quinta-feira, 24 de março de 2011

Poesia à volta da fogueira (Edição Especial)

Por Mira Clock e Mauro Yange


A noite do dia 19 de Março deu vida a mais uma edição do evento "Poesia à Volta da Fogueira", actividade de Entretenimento Cultural que acontece normalmente aos segundos sábados de cada mês no hall da sede da União dos Escritores Angolanos, realizado e produzido pelo Movimento Literário Lev'Arte.


Nesta edição de Março, o evento teve um "tempero" especial, não apenas por ser mês da mulher, ou por ser o dia do pai, o grande motivo de celebração foi o dia mundial da Poesia, que se assinala aos 21 de Março. E como não podia deixar de ser, o evento contou com um vasto leque de artistas dentre declamadores e cantores, bem como a ilustre presença do tão consagrado escritor Manuel Rui Monteiro que com base no seu poema tornado canção popular "Os meninos à volta da fogueira" o Lev'Arte nomeou este projecto em 2007.


A cobertura do evento esteve a cargo do programa Flash da TPA 2. Embora seja praxe desta vez por ser também véspera do Dia Mundial da Árvore* não foi acesa a tradicional fogueira na sua real existência, mas mais do que isso e para compensar, houve um incêndio cultural, uma explosão poética, ou seja, não faltou animação e fervura para saudar a existência da poesia entre os humanos.



Manuel Rui, com seu jeito brando e encantador, maravilhou os presentes ao declamar o famoso poema Namoro de Viriato da Cruz, quando lhe foi pedido para deixar uma palavra à nova vaga de poetas não fez mais senão declamar o poema Nossa força, escrito por ele aos dezanove anos enquanto estudante em Coimbra. A poetisa e escritora Ngonguita Diogo também se fez presente e mais uma vez abrilhantou a noite com a sua originalidade e fulgor.



Sendo assim passaram pelo palco os poetas Kardo Bestilo, Gino Sacra, Poeta Sem Sentimento, Fredson, Jojó Mundidi, Amélia de Melim, Kiokamba Cassua, o grupo infantil "As Ladissas" e alguns poetas estreantes (novos planetas) como Lucas Domingos, Bem-vinda e Matondo Paulino. A animação musical foi garantida pelos do levarteanos Nilton Setas e Wilmar Tembo, pelas duplas Jandiro e Osvaldo, Cheque-Mate e Arga Cena e pelos românticos Sílvio e Malaquias este que até então era conhecido apenas por ser o camera-man da equipa da TPA 2.



O final ficou a cargo da apresentação da peça teatral encenada pelo grupo Tata Yetu, denominada "O Poeta". Foi sem dúvidas uma actuação fora de série que pintou sorrisos rasgados nos rostos da plateia que ia ao rubro enquanto eles usavam o humor no seu estilo muito característico para relembrar a importância da poesia no seio da sociedade.



Definitivamente não havia maneira melhor, mais completa, pura e original de celebrar uma data de tão cordial importância não só para os poetas mas sim para todos e assim o Lev'Arte cumpriu pela Milésima vez o seu grandioso objectivo "Humanizar Através da Arte".




* O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado. (Wikipédia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Só para que conste, o meu nome é Mauro Yange e não Yangue...
O resto está ok....

Mauro Yange