terça-feira, 4 de maio de 2010

ESCUTISMO - UM MÉTOD EDUCATIVO NÃO-FORMAL


Caríssimas e Caríssimos

A mayamba editora apresenta, no próximo dia 5 de Maio (4.ª-Feira), na Universidade Lusíada de Angola, pelas 16H30 minutos, o livro ESCUTISMO - UM MÉTOD EDUCATIVO NÃO-FORMAL, de autoria de Rui Luís Falcão Pinto de Andrade.
A apresentação da obra estará acarga do Prof. Mário Pinto de Andrade, reitor da referida Universidade.


Sobre o livro:

“O livro-tese, que Rui Pinto de Andrade nos apresenta, depois de lê-lo atentamente e aprender muita coisa, parece-me efectivamente, quase um tratado na matéria. Nessa condição, que é certamente a de grande parte dos Leitores, considero que os capítulos mais centrados sobre assuntos e definições inerentes à psicologia da infância e adolescência são os que mais prendem a atenção. É evidente a importância da difusão dessas matérias, para que não continuem muitos, infelizmente, a perguntar para que servem os psicólogos, a quem pensam ser “normal”?”

Fernando Costa Andrade (Ndunduma),

In prefácio


O conhecimento profundo dos aspectos relacionados com o desenvolvimento psicológico e morfológico, para além do meio social envolvente, constitui condição indispensável para a concepção e materialização de qualquer programa educativo destinado aos jovens.


Toda a Metodologia Escutista assenta nos aspectos inerentes à formação da personalidade e do reforço do carácter dos seus utilizadores, “os jovens”, e não faria sentido se a componente “Psicologia” não constituísse o ponto de partida e de chegada de qualquer programa educativo, vocacionado para a formação de jovens.


Escutismo – Doutrina do General inglês Baden-Powell (1857-1841), que tem por fim o aperfeiçoamento moral, intelectual e físico das crianças e dos jovens, pelo desenvolvimento do seu espírito cívico.

O Movimento Escutista ressurgiu em Angola em Junho de 1990 e, em 22 de Fevereiro de 1991 foi fundada a Associação Nacional de Escuteiros.


Em 3 de Dezembro de 1994, fruto da união de diversas Associações, foi fundada a Associação de Escuteiros de Angola – AEA, única Organização do Movimento no nosso País e que congrega cerca de 16.000 Escuteiros dos diferentes credos religiosos, integrados em 168 Agrupamentos existentes em todo o território.

A Associação de Escuteiros de Angola é Membro de pleno direito da Organização Mundial do Movimento Escuta desde 1999, tendo sido formalmente admitida na 35ª Conferência Mundial realizada em Durban, na África do Sul. Integra ainda a Região África e a Zona Austral (nível de organização informal que integra 10 países).



Sobre o autor:

“O Rui Luís Pinto de Andrade, dezembrino do dia 2, do ano, para mim recente,

de 1960, é na verdade um Jovem, que reúne grandes qualidades. (…) excelente orador com réplica pronta, defendendo com vigor as suas convicções e perspectivas analíticas. Os anos mostraram-me um homem honesto, vertical, insensível à corrupção. Escreve com a mão esquerda, não sei se usa também a direita, possuindo um faro atento, tanto à esquerda como à direita, ao gosto de ver e apreciar artes plurais.

Fernando Costa Andrade (Ndunduma)


Rui Luís Falcão Pinto de Andrade

Nasceu no Namibe aos 02 de Dezembro de 1960, tendo aí feito a instrução primária e parte da secundária até 1971. Continuou estudos em Luanda e por aqui se fixou, tendo frequentado a escola Óscar Ribas, o Liceu Paulo Dias de Novaes, actual Ngola Kiluanji, a escola de Instrutores de Educação Física de Luanda, o INEF – Instituto Normal de Educação Física “Major Saidy Mingas” e o ISCED – Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto, onde obteve uma licenciatura em Psicologia do Ensino.


Técnico de Cultura Física e Recreativa, exerceu vários cargos na antiga Secretaria de Estado de Educação Física e Desportos e no actual Ministério da Juventude e Desportos, onde foi director nacional de Cultura Física e Recreação.


Militar na reserva, foi, entre 1979-1984, oficial instrutor de organização partidária da Direcção Política Nacional das ex-FAPLA.

Desde 1991até ao momento actual (4º mandato) é o Chefe Nacional da Associação de Escuteiros de Angola – A.E.A. (16 anos consecutivos), tendo suspendido o Mandato em virtude de ter sido eleito Membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA e deputado à Assembleia Nacional (mandato 2008-2012).


Escutismo – método de educação não-formal, agora em livro [Mayamba Editora, Fevereiro, 2010], foi o seu trabalho investigação apresentado e defendido, em 1992, perante um júri para a obtenção do grau de licenciado em Psicologia no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), da Universidade Agostinho Neto

1 comentário:

Anónimo disse...

bateu meu kota vc é de massssssssssssssssssssss, xte boki vain servir para mostrar anoxa a sociedade o kuanto o scout é kapaz de formar o homem angolano e nao só. eu sou tbm skout, kaminheiro laranja do agru 25 nucleo 5 sé catedral de viana sao francisco de assis viana