quinta-feira, 31 de março de 2011

Poesia Solidária “A Voz Poética da Mulher”

                          Gala "Poesia Solidária"

 

Movimento Lev'Arte realizou ontem dia 26 de Março de 2011 na Esplanada da Piscina do Hotel Trópico uma grandiosa gala sob o tema Poesia solidária "A voz poética da mulher".


O evento tinha o objectivo inicial de homenagear a mulher e a poesia juntando mulheres escritoras, poetisas, jornalistas, cantoras e não só, ou seja, figuras femininas de vários sectores e dá-las o privilégio e a ousadia de exprimir seus sentimentos e emoções em palco por meio da declamação. E para completar a beleza da iniciativa acrescentou-se a ela o cariz filantrópico e assim ficou determinado que todas as receitas angariadas com a gala seriam dirigidas ao Lar de acolhimento de Crianças injustamente acusadas de Feitiçaria, lar este que é coordenado pelo frei Márcio e fica situado no Palanca.


Com a casa cheia por aproximadamente 300 pessoas com rostos pintados em satisfação, vestidas de trajes elegantes, com olhares ternos e envolvidos e tendo em conta o quão vasto era o menu cultural para aquela noite na cidade de Luanda, a actividade que se impôs de forma tímida acabou por tornar-se num estrondoso sucesso.


A apresentação ficou por conta da dupla magnífica constituída por Kiocamba Cassua e Helena Antonina estes que com toda alegria, suavidade e profissionalismo conduziram a noite até final a um patamar alto com toda a precisão.


Sendo assim o evento foi agraciado por um vasto leque de vozes femininas dentre elas as poetisas Zuline Bumba, Sofia Buco, a exuberante e grandiosíssima Ngonguita Diogo, Otília da Lua, Helena Dias, Helena Antonina, As Ladissas, Kátia Santos, bem como as estreantes no mundo da declamação das quais a repórter do Flash Cláudia Gourgel, a romancista Rossana da Piedade e a actriz e radialista Tânia Burity, que diga-se de passagem estiveram acima das expectativas.


Os momentos musicais estiveram a cargo das belíssimas e talentosas Sweet Mary, Dinay Tiger Wilson, Cláudia Pedro, Selda e Celina que em seus estilos versáteis esbanjaram encanto levando a plateia ao rubro a cada nota solta.


Para surpresa de todos o poeta Gino Sacra foi convidado a subir ao palco para homenagear o dia do pai declamando de forma intensa o poema com o Título " Pai não Vá" que da plateia "roubou" fortes aplausos e cheiros de lágrimas escondidas.


O teatro também se fez presente com a actuação do Colectivo de Artes Tata Yetu encenando uma peça que embora de forma animada e descontraída espelhava a vida das crianças acusadas de feitiçaria, vítimas de agressões e abandono por parte de seus familiares. Este foi com certeza um dos momentos mais altos da noite que apesar de suscitar gargalhadas e inúmeros aplausos deixou no ar um toque de reflexão.


O final foi abrilhantado com actuação do quarteto Lev´Arte composto pelos Poetas levarteanos Kardo Bestilo, Mukanda, Milton Clandestino e Gino Sacra interpretando o poema " Mulher" do livro Controverso de Kardo Bestilo. E para cumprir a tradição Wilmar Tembo acompanhado de todas as mulheres convidadas entoou o hino do Lev´Arte e com a sua voz doce e suave levou a plateia a outra dimensão espalhando o seu carisma e encanto por todo o recinto.


E assim aconteceu mais uma produção do movimento Lev´Arte com todo o glamour, pompa e circunstância dignos de uma gala dedicada a mulher e com objectivo de consciencializar a sociedade para a necessidade de se fazer uma criança feliz.

 

 

 

                                                                                 Mira Clock

                                                                                  Aos 27 de Março de 2011



--
www.fazemosacontecer.blogspot.com
Tel. (00244) 927 00 17 80 e 917 05 15 50

Sem comentários: