domingo, 19 de dezembro de 2010

Aconteceu "Poesia à Volta da Fogueira"

Não houve ontem chuva que apagasse a chama da fogueira da arte recheada de bastante lenha humana, disposta, apaixonada e expectante para ver começar o tão esperado evento "Poesia à Volta da Fogueira".
O evento aconteceu no quintal da União dos Escritores Angolanos, foi notória e hilariante a presença do núcleo de Artes de Viana, N´vunda Tonet que brindou os presentes comercializando e autografando á sua obra literária intitulada Psicologos.. Porquê e para quê?, e Cláudio Vieira também comercializou e aoutografou o livro com o título Conselhos do Homem mais Rico e mais Sábio (Rei Salomão).

A plateia foi ao rubro com declamações de Sacramento, Molhado Artes, Clandestino, Soba Secreto e Poetas do Movimento Literário Vianence que representaram dignamente a qualidade de artistas vindos da cidade satélite e, assim ficaram marcadas as primeiras faíscas da fogueira.
Momentos e emoções fortes ao som de violão e voz de Èsio e Vlademiro Gonga que foram acompanhados pela imensa plateia que se fez presente, TiMajó arrancou saudáveis gargalhadas de todos os presentes como ele bem sabe fazer, contando anedotas o que fez com que tivessemos um aumento de temperatura dispensando a presença de um barómetro qualquer porque eram visivéis as chamas da fogueira...

Pedro Bélgio e Jójó mais uma vez abrilhantaram o palco com declamação de poesia acompanhados pelo acordes de violão de Nilton Setas e para quem quisesse comprar livros, estava bem recheada de livros a nossa Kitanda pois houve quem soube tirar proveito da compra ganhando assinatura e uma foto com o autor de Mátria Nguimba Ngola um declamador rico e conhecedor de regras da língua de Camões....... e lá vinha .... muito mais para se viver ainda......

Terror Black, Terror Black, Terror Black um sucesso sem sombra de dúvidas quando o Colectivo de Artes Tata Yetu entra em palco, a peça, que sofreu algumas alterações notada apenas pelos mais atentos foi apresentada por actores merins o que fez com que tivesse uma outra dinâmica e explosão nesta hora são poucas as palavras para descrever..... "perdeu quem não esteve " hahahahahhahahaahhaahahahahhahah é, eram gargalhadas e mais gargalhadas que aumentaram a curiosidade e serviram de convite para os vizinhos do quintal da União dos Escritores Angolanos que acabaram por entrar e vibrar na festa do Lev´Arte.


N´zakhram, poeta e jornalista investigador soltou a voz e mostrou algo de diferente .... algo verdadeiramente africano este, sucedido por António de Jesus que enalteceu o momento com palavras sábias, tranquilas de paz, amor e reflexão não tinha como não ficar de pé para aplaudir o tão belo espetáculo em nome da arte.


OBS: Todas as fotos do evento podem ser encontradas no albúm de fotos no facebook do Lev´Arte.