sábado, 5 de março de 2011

Quinta Poética

    Vamos Declamar... Vamos Ler...

As quintas-feiras de Luanda têm um gosto especial, sabem a amor, a liberdade, a saudade, a paixão, a alegria, a irmandade, a harmonia, a festa, enfim a poesia a música, a tudo o que há de bom, mágico e fervilhante, e esse gosto, e este cheiro, vêm da casa a poesia ao vivo, dos sons livres, do talento puro e bruto, da originalidade, vêm do The King's Clube na Vila Alice, local aonde o Movimento Literário Lev'Arte realiza todas as quintas-feiras as 19horas um evento contagiante dedicado a arte.

 

E nesta primeira quinta do mês de Março não podia ser diferente, realizou-se assim, mais um dos quentes eventos levarteanos, no The King's e este teve início as 19horas e prolongou-se até as 21horas e 30minutos, com aderência máxima de jovens, na sua maioria fazedores e amantes da arte, nas suas diversas manifestações.

 

A actividade contou com um vasto leque de artistas, dentre poetas e trovadores, e contou ainda com a presença do ex modelo e actual escritor Hadjalmar El Vain, para uma agradável conversa na habitual rubrica Mesa Bicuda produzida e interpretada por Lueji Dharma.  

 

No palco brilharam e encantaram com poesia nomes como Yuri Magalhães, Soba Secreto, Panzo, Pedro Bélgio, Marcos Inglês, Gabriel, Dom Afonso de Sá, Rui Policárpio, Micro Profecia, Kardo Bestilo, Milton Clandestino e muitos outros, e cada um no seu estilo deu à noite um toque especial.

 

E ecoaram vozes como as de Nilton Setas em Dueto com o novo planeta Daduda, Wilmar Tembo, Cláudio Feidão e a dupla de gémeos Telmo e Télcio, vozes essas que aqueceram, consolaram e confortaram, os ouvidos da plateia que não economizou nos aplausos.

 

Na Mesa Bicuda, Lueji no seu jeito doce e dengoso de ser, esbanjou o seu sorriso maroto enquanto guiava a conversa com o belíssimo e encantador Hadjalmar, este que é uns dos mais novos habitantes do mundo da literatura, autor do livro de poemas «Cânticos da minha alma» editado pela Chá de Caxinde edições no espaço "Colecção Aberta".

 

O jovem multifacetado que se dedica a várias actividades, dentre elas, o jornalismo (na área de reportagem, redacção, direcção e produção, rádio e televisão), a moda, a apresentação e produção de eventos, actividades humanitárias, e mais recentemente a escrita na vertente literária mais concretamente poética, falou da sua trajectória e de como engrenou para o ramo da literatura. Hadjá como gosta de ser chamado, afirmou que o bicho da literatura sobretudo da poesia já se encontrava dentro dele desde a muito tempo atrás, sendo que o seu primeiro poema com o título "mãe angolana" brotou de suas mãos aos 12 anos de idade, acrescentou ainda que desde aí não parou de alimentar esse dom, mas que o guardava apenas para si até o dia em que ganhou coragem e decidiu mostrar ao mundo o seu outro lado.

 

Enquanto Hadjalmar falava, a plateia ouvia atenta e curiosa, pois para a maioria, toda aquela abordagem fazia parte de um conjunto de revelações, que contudo eram animadoras.

 

No final o jovem sonhador exprimiu o seu desejo de explorar outros ramos da literatura, e prometeu tentar enveredar para a prosa, afirmando que o seu próximo livro narrará um conto ou um romance.

 

Foi sem sombra de dúvidas uma conversa animada e agradável, disseram os aplausos que se espalharam por todo o recinto.

 

Para fechar o evento nada melhor do que música, e assim Wilmar Tembo no seu jeito romântico e melancólico interpretou com a sua voz doce e serena os temas «Casi un bolero» de Rick Martin e «A paixão» de Rui Veloso, elevando o seu público que permanecia intacto nas cadeiras a um estado de leveza e suavidade sem fim.

 

E foi assim que aconteceu mais uma quinta-feira poética com o Lev´Arte, tal como as outras que foram únicas e inesquecíveis.

 

Não percam as próximas!

 

 

 

Mira Clock

Aos 4 de Março e 2011



--
www.fazemosacontecer.blogspot.com
Tel. (00244) 927 00 17 80 e 917 05 15 50

Sem comentários: