segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
O dia é comemorado em mais de 100 países.

Ao desconcerto do Mundo
Luís de Camões

Os bons vi sempre passar
No Mundo graves tormentos;
E pera mais me espantar,
Em mar de contentamentos
Os maus vi sempre nadar
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado.

Noite
Agostinho Neto

Eu vivo
nos bairros escuros do mundo
sem luz nem vida.

Vou pelas ruas
às apalpadelas
encostado aos meus informes sonhos
tropeçando na escravidão
ao meu desejo de ser.

São bairros de escravos
mundos de miséria
bairros escuros.

Onde as vontades se diluíram
e os homens se confundiram
com as coisas.

Ando aos trambolhões
pelas ruas sem luz
desconhecidas
pejadas de mística e terror
de braço dado com fantasmas.

Também a noite é escura.

AUTO-RETRATO
Bocage

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Nariz alto no meio, e não pequeno:
Triste de facha, o mesmo de figura,
Incapaz de assistir num só terreno,
escura De zelos infernais letal veneno
Mais propenso ao furor do que à ternura,
 Bebendo em níveas mãos por taça escura 
Devoto incensador de mil deidades, 
(Digo de moças mil) num só momento
 Inimigo de hipócritas e frades 
Eis Bocage, em quem luz algum talento
Saíram dele mesmo estas verdades
 Num dia, em que se achou cagando ao vento. 


A abelha que, voando, freme sobre

Ricardo Reis

A colorida flor, e pousa, quase

Sem diferença dela

À vista que não olha,
Não mudou desde Cecrops. Só quem vive

Uma vida com ser que se conhece

Envelhece, distinto

Da espécie de que vive

Ela é a mesma que outra que não ela.

Só nós - ó tempo, ó alma, ó vida, ó morte! -

Mortalmente compramos

Ter mais vida que a vida.

Sem comentários: