segunda-feira, 4 de julho de 2011

Lançamento do Livro: Parceria Público Privada em Angola - Uma experiência sobre o Microcrédito



NOTA DE IMPRENSA


A Editora e Livraria Chá de Caxinde e o autor têm a honra de convidar V/ Exª. para o cocktail de lançamento do livro Parceria Público Privada em Angola -Uma experiência sobre o Microcrédito, da autoria de Salvador Ferreira, a realizar-se no dia 14 de Julho de 2011, às 18H00, no Espaço Verde Caxinde (Av. 1º Congresso do MPLA, Nº 20/24.)

Autor: Salvador Ferreira

Data do lançamento: 14 de Julho de 2011 (Quinta-feira)

Hora: 18H00

Local: Espaço Verde Caxinde (Av. 1º Congresso do MPLA, nºs 20/24 - Luanda)

Apresentação: Engº Carlos Figueiredo

Público-alvo: Estudantes, Académicos e pessoas que trabalham em questões de desenvolvimento.


Sobre o autor:

SALVADOR FERREIRA, Santinho para os amigos, estudou Ciências Agrárias no Tchivinguiro, tendo depois trabalhado no departamento de Energia e Fontes Renováveis do Ministério de Energia e Petróleos em projectos de conservação de energia, no âmbito do SADCC até à altura da sua incorporação nas FAPLA, cumprindo o serviço militar obrigatório. Anos depois trabalhou na ADRA no reforço de organizações da sociedade civil Angolana. Posteriormente, trabalhou durante cerca de 10 anos, com a Development Workshop Angola, tendo estado envolvido na melhoria do acesso a serviços básicos em bairros pobres de Luanda. Durante a estadia na Development Workshop Angola fez uma pausa para aprofundar os seus conhecimentos, tendo tirado um Mestrado em Planificação e Gestão no Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Universidade de Swansea, País de Gales, Reino Unido. Actualmente trabalha na BP Angola, como Conselheiro Sénior de projectos no Departamento de Desenvolvimento Sustentável.

Do texto:

O termo parceria e o conceito de prestação de serviços e colaboração multi-agências, transformou-se na palavra-chave da nova década. A década de 90 assistiu ao estabelecimento de parcerias entre os sectores público, privado e não lucrativo, como instrumento chave das políticas públicas em todo o mundo. Ela é vista como um mecanismo com a melhor relação custo/eficácia e eficiência para a implementação de políticas públicas sobre um leque variado de questões e agendas. O aumento do trabalho em parceria entre os sectores público privado e não-lucrativo, é encarado como uma resposta pragmática às limitadas capacidades do Governo em alcançar um desenvolvimento conduzido pelo Estado.

Em Angola, a Lei das Associações, aprovada em 1991, encorajou a formação de Organizações Não Governamentais (ONG). O contexto de ampla fragilidade institucional, reconstrução nacional, falta de recursos e capacidade a diferentes níveis, estimulou o estabelecimento de parcerias público privadas com o propósito de prestar serviços.

Este livro procura compreender a perspectiva teórica do conceito de parceria, os respectivos actores - Estado, Sector privado e ONG - e a sua relação no contexto do desenvolvimento social. A apresentação de um estudo de caso que envolve a ADRA, a BP Angola e o Banco Sol na promoção do microcrédito rural nas províncias do Huambo e Benguela, fornece evidências concretas em Angola para discutir questões com influência no processo de construção de parcerias público privadas, desenhadas para prestar serviços financeiros e de desenvolvimento de capacidades das associações de camponeses.

Editora: Chá de Caxinde

Paginação e Capa: Blank www.blank.pt

Pré-Impressão, impressão e acabamento - Rolo e Filhos II, S.A.

ISBN: 978-989-8498-02-1

Deposito Legal: 5238/2011

Formato: 15x23

Páginas: 96

Preço: AKZ 1.500,00


chacaxinde@netcabo.co.ao
chacaxinde@hotmail.com

Site: www.chadecaxinde.net

Editora: 222 332876
Associação: 222 39 09 36
Espaço Verde (Restaurante): 923 27 04 00


Fonte: Santinho Ferreira

Sem comentários: