeram uma exposição de ideias e emoções foi estupendo!

Fiquei impressionada ao ver aquela pequena multidão que se formou em frente ao Chá de Caxinde para assistir à tudo de pé e que parecia estar já cansada, a pedir para que o evento não terminasse ainda. Era a arte a conquistar mais amantes, e o efeito Lev’Arte na consciência de todos os jovens que se pré-disponiblizam todas às quintas feiras para engrandecer a arte seja como ou aonde for, não tem como negar, o LEV’ ARTE Faz Acontecer.
Mira Clock

Sem comentários: