domingo, 22 de maio de 2011

“Gingas à Volta da Fogueira”

Vocês já ouviram falar das Gingas? Quem nunca ouviu falar das meninas do Maculusso, as pérolas da professora Rosa Roque que compõem o grupo feminino mais emblemático de Angola?


Que pergunta a minha! Afinal quem não as conhece? Quem nunca ouviu ou cantou a Mangonha? Quem não foi um dia uma Mangonha? Quem não dançou o Sossoya, o Aiué Chiame ou o Encosta na Parede? E as Filhas de África? Que composição mais rica e plena dos ritmos de África! Tinha de ser fruto do Talento Afinado original das "GINGAS".


Pois é exactamente a gloriosa história dessas actuais senhoras da música outrora meninas, marcada por êxitos e sucessos, que é retratada no livro de memórias intitulado "Gingas na minha retina" da autoria de Gersy Pegado uma das integrantes do grupo e detentora de uma voz forte e inconfundível. O livro aborda ainda questões como os fenómenos que abalaram a situação política e social do país no decorrer da sua carreira, a evolução da música angolana, os efeitos da expansão musical, o surgimento de novos estilos, dentre outras. 


E foi neste contexto que as nossas princesas do Semba foram o destaque do evento «Poesia à Volta da Fogueira» realizado pelo Movimento Lev'Arte no dia 14 de Maio de 2011 na União dos escritores Angolanos, com a intenção de fazer uma breve e informal apresentação do livro anteriormente referido aos jovens amantes da arte e da literatura que seria sucedida pela venda e sessão de autógrafos.


A actividade que começou as 18 e 30min sob a apresentação dinâmica e precisa da dupla Kiocamba Cassua e Cátia Cabral contou com a presença de 370 pessoas na plateia e a participação de variadíssimos poetas como: Pedro Bélgio, Milton Clandestino, Tony Capuete, Micro Profecia, Colocota, Manguxi Money, Carlos Eva, Teodósio Paulo, Soba Secreto, Marcos Inglês, Yuri Magalhães, Mauro Jorge, Marlene, Sacramento, Dom Afonso de Sá e muitos mais. Ainda na poesia uma revelação, a actuação de um novo planeta (pessoa que sobe a primeira vez ao palco Lev'Arte para declamar), a professora Rosa Roque que brindou a plateia com uma declamação interpretando um tema dos escritos do Arcebispo Dom Alexandre do Nascimento deixando todos surpresos porém satisfeitos diante de tamanha subtileza e brilho.


O momento musical foi agraciado pelas actuações das Belíssimas Gingas do Maculusso cantando e encantando com os temas Kalandula e Filhas de África levando a plateia ao rubro no êxtase das suas recordações. Logo, escusado seria mencionar os estrondosos aplausos que se seguiram. Quem também deu alma e fulgor a noite foram Wilmar Tembo e Nilton Setas nos seus estilos distintos mas de igual carisma e graciosidade, fazendo a plateia vibrar e embalar em emoções fervilhantes. O humor fez-se presente na pessoa de Timajó vulgo Joãozinho boca de cantor que o soube e muito bem representar.


O teatro por sua vez não foi excepção fazendo parte da festa com a apresentação da peça "Enfermidade Social" do colectivo de artes Tata Yetu que com o seu humor e espontaneidade pintou sorrisos radiantes e gargalhadas descompassadas no rosto da plateia que aplaudia sem parar e fora das cadeiras perante a performance desses jovens talentos.


No indesejado porém inevitável final, para não fugir a tradição, todos os artistas foram convidados a subir ao palco informal da arte para juntos entoar o Hino do Lev'Arte, embalados pelo som da Guitarra de Wilmar e pela sua voz que os conduzia com a suavidade e a perfeição dignas de um intérprete da sua verga dura. E todos os outros presentes os acompanhavam no refrão o que garantiu a esse momento um cariz de grandiosidade e magia.


Esta foi sem sombra de dúvidas uma noite e peras, repleta de alegria e calor inundada por talento e fulgor dedicada a arte nas suas mais diversas manifestações.

 

                                                                                Mira Clock

                                                                              Aos 19 de Maio de 2011



--
www.fazemosacontecer.blogspot.com
Tel. (00244) 927 00 17 80 e 917 05 15 50

Sem comentários: