quinta-feira, 28 de abril de 2011

DESAFIOS ÉTICOS COLOCADOS PELA CLONAGEM - TEMORES PARA A ÁFRICA

A Mayamba Editora tem o grato prazer de o (a) convidar para o lançamento do livro

DESAFIOS ÉTICOS COLOCADOS PELA CLONAGEM - TEMORES PARA A ÁFRICA

de

Padre Dr. André Lukamba (Tlm 936 78 03 57)

Dia: 28 de Abril, Quinta-Feira

Local: Seminário maior de Luanda

Apresentação da obra: Prof. Pedro Morais Vieira e Dr. Félix Chicola

Características:

Formato: 15,5 x 23,0 cm

318 páginas

Preço: Kz 2.000,00

ISBN 978-989-8370-24-2

Sobre o livro:

“Foi já em 1922 que na Europa e nos EUA se difundiu o entusiasmo por uma nova teoria, a “eugenia”, que se dizia fundamentar-se em sólidas bases científicas.

Inspirada no darwinismo social, propunha-se melhorar a espécie humana através da supressão [sistemática] dos fracos, dos doentes, dos deficientes e dos menos aptos (inconvenientes), a eugenia foi apoiada e difundida por todos os meios: por políticos e empresários, por grupos de investigação científica, nas Universidades e nos meios de comunicação de massa. A história demonstrou em seguida como a teoria eugenética originou e fez crescer o racismo, as medidas de selecção da raça, o preconceito e a discriminação das pessoas com argumentos genéticos, a supressão de pessoas tidas a priori como inaptas ou até que desfiguram a espécie. Milhões de pessoas foram abortadas, esterilizadas, encarceradas e assassinadas com programas de eutanásia forçada por causa das teorias eugenéticas.

(…) O pior é utilizar a investigação científica para impor uma tirania, que até sob a pele de uma “nova religião” e através de barbaridades mais cruéis como a esterilização forçada, a eutanásia mais desumana, a discriminação racial e social, discute e impõe com a maior indiferença uma espectacular “banalidade da vida”(Tradução livre de Stefano Chiapponi, Chesterton sull’eugenetica, 15/04/2008, pp. 1-2).

Acho que estão assim explicados os verdadeiros objectivos da “clonagem reprodutiva”. A “clonagem terapêutica” (salvo alguns casos) eu diria que apareceu como um efeito colateral (secundário): é o Dono da História que “escreve direito por linhas tortas”! A clonagem reprodutiva”, porém, esta sim que está ao lado de outros tantos meios que propositadamente se estão a impor contra a vida, justamente como o retrovírus da SIDA… E nesta obsessão pela purificação da raça humana, há os que podem e devem temer pelo seu futuro: os Africanos Negros. A imagem digital “da clonagem do primeiro homem fiel” – como ironicamente lhe chamam - traduz bem a ideia do que já se está a conseguir fazer (cfr nota 64 ). O livro pode ser surpreendente,enquanto faz ver exactamente os caminhos já percorridos e os perspectivados nessa mesma direcção.

A minha persistente oração é que, para todos os efeitos, Deus não o permita nunca!

Todavia, os próprios Africanos Negros devem começar a ACERTAR O PASSO, porque de contrário “eles” terão todas as estradas abertas para o fazerem…

Sobre o autor:

André Lukamba, de 59 anos de idade, é sacerdote diocesano do Huambo.

Laureado em 1981 na Pontifícia Universidade Urbaniana, fez Bioética no Instituto Teresiano de Roma de 2000-2002, e actualmente é Professor de Teologia Africana no Seminário Maior de Cristo Rei. Publicações recentes mais relacionadas com a presente obra: A globalização e os Conflitos no Sul. O caso angolano [Roma 2001]; O que não estão a dizer SOBRE A SIDA, [Roma 2003].

PRÓXIMO LANÇAMENTO

Dia 6 de Maio (Sexta-feira), em Luanda

Local: ISCED de Luanda

Livro: Reflexões sobre Educação

Autor: Prof. Dr. M. Azancot de Menezes

Apresentação: Prof. Mestre Laurindo Vieira


Hora: 16H00


Sem comentários: