quinta-feira, 18 de março de 2010

HEROINAS DE ANGOLA


CONVITE:

Hoje, 18 de Março, pelas 17H00, no Anfiteatro do Comité Provincial do MPLA - Luanda, LANÇAMENTO do livro intitulado HEROINAS DE ANGOLA, de Limbânia Jimènez Rodriguez (Nancy).

NÃO PERCA!

MAYAMBA – LER É DESVENDAR O MUNDO.

SOBRE O LIVRO:

A autora, nos informa neste livro a destacada participação de Deolinda Rodri gues de Almeida e suas companhei ras Irene Cohen, Engrácia Paim, Lucrécia dos Santos e Teresa Afonso, na luta contra o colonialismo portu guês e a sua incorporação como combatentes do Esquadrão Kamy, coluna guerrilheira preparada e treinada em 1966 por internacionalistas cubanos e cuja arriscada mis são consistiu em levar reforços des de a fronteira congolesa até à Pri meira Região Político-Militar. No interior de Angola, numa longa e penosa marcha, em zona de terra queimada, o Esquadrão perdeu-se, e a fome dizimou uma grande parte dos combatentes, especialmente dos quadros.

Deolinda e suas quatro companhei ras, dirigentes da OMA, sobrevive ram à inclemência das condições climatéricas e de terreno inóspito. Empreenderam o regressando via Zaire (hoje RDC), foram presas, nos arredores da pequena vila de Kamuna, pela FNLA e posteriormente assassinadas. O dia da sua detenção – 2 de Março de 1966 – foi consagra do como Dia da Mulher Angolana

“O que pode fazer com que jovens adolescentes abanem pais, irmãos, a família inteira e partam rumo a uma vida de incertezas, longe da terra natal?

Qual a força motivadora capaz de impelir a interrupção dos estudos ou de outras ocupações úteis, para encetar viagens arriscadas, com disposição para enfrentar cenários imprevisíveis e totalmente desconhecidos, sem adivinhar término nem ponto de chegada?

O que pode obrigar homens, mulheres e até criança a abandonarem a terra onde nasceram calcorreando milhares de quilómetros rumo a um exílio voluntário, cuja duração se torna impossível antever?

Não há sede de aventura que justifique tamanho desapego e opção pelo risco.

Só um forte ideal, firmado na vontade inabalável de atingir um objectivo maior, pode explicar tanta determinação”.

&nbsp ; Roberto de Almeida

&nbsp ; in prefácio

Colecção: Biblioteca da História

ISBN 978-989-8370-05-1

Formato: 13 x 21,5 cm

Nº páginas: 188

Preço em Kz: 2000,00

_________________________________

SOBRE A AUTORA

Limbânia Jimènez Rodriguez “Nancy” nasceu em Báez, província Villa Clara [Cuba], em 1936. Ainda estu dante do Magistério, incorporou-se à luta clandestina contra a ditadura de Fulgêncio Batista. Depois do triunfo da Revolução, foi responsável de propaganda da Co missão de Alfabetização na provín cia do Oriente, hoje Santiago de Cu ba. Pertenceu às Forças Armadas Revolucionárias onde teve diversas responsabilidades e passou à refor ma com o grau deTenente-Coronel. Durante três anos cumpriu uma missão internacionalista na Repú blica Popular de Angola. Foi condecorada com a ordem Ana Bettencourt e com as medalhas“Combatente Internacionalista”, “Combatente da Luta Clandestina” entre outras. É fundadora do Parti do Comunista de Cuba. Participou como convidada no I Congresso do MPLA, em Dezembro de 1977. Além de Heroínas de Angola, tem mais dois livros publicados: A pecho limpio (De Peito Limpo), em co-autoria, e Mujeres sin Fronteras (Mulheres sem Fronteiras).

Sem comentários: