domingo, 5 de setembro de 2010

Mesa Bicuda com representantes da Embaixada Estados Unidos da América

Episódio nº 2

A Mesa Bicuda perdeu a vergonha e a timidez e foi bater à porta da Embaixada dos Estados Unidos de América à procura de mais informações sobre o papel deste organismo em Angola no que se refere à dinamização da cultura e da arte. E não só bateu à porta como também avançou com a apresentação nesta instituição de um projecto intitulado:Jovens Líderes Voluntários.

E sem grandes rodeios os representantes da Embaixada manifestaram o seu interesse no projecto e a sua vontade de se associarem a este assumir de liderança. Um projecto de angolanos para angolanos que pretende angariar o maior número de parceiros sem qualquer distinção.

E assim munidos desse incentivo, ficou agendada esta mesa bicuda com estes representantes que vieram manifestar o interesse dos EUA em cooperar respeitando a identidade nacional do povo angolano. Nesta Mesa Daniel Villas – Novas partilhou a visão de uma América cada vez menos autoritária e mais solidária, tentando ouvir mais do que mandar sem conhecer. E neste contexto, Daniel revela que Angola é mais do que a visão negativista que o primeiro mundo tem e reconhece nela uma capacidade potencial crescente e patente numa juventude que se esforça. E é nessa juventude capaz de fazer e de trabalhar para o bem comum que os americanos querem investir.

Neste sentido, Daniel fala-nos da selecção dos jovens angolanos que foram ao fórum de líderes que decorreu nos Estados Unidos. Os critérios basearam-se acima de tudo no voluntariado e na capacidade de empreender acções. Assim, se justifica a selecção de Luis Jimbo e Marcos Almeida.

Por outro lado, os Estados Unidos disponibilizam Bolsas de Estudos para jovens licenciados angolanos que queiram estudar nos EUA com o compromisso de regressarem ao país com sentido de trabalho em prol do progresso e desenvolvimento.

De referir ainda o investimento em dinamizar a língua inglesa através da criação do Clube de Inglês e do Festival da Língua Inglesa a decorrer no presente mês de Setembro no Cazenga.

De enfatizar é a presença do centro de pesquisa que possui livros, acesso á internet e de acesso gratuito.

Ficou claro, que para quem está disposto há muitas iniciativas que podem ser aproveitadas...não desista dos seus sonhos e vá à luta.


Lueji Dharma

Sem comentários: