quinta-feira, 30 de julho de 2009

OS LIMITES DO CRESCIMENTO ECONÓMICO


LANÇAMENTO

do livro

OS LIMITES DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

entre o possível e o desejável

de Manuel José Alves da Rocha, a ter lugar no dia 31 de Julho de 2009 (sexta-feira), às 16h00, na UCAN – Universidade Católica de Angola (pólo do Palanca).


O LIVRO

Trata-se de um estudo sobre a economia angolana até 2000, com particular incidência sobre a década de transição para economia de mercado, durante o qual diferentes reformas económicas e institucionais foram tentadas, mas sempre com resultados efémeros, fracos e titubeantes, devido à influência negativa da guerra, mas, também, à natureza da própria política económica. O livro contém uma extensa descrição factual e quantificada da evolução económica de Angola durante o conturbado período que antecede as primeiras eleições livres de 29 e 30 de Setembro de 1992 e se prolonga até 2000, apresenta um estudo econométrico das reformas económicas efectivadas durante a década de transição para o sistema de mercado e uma síntese dos principais planos de política económica elaborados pelo Governo. Nos dois capítulos finais apresentam-se os limites do crescimento económico de Angola na perspectiva do autor e para as condições de então, e analisam-se o estado da competitividade nacional e as condições para correcta inserção na região da SADC.


Páginas: 278

Formato: 16,5 X 24

PVP: Kz 2.000,00

ISBN: 989-631-032-3



O AUTOR (912 247 360)

Manuel José Alves da Rocha, economista de formação com pós-graduações em modelos económicos e práticas económicas restritivas, nasceu em Malanje aos 26 de Agosto de 1947, tem uma vasta e diferenciada actividade de investigação e consultoria económica e institucional, bem como de docência universitária em Angola e Portugal. Colaborou em diversos trabalhos para o Banco Mundial, Banco Europeu de Investimentos, Organização Internacional do Trabalho e a CNUCED, foi consultor técnico principal de diferentes organismos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) durante 10 anos e nos últimos sete tem trabalhado com a Comissão Europeia em Angola.

Tem diferentes trabalhos de investigação sobre a realidade económica e social de Angola e também em África.


É autor dos livros:

Potencialidades e Perfis Industriais da Região Centro de Portugal (co-autor), Comissão de Coordenação da Região Centro, 1984.


Questões Actuais e Fundamentais da Economia Angolana, Policopiado, Ministério do Planeamento 1995


Economia e Sociedade em Angola, Luanda Antena Comercial (LAC), 1997 (Patrocínio da Associação Industrial de Angola)


Angola: Estabilização, Reformas e Desenvolvimento, LAC, 1999 (Patrocínio do Ministério do Planeamento)


Por Onde Vai a Economia Angolana? LAC/Executive Center, 2000


Os Limites do Crescimento Económico em Angola — As fronteiras entre o possível e o desejável, LAC/Executive Center, 2001


Opiniões e Reflexões – Colectânea de Artigos, Conferências e Palestras

Sobre Angola, África e o Mundo, Centro de Estudos e Investigação Científica – Universidade Católica de Angola. 2004

Finanças Públicas, Universidade Cat6llca de Angola — Centro de Estudos Investigação Científica, 2006.

Economia e Sociedade em Angola (Editorial Nzila, Luanda, 2007).


Introdução à Economia Internacional e integração Regional, Centro de Estudos e Investigação Científica, Universidade Católica de Angola, 2008


A linha de investigação que tem sido adoptada em todas estas obras privilegia a compreensão das razões profundas para os crónicos insucessos da política económica e para a eterna espera dum futuro que deveria ter começado ontem.


A sua intervenção social tem-se, também, traduzido na apresentação de muitas conferências e palestras em Angola e no estrangeiro e em numerosos artigos em revistas de índole económica e social.


É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa (desde 1982), da Ordem dos Economistas Portugueses, da Associação Angolana de Economistas, da Canadian Association of African Studies (desde 1998), do Centro de Estudos Africanos do ISCTE (Portugal), do Centro de Estudos Sociais e Desenvolvimento, do Centro de Estudos Estratégicos de Angola, do Instituto de Estudos Económicos da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (do qual é actualmente Director Académico).


Desde Agosto de 2000 é Professor Associado da Universidade Católica de Angola, onde é regente e lecciona as disciplinas de Finanças Públicas, Teoria da integração Económica e Economia Internacional. Exerceu funções de docência universitária na Faculdade de Economia da Universidade de Angola entre 1972 e 1977 e no Departamento de Economia da Universidade de Évora (Portugal) entre 1979 e 1989.


NZILA – O PRAZER DE LER BONS LIVROS

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Manecas. Parabens pelo teu exito tanto como escritor como professor que és, Beijinho Lídia