sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Fantástico na Prosa Angolana


LANÇAMENTO, do livro O Fantástico na Prosa Angolana (Antologia), de Fragata de Morais.

Dia: 03 de Agosto de 2011 (Quarta-feira),


Local: SEDE DA UNIÃO DOS ESCRITORES ANGOLANOS, sita no Largo das Escolas
Hora: 18H00


Apresentação a cargo dos Professores António Fonseca e António Quino.
Sessão de autógrafos e uma "Kinsangwa de Honra"
Acesso: Livre.

Sobre o livro, na óptica do prefaciador, Dr. António Fonseca, escritor e ensaísta, director do Instituto Nacional das Indústrias Culturais do Ministério da Cultura:

“... desde o alvor da Independência Nacional e mesmo no período imediatamente anterior, assistimos a um grande movimento em torno da ideia de recuperação e valorização do imaginário ou dos imaginários angolanos através da literatura. Muitos títulos foram publicados com esta perspectiva, porém, até à saída da presente obra, não se tinha uma ideia de conjunto sobre o que efectivamente havia acontecido no domínio do fantástico na Literatura Angolana, isto desde Cordeiro da Matta aos nossos dias. Com efeito, até à edição desta Antologia, a questão do fantástico que, no nosso ver, não se limita apenas às práticas mágicas, mas estende-se também à aparição de factos inexplicados e teoricamente inexplicáveis não foi tratado, quer de forma sincrónica, quer de forma diacrónica.”

António Fonseca, in Prefácio

“... me preocupei mais com os aspectos do estranho, do maravilhoso, talvez mesmo até do insólito, na recolha que levei a cabo, deixando o fantástico maioritariamente para a literatura tradicional e para a literartura infantil, narrativas em que o narrador ou o escritor mais se preocupa com a mensagem, com a valorização moral e com um fim que transmita uma postura considerada de funcional na sociedade”.

O autor

Sem comentários: