segunda-feira, 29 de março de 2010

"Kuxa Kanema, O Nascimento do Cinema"

Elinga Teatro e Movimento X apresentam
o documentário "Kuxa Kanema, O Nascimento do Cinema" com a presença da realizadora Margarida Cardoso.

A projecção do filme, seguida de debate com a autora, terá lugar esta terça-feira, dia 30 de Março, pelas 20 horas, no Elinga Teatro.

Kuxa Kanema retrata o nascimento do cinema em Moçambique, uma medida prioritária do Governo Moçambicano logo após a Independência, em 1975. A criação do Instituto de Cinema e as unidades de cinema móvel que mostravam por todo o país a sua mais popular produção: o jornal cinematográfico Kuxa Kanema que desejava "filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo”. Mas hoje, depois da guerra, desilusões e destruído por um fogo em 1991, a grande empresa que foi o INC quase não existe. Felizmente sobreviveram no arquivo as imagens que são o único testemunho dos 11 primeiros anos de independência, os anos da revolução socialista. É através dessas imagens, e das palavras das pessoas que as filmaram, que vamos conhecer o percurso de um ideal de país, que se desmoronou, pouco a pouco, com o ideal de "um cinema para o povo", e com os sonhos das pessoas que um dia acreditaram que Moçambique poderia vir a ser um país diferente.

Margarida Cardoso realizou diversos filmes em Moçambique dos quais se destaca a longa-metragem "A Costa dos Murmúrios", filme que conquistou vários prémios em festivais de cinema.


Largo Tristão da Cunha, n. 17, 1. Andar, Luanda, Luanda 1320, Angola

Sem comentários: