quarta-feira, 5 de maio de 2010

Kanguimbo Ananaz e Aminata Goubel - Unidas pelo Amor à Arte

Aminata Goubel e Kanguimbo Ananaz

A Mesa Bicuda teve a presença feminina; e não foi apenas uma presença de peso, mas duas grandes senhoras da cultura Angolana:

Aminata Goubel e Kanguimbo Ananaz.

No decorrer de um diálogo tranquilo, pacífico e onde as palavras fluiam ao som adocicado da humildade, a actriz e radialista Aminata revelou que no seu percurso artístico sempre alimentou a disciplina da humildade, simplicidade e amor ao próximo.

Refere que embora o lado profissional seja desgatante não deixa de ter tempo para cuidar do seu lar e de fazer os pratos especiais para a sua alma-gémea: Lopito Feijó. Neste ponto, Kanguimbo Ananaz também confirmou que embora se socorra de ajuda não deixa de mimar o seu esposo(também artista) com as refeições caseiras...

Kanguimbo e Aminata tornaram-se amigas numa entrevista, onde Kanguimbo após expressar as suas dúvidas em relação ao que disse na rádio recebeu um simples: "não ligues às críticas" de Aminata. Estas simples palavras criaram um laço, que agora as une ao ponto de passarem por irmãs.

Ambas partilham o amor pela liberdade que a poesia encerra, pela magia das palavras e dos mundos que elas constroem. Vêm a poesia como desabafos, experiências e acima de tudo como um exercício da liberdade e da procura interior. Essa procura, essa busca infinita terá de passar necessariamente por muita leitura. Há que ler mais e mais para se saber mais. Conhecimento leva a sabedoria, refere Kanguimbo num tom de quem desafia a plateia a alienar-se do mundo do faz de conta e entrar na caminhada do crescimento como homens sábios em comunhão com a Natureza e com o Universo.

Kanguimbo como escritora tem realizado muitos trabalhos e actualmente ganhou o privilégio de ser representante da cultura angolana. Irá deslocar-se em breve a Cabo Verde para um encontro da literatura lusófona.

Na construção deste diálogo emocionado destacou-se o papel da mulher na construção da cultura nacional:

“Nós somos sinónimo da vida, da existência do mundo, então temos mais sensibilidade para arte. A arte tem a ver com cultura. Nós quando embalamos os nossos filhos no colo já cantamos, contamos histórias,. Por isso quer dizer que a mulher nasceu com cultura, com arte e agora vem demonstrando a sua capacidades” Aminata.

A mulher tem responsabilidades fundamentais na sociedade. Do amor que ela oferece aos filhos e da sua educação se constrói uma nação apta ou não para a cultura. Apta ou não para sociedade de igualdade e feliz que se quer.

Neste sentido, Kanguimbo Ananaz e Aminata têm o sonho de contruir um orfanato onde darão um lar às crianças pobres e marginalizadas.

Por outro lado, destaca-se o papel de Kanguimbo Ananaz na libertação do kudurista Nagrelha. Este actualmente encontra-se num processo de integração que promete uma remodelação do ser. Kanguimbo fez questão de salientar que a integração deverá estar sempre acima do julgamento...todos os seres são aptos à mudança, desde que lhes seja dada uma oportunidade e um acompanhamento devido.

Foram momentos interessantes entre chocalhos do espanta espíritos que gritava bem alto: África!!!!!!!!

Saudações espirituais,

Lueji Dharma

Sem comentários: