segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aberta exposição de serigrafias de Aladino Jasse

Luanda - Duas serigrafias produzidas pelo artista angolano Aladino Jasse, a partir dos quadros originais "Leitura para todos" e " Mil emoções" dos pintores nacionais Simba Diongo Domingos e Dom Sebas Cassule, estão expostas desde hoje, sexta-feira, na Galeria Celamar, em Luanda.


A exposição das serigrafias é uma inovação inserida no programa cultural da galeria Celamar "Copearte", edição 2010, cujo projecto é apoiado pela Fundação LR Arte e Cultura.


Para esta primeira vez foram escolhidas as obras dos artistas plásticos angolanos Dom Sebas Cassule e Diongo, expostas na edição 2008 do Copearte.


Segundo Aladino Jasse, a iniciativa é a forma encontrada pela galeria e a Fundação LR Arte e Cultura para encorajar a participação dos criadores no Copearte, promover os seus trabalhos e permitir que um maior número de interessados tenham acesso as suas obras.


Aladino Jasse referiu ainda que a execução de serigrafias de originais das obras dos artistas participantes no evento irá igualmente permitir que com as vendas a Celamar se auto sustente.


"A serigrafia artística é um complemento da pintura original, porque o artista não consegue pintar vários quadros iguais. Esta técnica é um compromisso entre o original e uma obra baseada no original que as tantas passam a ser autêntica", salientou.

Para lhes conferir autenticidade as telas reproduzidas estão a ser autografadas pelos seus autores.


Para Diongo, o projecto irá ajudar a projecção do trabalho de diversos pintores nacionais que anualmente serão escolhidos pela organização e estimular a sua criação.


Já Don Sebas Cassule considera que a cópia limitada de quadros vai fazer com que os quadros de pintores nacionais estejam ao alcance de um público mais vasto, sobretudo aqueles com menor poder de compra.


Ao longo da exposição que ficará patente no espaço Celemar, os visitantes poderão adquirir os exemplares de "Leitura para todos" e "Mil emoções".


As duas serigrafias foram impressas na Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo, em Moçambique, no âmbito de um programa de intercâmbio cultural Benguela/Maputo, cujo objectivo é promover a interligação entre artistas e artesãos angolanos e moçambicanos.


Residente em Maputo, Moçambique, Aladinio Jasse é serigrafista há 25 anos.


Fonte: Angop

Sem comentários: